Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR | 23 de março de 2019

Ir para o topo

Topo

3 Comentários

Os Melhores do Ano 2012

Os Melhores do Ano 2012
Átila Graef

Final de mais um ano de jogos e depois de um mês de indicações e votações, finalmente chegamos aos resultados dos jogos do ano segundo a comunidade vgBR.com! Abaixo estão as categorias com os vencedores e comentários a respeito de cada jogo:

 

Melhor Jogo de Ação

Continuação da série que criou o Bullet Time, Max Payne 3, mudou de desenvolvedora e com isso só ganhou em qualidade. Indo pra Rockstar (de GTA) o jogo recebeu um tratamento de filme de ação e melhorou sua narrativa em todos os aspectos. Somando a isso a ótima ambientação brasileira em São Paulo, Max Payne 3 garantiu seu troféu de Melhor Jogo de Ação de 2012.

Melhor Jogo de Plataforma

Nesse gênero é difícil destronar Mario em qualquer ano que exista um título da série. Com New Super Mario Bros Wii U recém saindo do forno e com poucos jogadores ainda podendo experimentar o mais novo título da série, a versão de 3DS de New Super Mario Bros. 2 acabou levando o prêmio de Melhor Jogo de Plataforma de 2012.

Melhor Jogo de Luta

Em um ano disputado para definir o melhor jogo de luta, competindo com títulos de peso de séries consagradas como Dead or Alive 5 e Virtua Fighter 5 Final Showdown, Tekken Tag Tournament 2 acabou mostrando o porque se mantém o The King of Iron Fist Tournament até hoje e levou o prêmio de Melhor Jogo de Luta de 2012.

Melhor Jogo de Música

Inovador, curioso, estranho, clássico. Existem diversas formas de se definir Theatrhythm Final Fantasy. No entanto nós preferimos defini-lo como o Melhor Jogo de Música de 2012.

Melhor Jogo de Corrida

Imagine toda a física da aclamada série Forza Motorsport em um acessível jogo estilo Arcade, mas com possibilidades de chegar em níveis de um simulador. Esse é Forza Horizon o exclusivo do Xbox 360 que leva nosso prêmio de Melhor Jogo de Corrida de 2012.

Melhor RPG

Em um dos gêneros mais disputados, com títulos expressivos como Diablo III, a conclusão da épica franquia da Bioware acabou levando o prêmio. Mass Effect 3 é o Melhor RPG de 2012.

Melhor Jogo de Esporte

Mais um ano e mais uma disputa Konami vs EA com PES vs FIFA. E mais uma vitória da série de futebol da EA. Ainda que o prêmio possa parecer contraditório, Fifa Soccer 2013 é o Melhor Jogo de Esportes de 2012.

Melhor Jogo de Estratégia

Clássico dos PCs, X-COM Enemy Unknown assustou a todos quando ressurgiu em trailers como um FPS. Felizmente a desenvolvedora ouviu os fãs, voltou atrás e decidiu fazer praticamente um remake do jogo original, entregando assim o Melhor Jogo de Estratégia de 2012.

Melhor FPS/Shooter

A nova trilogia de Master Chief superou a forte concorrência de Call of Duty Black Ops 2, Borderlands 2 e outros grandes títulos. Halo 4 trás uma nova fase a franquia nas mãos da desenvolvedora 343 Industries e conquista o nosso prêmio de Melhor FPS/Shooter de 2012.

Melhor Design Artístico

Um jogo independente entregando arte de jogo “grande” que trás em seu design de arte uma “simplicidade complexa” e conseguiu se destacar concorrendo contra títulos como Diablo III e Asura’s Wrath. Com o resultado, Journey leva o prêmio de Melhor Design Artístico de 2012.

Melhores Efeitos Sonoros

Surpreendendo a todos em um ponto que nunca foi de grande destaque na série Halo, a 343 Industries regravou todos os efeitos sonoros da série, e mudou completamente a forma como escutamos as armas e inimigos de Master Chief. Por isso, Halo 4 leva o nosso prêmio de Melhores Efeitos Sonoros de 2012.

Melhor Trilha Sonora Original

E o trabalho de sons em Halo 4 obviamente não ficou restrito as armas. A consagrada trilha sonora da série continua em alta se mostrando mais “sombria e pesada” pelas mãos da 343 Industries e garantindo o prêmio de Melhor Trilha Sonora Original de 2012.

Melhor Trilha Sonora Licenciada

Fãs da música pop encontraram uma resposta a altura de Rock Bands e Guitar Heroes. Com músicas da atualidade e DLCs cobrindo até mesmo hits como Gangnam Style, Just Dance 4 leva o nosso prêmio de Melhor Trilha Sonora Licenciada de 2012.

