Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR.com | 15 de agosto de 2018

Ir para o topo

Topo

Sem Comentários

Testamos o Arkave: o arcade de realidade virtual

Testamos o Arkave: o arcade de realidade virtual
Átila Graef

Na última Quarta Feira, dia 21/03, fomos convidados pela equipe do Arkave para conhecer um novo formato de entretenimento para jogos em realidade virtual, no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas.

Com uma proposta de evolução do conceito dos arcades, o Arkave oferece uma experiência similar para realidade virtual em grupo, oferecendo a liberdade de se movimentar sem fios e usar todo o corpo para jogar. É uma experiência coletiva de jogo em VR mais imersiva e conectada, como ainda não havíamos visto até hoje.

A primeira loja do Arkave no Parque D. Pedro Shopping conta com uma área de 330m², 8 arenas de jogos, além de ambientes para grupos assistirem aos jogos. Cada uma das arenas individuais possuem 9m², enquanto a arena multiplayer possui 28m² (7m x 4m) e é um espaço em que os usuários jogam simultaneamente com equipamentos de VR sem fios. A tecnologia envolve, além de usar o já conhecido headset de realidade virtual, vestir uma mochila permite que os jogadores andem livremente pelos ambientes físico e virtual, ao mesmo tempo em que são vistos pelos seus companheiros de jogo, com quem podem interagir, tocar e até conversar durante as partidas. Os óculos de VR utilizados no Arkave são modelos HTC Vive completos com fones de ouvido e as mochilas com PCs são empurradas por GPUs GeForce GTX 1070 da NVIDIA.

O jogo que testamos foi o The Last Squad, um game exclusivo, em visão de primeira pessoa no estilo “wave shooter. Em The Last Squad os participantes encarnam um grupo de elite que deve combater ondas sucessivas de alienígenas que avançam sobre uma base do grupo. O jogo foi desenvolvido pela YDreams Global, especificamente desenhado para a experiência imersiva do Arkave Arena. Segundo a equipe do Arkave o game está sendo constantemente atualizado para adicionar novas fases e funcionalidades que estimulem a participação constante dos jogadores. Também está nos planos da empresa disponibilizar a plataforma para que outras produtoras possam criar jogos e aplicações, ampliando a oferta para os clientes.

Cena de The Last Squad, um dos games disponíveis para multiplayer no Arkave

Testamos o The Last Squad em duas partidas de 15 minutos e a experiência correu de forma tranquila, sem bugs ou travamentos e principalmente, sem qualquer enjoo ou dores de cabeça, efeito colateral comum para algumas pessoas em jogos e experiências em realidade virtual já disponíveis no mercado. Foi bastante impressionante jogar um game de realidade virtual em cooperativo andando livremente com o equipamento de realidade virtual sem fios num espaço físico projetado especialmente para o jogo. A mochila é leve e o HTC Vive é extremamente confortável, colaborando para a imersão do jogador no sistema.

Apesar da jogabilidade simples em The Last Squad, a maneira revolucionária de usar todo o corpo para jogar faz com que o game seja muito mais interativo e o jogador sinta-se literalmente dentro do jogo. As paredes da sala tornam-se portas de entrada e o teto transforma-se num segundo andar dentro do game, onde os oponentes alienígenas aparecem a cada momento nas consecutivas ondas de inimigos. Está tomando tiros? Corra dentro do espaço para desviar! Apareceu um item do outro lado da sala? Vai ter que andar até lá para pegá-lo. O game estimula a movimentação dentro da arena por isso não espere ter sucesso se ficar atirando parado dentro da arena.

Além do cooperativo local, a tecnologia do Arkave permite que jogadores que estejam em São Paulo desafiem uma outra equipe localizada em uma outra unidade da franquia na Flórida, e segundo os desenvolvedores, em breve o The Last Squad ganhará uma atualização com capacidade para confrontos entre dois times de três jogadores cada.

Na loja, o público também encontra títulos focados na experiência individual, como o SuperHot VRSpace Pirate Trainer e Snow Fortress.

A compra das sessões tanto para os jogos multiplayer como individuais pode ser realizada de duas maneiras: agendamento prévio pelo site do Arkave ou na própria loja, de acordo com a disponibilidade. O tempo das sessões varia entre 10 e 20 min, dependendo do jogo escolhido e o valor é a partir de R$ 15,00. A loja funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

Veja abaixo a galeria com fotos da nossa seção de testes:

Para saber mais, acesse www.arkavevr.com e continue ligado aqui no vgBR.

 

Átila Graef

Átila Graef

Átila Graef é fanático por conquistas do Xbox 360, General aposentado em Halo Wars, colecionador de placas de Arcades, e apaixonado por F-Zero GX.