Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR.com – Videogames Brasil | 11 de dezembro de 2017

Ir para o topo

Topo

Um Comentário

Análise – Tom Clancy’s The Division

Análise – Tom Clancy’s The Division
Yukio Yamashita

Review

RPG com cara de shooter

Tom Clancy's: The Division é um RPG de ação online que vem para agradar aos jogadores que gostam de um bom desafio em grupo.

Preenchendo a lacuna que Destiny deixou, Tom Clancy’s: The Division é um novo RPG de ação da Ubisoft que vem para agradar aos jogadores que gostam de um bom desafio em grupo.

História

Uma devastadora pandemia se espalha por Nova York na Black Friday e, um por um, os serviços básicos param de funcionar. Em poucos dias, sem água e comida, a sociedade entra em colapso e o caos reina.

Grupos são formados, uns vivendo do caos e outros, tentando manter a ordem. Você faz parte da “Division”, uma organização criada em torno da operação “Dark Winter”, programa que teve início em 2001, onde simulou um ataque bio-terrorista no EUA e as consequências foram devastadoras.

O atual cenário no evento Black Friday, rapidamente torna a Operação “Dark Winter” uma realidade. Em resposta, o Presidente assina a diretiva 51, e autoriza o lançamento de agentes da Divisão.

The Division.02_160514

A Divisão, é uma unidade autônoma de agentes táticos, treinados para operar independente de comando, caso tudo mais falhe. Lutando para prevenir o fim da sociedade, você se vê forcado a combater não só os efeitos de uma nova doença mas também a crescente ameaça dos que estão por trás dela.

Gráficos

Apesar da expectativa da maioria das pessoas em relação aos gráficos, já avisamos que mais uma vez, rolou downgrade.

Não por causa do cenário, muito bem trabalhado, assim com o clima e suas mudanças das ruas de Nova York mas sim, pelo aspecto “bonecos de massinha”, tanto dos personagens principais da trama (que são até mais bonitinhos) quanto o resto dos NPCs.

division (2)

Convenhamos, se trata de um Multiplayer, quase que massivo, então não seria justo julgá-lo como se fosse uma aventura solo de um Single Player.

O jogo roda a sólidos 30 FPS e 1080p tanto no Xbox One quanto no PS4. A versão de Xbox One no entanto adota resolução dinâmica, baixando a mesma em áreas mais complexas para manter o FPS.

Som

Um belo trabalho realizado, com uma dublagem bem feita, apesar da falta de diálogos coerentes. Explico: Os diálogos que fazem os links para a história são excelentes, mas em combates contra outros grupos inimigos, muitas vezes você estará ajudando o “exército” formado por bombeiros, policiais e médicos, que o ajudam no decorrer do jogo.

division (1)

Aí é que está o “problema”. Não há coerência em seus comentários e estes soldados muitas vezes falam frases que não se encaixam com a situação. A impressão é que parece que os diálogos apenas foram colocados lá, independentes da situação. É apenas um detalhe que não chega a incomodar mas que se fosse mais trabalhado, melhoraria muito a experiência, já que você irá com muita frequência, ouvir estas frases sem muito nexo.

O som das explosões, tiroteio, cenário, estão muito bem preparados, dando uma ótima imersão ao jogo.

Gameplay

A jogabilidade está muito fluida, com o esquema tático de “cobertura” como em Gears of War, apesar de que em certas situações, de mais adrenalina, isso pode acabar atrapalhando uma fuga emergencial.

A dificuldade, é bem desafiadora, lembrando que se trata de um RPG online e por isso é muito melhor realizar as suas tarefas em grupo. O jogador e seus amigos, terão a imensa cidade de Nova York para explorar e o modo como você habilita novas habilidades e talentos foi muito bem feito, não apenas evoluindo seu personagem mas cumprindo certas obrigações, como no caso, restaurar sua base de operações.

São três alas a serem melhoradas: Medica, Segurança e Tecnologia. Como se fossem classes, nos RPGs clássicos (Tank, DPS e Suporte) e você pode misturar duas destas classes para montar o seu conjunto de Habilidades, habilitando até quatro Talentos e liberarando Vantagens.

Há também 3 atributos: Armas de Fogo que aumenta seu DPS (dano por segundo), Vigor (que aumentam sua vida) e Aparelhos (que aumentam sua potência de habilidades).

Você ganha também, no decorrer do jogo, roupas para modificar sua aparência. Entre Sets montados que recebe como recompensa da Ubisoft a peças individuais como chapéus, jaquetas, calças, cachecóis, camisas e calçados.

