Jump to content

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation since 02/21/2019 in all areas

  1. 4 points
    Esquadrão pereba, tem que respeitar!
  2. 3 points
    Fui convidado para participar do Sextou Xbox de hoje a noite. Vamos jogar Anthem e Apex Legends ao vivo no canal do Xbox Brasil. O programa começa as 20:00. Não deixem de mandar um oi lá no chat! Os links pra acompanhar: 👉http://www.mixer.com/XboxBR 👉 http://www.facebook.com/XboxBR 👉 http://www.youtube.com/XboxBR 👉 http://www.twitch.com/XboxBR Valeu!
  3. 2 points
    Então, com o anúncio do Stadia do Google, muitas pessoas ficaram impressionadas com o imagem abaixo:   Beleza... O problema é que parece que a maioria das pessoas não entende 1) o que é esse número; 2) como ele foi obtido e; 3) qual a veracidade desse número. Então eu resolvi escrever um pequeno texto da maneira mais superficial que eu pude pra tentar ajudar os demais a entender. Quem manja de computação, por favor, fique à vontade pra contribuir. P: o que é FLOPS? R: floating-point operations per second, ou operações de ponto flutuante por segundo. P: o que é um ponto flutuante? R: um número real. P: quanto mais FLOPS melhor, certo? R: sim, mas primeiro a gente precisa entender como esse número foi obtido pra verificar se ele foi medido de verdade ou meramente estimado. P: porque só se usa FLOPS pra medir desempenho de supercomputadores? R: na verdade não se usa só o FLOPS. Usa-se também o MIPS (millions of instructions per second), que é o equivalente ao FLOPS pra números de ponto fixo (inteiros) - isso é particularmente interessante porque uma operação lógica recai numa comparação inteira, o que é feito o tempo todo. Então vamos do início. Existem duas formas de analisar o FLOPS: a teórica e a prática. A teórica se chama rpeak. O rpeak é calculado muito facilmente: rpeak = clock * cores * inst * quant, onde: clock é o clock do processador em gigahertz; cores é a quantidade de cores do processador; inst é a quantidade de instruções do processador por ciclo de hardware e; quant é o número de processadores do computador. Claro que se o sistema for heterogêneo (sistemas distribuídos, por exemplo), o cálculo do rpeak é a soma de todos os rpeaks de cada tipo de processador.   Beleza, mas como dá pra ver, essa abordagem é totalmente teórica: ela não leva em conta absolutamente mais nada além das variáveis relativas aos processadores, quando na verdade até o meio como os processadores se comunicam possuem latência (um core falando com outro core no mesmo processador é mais rápido que um falando com outro por um barramento, que por sua vez é mais rápido do que se um estiver falando com o outro pela rede). Então na prática esse número é um teto, um limitador máximo, o melhor dos casos. Mas na prática não é o que interessa, porque dependendo da topologia do cluster, do gerenciamento da memória e de tantas outras coisas, a diferença entre o rpeak e o real pode ser imensa. Agora vamos ver como medir FLOPS da forma prática. O resultado dessa operação dará um número de FLOPS conhecido como rmax. Para medir o rmax, precisamos submeter o supercomputador a um teste. Geralmente se faz isso aplicando uma série de equações lineares e medindo o desempenho. Mas serve qualquer sistema de equações lineares? Sim e não... Eu explico: Sim porque, bem, se você mandar um conjunto de equações lineares pra dois computadores resolverem e tirar a diferença, você está medindo alguma coisa pelo menos. E não porque isso já é estudado desde os anos 60, então hoje já temos bem estabelecidos benchmarks que calculam o rmax de uma forma matematicamente eficiente com o mínimo de bias. E quais são esses benchmarks? Bem, existem vários. Mas pelo que eu saiba o mais utilizado é o LINPACK. Existem várias implementações do LINPACK, mas em geral elas partem do seguinte pressuposto: resolver um sistema de equações lineares por meio de eliminação de Gauss, ou seja, uma abordagem matricial para o sistema de equações. A quantidade de operações é fixada em 2/3n^3 + 2n^2, então a ordem da matriz que representa o sistema de equações lineares é quem dita o tamanho do problema. Essa matriz deve ser bem populada (não deve ser esparsa). A primeira versão especificação do LINPACK permite matrizes de ordem 100. Depois foi lançado o benchmark LINPACK 1000, que é basicamente a mesma coisa, mas permitindo o uso de matrizes de ordem 1000. Depois disso, foi criado o HPL, que é a versão do LINPACK pra