Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR | 21 de maio de 2019

Ir para o topo

Topo

Sem Comentários

Microsoft anunciou Game Stack, uma plataforma de desenvolvimento com suporte para Switch e PlayStation 4

Microsoft anunciou Game Stack, uma plataforma de desenvolvimento com suporte para Switch e PlayStation 4
David Signorelli

A Microsoft anunciou o Game Stack, um ecossistema de plataformas de desenvolvimento de jogos e um SDK móvel do Xbox Live.

A Game Developers Conference anual está agendada para a próxima semana e, em antecipação ao maior evento do setor de jogos profissionais do mundo, a Microsoft anunciou o Game Stack, um ecossistema de plataformas de desenvolvimento de jogos e o muito aguardado SDK móvel Xbox Live.

Pilha de jogos

O Game Stack reúne todas as ferramentas e serviços de desenvolvimento de jogos da Microsoft em um ecossistema singular, com o objetivo de facilitar aos desenvolvedores encontrar as ferramentas necessárias para construir e operar o jogo. A Game Stack é composta por ferramentas como Azure , PlayFab , DirectX , Visual Studio , Xbox Live , App Center , Mixer e Havok .

O Azure dentro do Game Stack atende às necessidades de uma infraestrutura de nuvem em um ambiente de desenvolvimento de jogos, fornecendo serviços como computação em nuvem, armazenamento em nuvem, notificações por push, bem como serviços nativos da nuvem, como aprendizado de máquina e inteligência artificial. Empresas como Rare, Ubisoft e Wizards of the Coast estão hospedando servidores de jogos multiplayer e realizando outras atividades como análise de telemetria de jogos para criar uma jogabilidade mais imersiva.

O PlayFab dentro do Game Stack é um serviço de back-end completo para criar e operar jogos ao vivo e funciona em conjunto com o Azure para permitir que desenvolvedores criem e ampliem jogos para vários jogadores com análises em tempo real. O PlayFab suporta todos os principais dispositivos móveis, de desktop e de jogos, bem como os principais mecanismos de jogo, como o Unity e o Unreal. A Microsoft também está anunciando previews de cinco novos serviços do PlayFab:

  • Matchmaking PlayFab (público de visualização): Matchmaking adaptado de matchmaking do Xbox Live, mas disponibilizado para todos os jogos e dispositivos.
  • PlayFab Party: Serviços de voz e bate-papo adaptados do Xbox Party Chat, mas disponibilizados para todos os jogos e dispositivos. O Party também utiliza os Serviços Cognitivos do Azure para tradução e transcrição em tempo real.
  • PlayFab Game Insights: Telemetria de jogos em tempo real para medir o desempenho do jogo. A Game Insights também oferecerá conectores para fontes de dados de primeiro e terceiros, incluindo o Xbox Live.
  • PlayFab Pub Sub: Envia mensagens dos serviços do PlayFab por meio de uma conexão persistente, para ativar recursos como atualizações de conteúdo em tempo real e notificações de correspondência.
  • Conteúdo gerado pelo usuário do PlayFab: Originalmente desenvolvido para suportar o mercado Minecraft, este serviço permitirá que os desenvolvedores permitam que os jogadores criem e compartilhem conteúdo entre si.

O PlayFab e outras ferramentas do Game Stack continuarão a ver integrações mais profundas entre si, permitindo que os desenvolvedores considerem a solução da Microsoft como um ponto único. Por exemplo, os dados do registro de falhas do App Center agora estão conectados ao PlayFab, permitindo que o desenvolvedor entenda melhor os problemas no jogo, vinculando os registros de falhas ao perfil individual do player. A PlayFab também está usando um novo plugin para o Visual Studio Code, facilitando a edição e atualização do Cloud Script. A Microsoft está prometendo muito mais essas integrações no futuro.

Xbox Live SDK para dispositivos iOS e Android

O Xbox Live faz parte do Game Stack, mas a introdução deste novo SDK mereceu o seu próprio espaço no anúncio.

O Xbox Live é o serviço de mídia digital e jogos multiplayer on-line da Microsoft que foi introduzido no Xbox, mas que foi estendido para os consoles Xbox de geração posterior, Windows, bem como para a plataforma Windows Phone, agora obsoleta. Sob o Game Stack, a Microsoft está expandindo os recursos multiplataforma do Xbox Live com um novo SDK para dispositivos iOS e Android.

O Xbox Live fornecerá serviços de identidade e de comunidade dentro do Game Stack, com a capacidade de oferecer suporte a log-on, privacidade, segurança on-line, contas filhas, acompanhamento de conquistas e muito mais. Esse serviço não inclui outros consoles que não são da Microsoft, mas isso era esperado e não era surpreendente. No entanto, o Nintendo Switch foi mencionado no GDC Talk Schedule para Xbox Live, mas não é mencionado em nenhum lugar no comunicado de imprensa. Quanto ao PlayStation, ele é mencionado em uma parte do site, veja abaixo.

A Microsoft está exibindo o Game Stack e os serviços associados na GDC 2019. Se você estiver na GDC, poderá ir ao South Hall do Moscone Center para testá-los e aprender mais.

Para mais novidades, fique ligado no vgBR.

David Signorelli

David Signorelli

Amante de jogos japoneses, foi responsável por derrotar os Weapons de Final Fantasy VII que iriam afundar a Ilha da Rainha da Morte, conhecida como Florianópolis. Se arrepende disso até hoje.