Os itens e armas são divididos, como em qualquer outro RPG em qualidades: branco para os itens usados, verdes para os itens padrões, azul para os itens especializados, roxo para os itens superiores e amarelo para os itens High-End.

Suas armas e equipamentos, também sofrem “upgrades”, podem haver slots para mira, cano, carregador, grip e ect, com suas respectivas qualidades, melhorando os atributos de seus equipamentos e suas armas com qualidade superior ou maior, possuem talentos que são desbloqueados de acordo com um certo valor de um atributo. Também possuem slot para Skin, mudando a cor da arma.

Você pode também utilizar itens para te ajudar nos combates, como granadas, munições especiais e alimentos (dão certos buff’s temporários).

Com o nível máximo 30, que se consegue até em bem pouco tempo, 40 horas mais ou menos, no meu caso, já te dá condições de fazer missões diárias, com uma dificuldade mais elevada, melhorando as recompensas. Mas isso no PVE, já no PVP, a famosa “Área Cega” ou Dark Zone (DZ), mudam-se as coisas.

A Dark Zone, uma área de Nova York onde foram erguidos muros para conter os infectados, sem leis ou segurança, os jogadores podem realizar seu farm de itens para melhorar sua build. Nesta área ocorrem confrontos contra muitos grupos de inimigos (minions) bem difíceis de se fazer sozinho e inevitavelmente ocorrerão confrontos contra outros jogadores, o que torna a experiência muito mais divertida.

Todo item recolhido na Dark Zone está infectado, não podendo ser usado imediatamente. Será necessário localizar uma área de extração, onde o jogador deverá chamar um helicóptero e defender sua posição contra minions ou até mesmo contra jogadores, até a chegada do helicóptero. Nesta área, o nível rank máximo é 50, e além do seu nível de jogador, você terá seu nível de rank, para diferenciar o PVE do PVP.

Quando um jogador atira em outro jogador, este fica marcado como “Rogue” e será iniciada uma contagem regressiva. Durante este tempo, todos os jogadores próximos a você estarão te vendo no mapa como uma caveira vermelha. Esteja preparado pois eles estarão a sua caça e o melhor que se pode fazer, se estiver sozinho, é procurar por um lugar seguro e se proteger. Mas fique ligado pois para cada jogador que você matar, este tempo aumenta.

Quando um jogador mata um “Rogue”, este ganha uma quantidade de XP e dinheiro a mais enquanto o jogador “Rogue” morto perde XP e dinheiro e seus itens recolhidos também são “dropados”. Então todo cuidado é pouco já que você poderá cair de Rank na Dark Zone e perder aquele seu item “High End” que acabou de conseguir e não teve tempo de extrair.

O jogo conta também com um esquema de criar seus itens, utilizando-se de materiais que você recolhe pela cidade de Nova York e ou “quebrando” os itens que não deseja usar nem vender.

the division (2)

Como se trata de um RPG Multiplayer, muitas missões fiz com mais 3 amigos. Bugs são normais mas não frequentes, e nada que atrapalhe a diversão.

Um erro em específico foi realizando uma missão diária. Quando você cai desabilitado, há um tempo para que seus amigos o revivam se você não estiver sendo alvejado. No meu caso, ao cair, fui automaticamente transportado para uma Safe House próxima e não pude voltar a missão mesmo em um grupo, o que me fez perder a recompensa e ter que pedir encarecidamente a meus amigos para refazerem a missão comigo. É chato, mas felizmente só aconteceu uma vez.

Conexão

As conexões com os servidores estão boas e no PVE não há problema algum, mesmo jogando em grupo.

Já no PVP (Dark Zone) problemas ocorrem. Nada com frequência e assim como qualquer outro RPG Multiplayer Online, rola um LAG algumas vezes, o que realmente é ruim em um jogo onde se perde XP e dinheiro para cada vez que você morre. Esse problema acontece mais nos horários de pico e aos finais de semana. Algumas vezes fui desconectado do servidor com uma mensagem de erro. Acredito que com updates, isso possa ser resolvido tornando os problemas de conexão ainda mais raros.

Veredito

The Division preenche o espaço deixado por Destiny aos jogadores que gostam de desafios. Sozinho ou em grupo, o jogo te deixa explorar uma imensa área com um tema perturbador e atual e garante muitas horas de diversão!

 A versão usada para o review foi a de Xbox One.