computação paralela: essa é a que interessa nesse caso. A quantidade de operações é exatamente a mesma de todas as versões anteriores do LINPACK, mas o HPL funciona resolvendo o sistema de equações lineares através de fatoração lower-up da matriz que a representa. A formulação é simples: A = LU onde, A é a matriz original, que representa o sistema de equações lineares; L é a matriz triangular inferior de A e; U é a matriz triangular superior de A. Em resumo, alguém provou matematicamente que a solução por fatoração LU é mais adequada pra medir FLOPS do que a eliminação de Gauss. Eu não entendo muito dessas coisas, então eu acredito nos caras. Vale lembrar que o HPL não usa floats comuns, e sim doubles (pontos flutuantes de 64 bits, o dobro do float normal).   Então... Rodando o HPL, o que a gente tem? Depende... Pode ter várias coisas: . O rmax, que é o que a gente queria; . O nmax, que é o tamanho do maior problema submetido ao supercomputador; . O consumo de memória pra resolução do problema no rmax; . O nmeio, que é o tamanho do problema quando a execução do rmax chegou na metade. . O rpeak - rmax, que pode ser usado como resíduo (estatisticamente falando), como se fosse o módulo da diferença do real pro predito, ou seja, uma medida de qualidade nesse caso; . A temperatura dos processadores no rmax; . Todo tipo de estatística do supercomputador. P: e a diferença entre o rpeak e o rmax costuma ser grande? R: Sim. Vejam a tabelinha abaixo, com o rpeak e rmax dos 10 maiores supercomputadores do mundo: Rank Site System Cores Rmax (TFlop/s) Rpeak (TFlop/s) Power (kW) 1 DOE/SC/Oak Ridge National Laboratory United States Summit - IBM Power System AC922, IBM POWER9 22C 3.07GHz, NVIDIA Volta GV100, Dual-rail Mellanox EDR Infiniband IBM 2,397,824 143,500.0 200,794.9 9,783 2 DOE/NNSA/LLNL United States Sierra - IBM Power System S922LC, IBM POWER9 22C 3.1GHz, NVIDIA Volta GV100, Dual-rail Mellanox EDR Infiniband  IBM / NVIDIA / Mellanox 1,572,480 94,640.0 125,712.0 7,438 3 National Supercomputing Center in Wuxi China Sunway TaihuLight - Sunway MPP, Sunway SW26010 260C 1.45GHz, Sunway NRCPC 10,649,600 93,014.6 125,435.9 15,371 4 National Super Computer Center in Guangzhou China Tianhe-2A - TH-IVB-FEP Cluster, Intel Xeon E5-2692v2 12C 2.2GHz, TH Express-2, Matrix-2000 NUDT 4,981,760 61,444.5 100,678.7 18,482 5 Swiss National Supercomputing Centre (CSCS) Switzerland Piz Daint - Cray XC50, Xeon E5-2690v3 12C 2.6GHz, Aries interconnect , NVIDIA Tesla P100 Cray Inc. 387,872 21,230.0 27,154.3 2,384 6 DOE/NNSA/LANL/SNL United States Trinity - Cray XC40, Xeon E5-2698v3 16C 2.3GHz, Intel Xeon Phi 7250 68C 1.4GHz, Aries interconnect Cray Inc. 979,072 20,158.7 41,461.2 7,578 7 National Institute of Advanced Industrial Science and Technology (AIST) Japan AI Bridging Cloud Infrastructure (ABCI) - PRIMERGY CX2570 M4, Xeon Gold 6148 20C 2.4GHz, NVIDIA Tesla V100 SXM2, Infiniband EDR Fujitsu 391,680 19,880.0 32,576.6 1,649 8 Leibniz Rechenzentrum Germany SuperMUC-NG - ThinkSystem SD530, Xeon Platinum 8174 24C 3.1GHz, Intel Omni-Path Lenovo 305,856 19,476.6 26,873.9 9 DOE/SC/Oak Ridge National Laboratory United States Titan - Cray XK7, Opteron 6274 16C 2.200GHz, Cray Gemini interconnect, NVIDIA K20x  Cray Inc. 560,640 17,590.0 27,112.5 8,209 10 DOE/NNSA/LLNL United States Sequoia - BlueGene/Q, Power BQC 16C 1.60 GHz, Custom IBM 1,572,864 17,173.2 20,132.7 7,890  Ou seja... Diante disso tudo ai que eu escrevi, algumas dúvidas vem em mente quando a gente vê esse número do Stadia: Os 10.7 TeraFLOPS são o rpeak ou o rmax? Porque se for o rpeak não vale nada. Supondo que seja o rmax... Como foi medido isso pra começo de conversa? Com HPL? Qual implementação e configuração do sistema de equações? Qual é o desempenho dessa mesma configuração em outro supercomputador similar pra gente poder comparar? Vejam como essa questão do FLOPS é o novo "bit". Quanto mais FLOPS melhor, mas peraí... Esse FLOPS foi obtido como? Como comparar o que um vendedor diz com outro, se os dois podem estar medindo diferente ou simplesmente jogando um rpeak no slide? FLOPS é legal, mas não é um número fechado: ele pode ser obtido de muitas formas diferentes.  Espero ter ajudado. Quem quiser contribuir, mete bala ai. Quem quiser me corrigir, idem: às vezes eu falo merda.
  4. 2 points
  5. 2 points
    Agora sim... Poderemos jogar nossos games via stream e de 5 em 5 minutos teremos um add sense bem no meio da nossa cara durante a gameplay!
