Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR | 23 de março de 2019

Ir para o topo

Topo

Um Comentário

Análise – Zoo Tycoon

Análise – Zoo Tycoon
Ercides Filho

Review

GRÁFICOS
8.5
8.5

Interação com o novo Kinect

Mesmo com diferentes atividades a serem realizadas, Zoo Tycoon não oferece muitos motivos para que você volte a se importar com seu zoo ou seus bichos após as primeiras horas.

Zoo Tycoon é um jogo no qual você assume o papel de administrador e zelador de um zoológico. Até aqui nenhuma novidade, principalmente se você já jogou algum outro título da série.

A nova versão do game, (agora um exclusivo da Microsoft para Xbox One e 360 e totalmente localizado em português) introduz um novo visual gráfico com animais e ambientes detalhados, além do uso do kinect que reconhece comandos de voz e gestos com uma qualidade impressionante principalmente para um jogo que foi lançado juntamente com o console.

O jogo como qualquer um desse estilo tem como objetivo atrair público para o seu empreendimento e arrecadar cada vez mais para que você continue expandindo seu negócio. Mas também é necessário deixar seus bichinhos felizes e seus visitantes satisfeitos. Para isso você conta com uma grande variedade de animais, ampla customização de ambientes, além de poder contratar funcionários (uma boa para poder dividir as tarefas), criar centros de reprodução, investir em propagandas, dentre tantas outras coisas que podem ser realizadas neste jogo.

.

zoo_tycoon6

É óbvio que durante todo esse processo é necessário realizar várias tarefas como limpar lixeiras, recolher dejetos dos animais, consertar o que está com defeito, dar comida aos animais, etc… Tudo para manter a organização do local. É nesse momento que o jogador assume o papel de zelador do seu zoo o que torna tudo mais dinâmico e aumenta a longevidade do jogo.

JOGABILIDADE

Existe modos de jogo solo ou cooperativo online e podemos escolher também entre começar o jogo com dinheiro infinito (que torna a brincadeira muito mais fácil) ou com pouco dinheiro para ir realizando as melhorias mais lentamente.

O uso do kinect, a grande novidade da franquia, torna a jogabilidade mais divertida, podendo dar diversos comandos por voz que normalmente são prontamente reconhecidos e o principal, interagir com os animais através de gestos. Este sim o grande diferencial desta versão. Durante o jogo podemos alimentar os animais com as mãos, molhar elefantes, rinocerontes, girafas com uma mangueira virtual e gesticular por um vidro com felinos e  chimpanzés que são correspondidos das mais diferentes formas.

zoo_tycoon3

A jogabilidade é simples através de menus que podem ser acessado tanto pelo controle, como por comandos de voz, utilizando uma visão em terceira pessoa ou visão superior, aqui chamada de visão tycoon. Também é possivel caminhar com o personagem pelo zoológico, assim como usar o carrinho e observar de perto a beleza do jogo e o cuidado com que ambientes e animais foram criados.

Mas nem tudo é alegria em Zoo Tycoon. Existem alguns bugs discretos no jogo como problemas de colisão ou a renderização da pelagem dos animais. Nada que prejudique a jogabilidade, mas devem ser citados.

Para aqueles que gostam de informações, ele fornece sobre cada espécie de animal, dando dicas de alimentação, agressividade, habitats, relacionamentos, deixando assim a experiência mais completa.

Um aspecto bacana é que a Microsoft aproveitando o momento de preocupação e conscientização das pessoas sobre cuidados com o meio ambiente, incentiva seus jogadores a devolverem os animais para seus habitats naturais após o mesmo chegarem até um certo nível de evolução e também a reprodução das espécies em cativeiro. Para isso existem não apenas conquistas e desafios, mas também uma recompensa financeira para as organizações de proteção das espécies após um certo numero de animais virtuais devolvidos a natureza.

zoo_tycoon4

Infelizmente, mesmo com diferentes atividades a serem realizadas, o maior problema de Zoo Tycoon é que após algumas horas, ele se torna cansativo e repetitivo, sem oferecer muitos motivos para que você volte a se importar com seu zoo ou seus bichos.

CONCLUSÃO

De um modo geral Zoo Tycoon é simples, interativo e agrada visualmente. O jogo peca impondo limites para o tamanho do seu zoo e a quantidade total de animais, mesmo dispondo de áreas que indicam que ele poderia ser maior.  Para compensar oferece diversas regiões do planeta para construir outros zoológicos pelo mundo. Vale a pena dar uma conferida principalmente se tiver crianças em casa que com certeza irão se divertir com os animais usando as funcionalidades do kinect.