Melhor Enredo/História

Continuando a saga iniciada na geração passada, Max Payne 3 trás um herói cansado e sem nada a perder, em uma história de vingança nas ruas de São Paulo. Essa sequência com a visão da Rockstar, garante a série o prêmio de Melhor Enredo/História de 2012.

Melhor Multiplayer Offline

Com um multiplayer cooperativo de 4 jogadores, tanto na campanha quanto nos modos competitivos, Halo 4 surpreendeu e levou na votação o nosso prêmio de Melhor Multiplayer Offline de 2012.

Melhor Jogo Online

E o que funciona bem offline e com 4 jogadores, só melhora quando a experiência aumenta com milhares de outros oponentes online. Com um multiplayer renovado, novas características, mapas e modos de jogo, Halo 4 também leva o prêmio de Melhor Jogo Online de 2012.

Melhor Jogo Portátil

E o 3DS emplaca seu segundo jogo na lista de melhores do ano. Kid Icarus Uprising prova que nem só de joguinhos vivem os portáteis, conseguindo entregar uma experiência de ação portátil com qualidade de console. Bons gráficos, controles, enredo e música fazem desse o nosso Melhor Jogo Portátil de 2012.

Melhor Conteúdo por Download (DLC)

O prêmio mais controverso, mas ainda assim merecido. O DLC de Asura’s Wrath é praticamente obrigatório, pois sem ele o jogo não tem um final. Mas o final vale a compra do conteudo extra e as surpresas que a Capcom colocou misturando com o universo de Street Fighter servem de bônus e garantem o prêmio de Melhor Conteúdo por Download (DLC) de 2012.

Design Mais Inovador

Novamente uma categoria que evidencia a arte nos jogos, mas nesse caso, na execução. E em um ano onde tivemos Journey, fica difícil não entregar todos os troféus do gênero para ele. Design Mais Inovador de 2012.

Melhor Jogo que Ninguém Jogou

Seja por falta de marketing da empresa, por ser ofuscado por outro título maior, ou simplesmente porque estávamos ocupados jogando algo diferente, algumas vezes, ótimos jogos passam despercebidos. É o caso de Binary Domain, shooter da Sega que fez tudo certo, menos ter a atenção que deveria. Um bom jogo que infelizmente muita gente deixou de experimentar e por isso digno do nosso prêmio de Melhor Jogo que Ninguém Jogou de 2012.

Maior Surpresa

Difícil tirar os prêmios de inovação ou surpresa de Journey. Um jogo que conseguiu a inédita façanha de estar indicado ao Grammy de melhor trilha sonora não poderia deixar de receber nosso prêmio de Maior Surpresa de 2012.

Maior Decepção

Os tempos estão mudando. A sequência de uma série de sucesso que infelizmente se perdeu em sua própria ambição, tentando fazer de tudo um pouco, mas não entregando nada direito. Transformou-se em uma espécie de shooter com jogo de ação, sem ser muito bom em nenhum desses gêneros. Infelizmente o resultado dessa mistura acabou deixando o survival horror que o consagrou de lado e fez com que Resident Evil 6 ganhasse o prêmio de Maior Decepção de 2012.

Melhor Desenvolvedora

ubisoft logo

Até o último dia da votação a Nintendo estava na frente, mas com tantas franquias de sucesso e com Assassins Creed III saindo no final do ano, muita gente deixou pra votar depois e ficou difícil tirar o trono dessa empresa. Por conta disso, a Ubisoft foi a escolhida como Melhor Desenvolvedora de 2012.

Melhores Gráficos

Com uma nova engine gráfica e um visual extremamente caprichado em um mundo aberto, Assassins Creed III consegue recriar a antiga América com perfeição em detalhes e com isso garante o prêmio de Melhores Gráficos de 2012.

Jogo do Ano (Game of the Year)

Nova trilogia, nova desenvolvedora, novos inimigos, nova armadura, nova parceira, novos gráficos, novo multiplayer e novos modos de jogo. Com tanta novidade assim, ficou difícil para os outros jogos. E foi por isso que a comunidade da vgBR votou e definiu: Halo 4 é o Jogo do Ano de 2012.

E você, o que achou da votação? Concorda, discorda, votaria em algum outro jogo para outra categoria? Então não deixe de comentar abaixo e deixar sua opinião!

Átila Graef

Átila Graef

Átila Graef é fanático por conquistas do Xbox 360, General aposentado em Halo Wars, colecionador de placas de Arcades, e apaixonado por F-Zero GX.