  6. 2 points
    Caceta Shadow, jogo saiu esses dias Essa parada prende muito mesmo, estava jogando sozinho agora e fiquei um tempão lá, tou achando que finalmente terei um game para deixar Overwatch um pouco de lado. Alias adicionei vocês na Origin, depois aceitem lá.
  7. 2 points
  8. 2 points
    Eu achei DMC5, de uma maneira geral, mais bonito que RE2R.
  9. 2 points
    Finalmente ganhei uma partida nesta desgraça!
  10. 2 points
    Vídeo voltou. Fair Use no cuzinho. Comprem brigas que podem ganhar seus parasitas. Façam a merda do trampo de vocês e tirem o zoião do que é nosso.
  11. 2 points
    Esse sim é uma pena se fechar as portas. Das lojas mais justas e consumer friendly que se tem. Vale uns 100 Epic store/windows store.
  12. 2 points
    Esse tipo de continha de 300:1 salario médio / "salario" do Bob kotick é de uma estupidez imensa. Coloca no mesmo balaio o dono da porra de empresa (Kotick da ultima vez que eu li tinha quase 25% da Activision Blizzard, uma empreseca de TRINTA E DOIS BILHÕES DE MARCAP) que recebe via opções e que tem infinitamente mais responsabilidade sobre o negocio com o peão que ganha salario e responsabilidade limitada ao cargo médio dele. E para finalizar, taca 300 funcionários médios a mais na empresa e manda o Kotick embora para ver se aquilo não quebra em 5 anos. Como diz codão, nego acha que fazem isso por amor.
  13. 2 points
    Discriminação eu também acho que não foi bem o caso. Foi como o LOP falou, botaram times desproporcionais pra jogarem. A humilhação também acho que foi pelo outro time ser mais fraco. Mas dá pra entender porque levaram pro lado da discriminação, porque as mulheres sofrem isso todo dia. Ou seja, os caras foram mais infelizes ainda por humilharem justo um time feminino. E Seele, você não entendeu ainda que esse tipo de bullying contra um time feminino vai sempre pesar muito mais que o bullying entre homens, simplesmente porque as mulheres sofrem discriminações diariamente de forma muito maior do que nós homens sofremos. A gente só não enxerga o peso que essas discriminações causam na vida das mulheres, porque não somos mulheres e não vivenciamos isso. E é por isso que muitos têm essa opinião de que o mundo tá chato, é tudo lacração etc. Mas quem é que reclama mais disso? Pasme, quem não é o alvo desses tipos de discriminações, no caso, nós homens, como você está fazendo.
  14. 2 points
    O que me deixa mais intrigado, é que esses animais que zoam a mulherada nos jogos são os mesmos que desejam namorar uma mina que joga, ou que se perguntam porque a mulherada é minoria no mundo dos jogos. Bem, a resposta está nessa matéria.
  15. 2 points
    Me corrijam se eu estiver errado, mas se no futebol um jogador resolve humilhar o outro time que está perdendo, brincando com a bola fazendo embaixadinhas, por exemplo, isso é considerado fair play ou não? Imagina um jogo entre o Brasil e o Camarões, por exemplo, e o Brasil começa a zombar dos jogadores do Camarões, julgando-os inferiores. Soaria mal, não? Sinceramente, humilhar os oponentes eu acho patético e típico de um péssimo esportista. Não sei se cabe punição pra isso, mas a reação negativa da comunidade foi mais que coerente.
  16. 2 points
    Como se não fosse punição o bastante jogar essa merda o cara é punido pela desenvolvedora por jogar o jogo.
  17. 1 point
    Não me interessou em praticamente nada, mesmo assim fiquei com vontade de comprar para ajudar os caras, me sinto um Alucard prestigiando um jogo sem o ter comprado, a qualidade desse jogo é tão boa que acho uma injustiça ser totalmente free.
  18. 1 point
    vai ser foda demais isso. Só esse jogo pra me tirar do abismo de jogos de luta q me encontro no momento.
  19. 1 point
    Terminei Umbrella Academy. Eu não tive paciência pra ler a HQ, mas o seriado ficou bom pra caralho!!!! Plot principal bem elaborado e envolvente, personagens carismáticos, bem construídos e explorados e atuações impecáveis! O ator que faz o Klaus, por exemplo, é bom demais. Já gostava dele em Misfits, mas aqui ele arrebentou. Apesar do final aberto e marromenos (deve ter continuação, provavelmente), toda a temporada foi excelente, e não teve um episódio ruim. Ah sim, trilha sonora excelente!
  20. 1 point
    Porra do yt não devia nem bloquear o conteúdo sem checar o caso. Esse sistema de strike deles é uma piada
  21. 1 point
    Se os "humilhados" fossem um time inteiramente masculino não teria tido nem 10% da repercussão que teve. Isso aí não passa de mimimi e muita vontade da mídia de lacrar.
  22. 1 point
  23. 1 point
    Reggie ficou tão revoltado com Xbox Live e games do Xbox chegando no Nintendo, que pediu aposentadoria por desgosto!
  24. 1 point
    Creed 2 - BEM pior que o primeiro, porém, ainda achei legal.
  25. 1 point
    Ele é um macho no mundo novo!
×