Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR.com | 15 de dezembro de 2018

Ir para o topo

Topo

3 Comentários

Comparação Técnica: Wii U, PlayStation 3 e Xbox 360

Comparação Técnica: Wii U, PlayStation 3 e Xbox 360
Leonardo Neves

O Wii U já foi lançado, e em duas versões até agora: a de 8 Gb e de 32 Gb. Mas e dentro dele? O que muda ao compararmos com as máquinas que já estão no mercado? Na matéria listamos os aspectos técnicos do Nintendo Wii U colocados lado a lado com os dos concorrentes, Xbox 360 e PlayStation 3.

PLACA GRÁFICA

Observa-se que enquanto o X360 e o PS3 têm placas de memória de vídeo de 256 Mb GDDR3, que são “adaptáveis” de acordo com a memória RAM, o Wii U tem 1Gb de memória GDDR5, baseado na série de placas de vídeo Radeon HD 5000.

Abaixo as especificações:

Wii U

Modelo AMD Radeon de alta definição
1 GDDR5 compartilhado da RAM do sistema
(O processamento e sua potência não foram divulgados)

PlayStation 3

Modelo Nvidia RSX de 550 MHz
256 MB GDDR 3 (Chegando até 480 GDDR3 compartilhando a RAM do sistema)
22,4 Gbps de banda

Xbox 360

Modelo ATI Xenos de 500 MHz
256 MB GDDR 3 RAM (Chegando até 512 GDDR3 compartilhado c/ a RAM do sistema)
(mais 10 MB eDRAM) 21,6 Gbps de banda (256 Gbps via eDRAM)

MEMÓRIA RAM

Nesse aspecto, pode se ver de longe que o Wii U, por ser um console que abre as portas de uma nova geração, tem suas vantagens, principalmente em questão da memória RAM.

Wii U

2 GB RAM – somente 1 GB é utilizado para operações do sistema, enquanto 1 GB é reservado para jogos e compartilhado entre CPU e GPU

PlayStation 3

256 MB RAM XDR
3,2 GHz de velocidade
25,6 Gbps de largura de banda

Xbox 360

512 MB de RAM GDDR3 (compartilhado com GPU)
700 MHz de velocidade
22,4 Gbps de largura de banda

CPU

Comparamos o processador, que é a central de tudo. Os três consoles, tem chips fabricados por empresas como: IBM, AMD, SONY e até TOSHIBA.

Vamos ver abaixo seus processadores e a potência real de processamento de cada um:

Wii U
Processador IBM Power multi-core três núcleos, rodando a 3GHz (com processamento de 260 Gflops)

PlayStation 3
Processador Cell de sete núcleos single-threaded (um de backup),  rodando a 3.2GHz (com processamento de 230 Gflops)

Xbox 360
Processador Xenon de 3 núcleos dual-threaded, rodando a 3.2GHz (com processamento de 77 Gflops)

ARMAZENAMENTO

Informações da capacidade de armazenamento dos três consoles.

O Wii U poderá utilizar pendrives ou HDs Externos para aumentar a capacidade de seu armazenamento.

Wii U
HDD 8 Gb (Básico) ou 32 GB (Deluxe)
10000 RPM
Suporta a cartões de memória SDHC e armazenamento externo via USB

PlayStation 3
12, ou 500 Gb HDD (Modelos Super Slim)
5400 RPM
HDs internos podem ser trocados por modelos de Notebook.

Xbox 360
HDD 320 (Elite) e 250 Gb ou 4 Gb SSD (Arcade)
5400 RPM
Aceita pen-drives USB de até 32 Gb, mas só aceita HDs proprietários.

ÁUDIO

Nesta sexta parte, foi comparado o hardware de som. O Xbox 360 e o PlayStation 3 contam com a saída de áudio óptico, que é um recurso que deixa a qualidade do som ainda mais superior do que quando utilizamos apenas o HDMI.

Infelizmente, o WII U não irá aceitar CDs de música e ainda não se sabe se terá algum serviço de música exclusivo.

Abaixo as informações de áudio de cada console:

Wii U
Analógico Estéreo
Digital 5.1 LPCM

PlayStation 3
Analógico Estéreo
Digital 5.1 Dolby Digital e 7.1 LPCM

Xbox 360
Analógico Dolby Pro-Logic II
Digital 5.1 Dolby Digital

MÍDIA

A mídia usada pelo WII U tem 25 Gb, não é Bluray, mas sim uma espécie de mídia criada pela própria Nintendo. O principal motivo dessa mídia exclusiva, é o combate à pirataria.

Todas as informações das mídias de cada console estão abaixo:

Wii U
Aceita discos do Wii (menos do GameCube)
Leitura de dados a 22 MB/s (Mídia especial do Wii U, baseado em Blu-Ray)
25 GB de espaço em disco

PlayStation 3
Leitura de dados a 9MB/s (Blu-Ray)
25 GB de espaço em disco de uma camada
50 GB em disco de dupla camada

Xbox 360
Leitura de dados a 15.85 MB/s (DVD)
7 GB de espaço em disco de dupla camada

CONEXÕES

E no sétimo e último item, vamos observar os meios de conexão que cada console oferece.

Abaixo vocês podem ver as características de conexão à rede e de acessórios:

Wii U
Cartão de memória SD (suporta SDHC)
USB 2.0 ports (2 na parte frontal, 2 na traseira)
Entrada da Barra de Sensor
Entrada AV Multi Out
Entrada HDMI 1.4
Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n

PlayStation 3
2 entradas USB 2.0 (frontais)
Entrada HDMI 1.4
Entrada AV Multi Out
Entrada áudio Digital Out (Optical)
Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n

Xbox 360
2 entradas USB 2.0 (frontais)
Entrada HDMI 1.4
Entrada AV Multi Out
Entrada áudio Digital Out (Optical)
Conexão Wi-Fi / 802.11b/g/n