Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
SM

Brasil passou a economia da Grã-Bretanha - PT melhor partido de todos os tempos

Posts Recomendados

Brasil passa Grã-Bretanha e se torna 6ª economia global

120306192347_sp_guido_mantega_144x81_reuters_nocredit.jpg

O crescimento de 2,7% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2011, anunciado nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), confirmou uma previsão feita por analistas recentemente: de que no ano passado a economia brasileira ultrapassaria a britânica e se tornaria a sexta maior do mundo. No entanto, a ultrapassagem ocorreu por margem menor que a esperada.

Segundo cálculo do Centro para a Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR), um instituto britânico, o PIB brasileiro alcançou US$ 2,469 trilhões (cerca de R$ 4 trilhões) em 2011, ante US$ 2,420 trilhões do britânico.

"A diferença foi menor do que havíamos previsto antes. A economia brasileira tropeçou, mas a economia da Grã-Bretanha foi ainda pior no ano passado, então não foi o suficiente para mudar o cenário", diz o analista Tim Ohlenberg, do CEBR.

O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país ao longo do ano. Agora, somente Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França estão à frente do Brasil no ranking, que leva em conta os PIBs nominais, medidos em preços correntes.

Outros dois institutos econômicos ouvidos pela BBC Brasil confirmam que a ultrapassagem ocorreu. Segundo cálculos da Consultoria Tendências, o PIB brasileiro alcançou US$ 2,477 trilhões em 2011. O britânico, por sua vez, chegou a US$ 2,421 trilhões.

Em 2010, de acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), o PIB brasileiro valia US$2,09 trilhões, comparado a US$ 2,25 trilhões da Grã-Bretanha.

Para comparar os PIBs, deve-se converter suas quantias (medidas nas moedas locais) em dólares, usando como base a cotação média do real e da libra para a moeda americana em 2011. É a primeira vez que o PIB brasileiro aparece à frente do britânico.

A ultrapassagem se explica em grande parte pelos desempenhos das duas economias no ano passado: enquanto o Brasil cresceu 2,7%, a Grã-Bretanha teve expansão de 0,8%.

A economia britânica tem sofrido com os prolongados efeitos da crise econômica na Europa.

Segundo analistas, outro fator que teve peso no resultado foi a acentuada apreciação do real no período, superior à valorização da libra.

O Instituto Nacional de Pesquisa Econômica e Social (NIESR, na sigla em inglês) também confirmou que o PIB brasileiro ultrapassou o britânico. Nas contas do instituto, que faz a comparação com base em dados do FMI e em taxas de câmbio atuais, o PIB brasileiro hoje vale US$ 2,52 trilhões, enquanto o britânico vale US$ 2,48 trilhões.

Apesar do resultado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que é mais importante ter uma economia dinâmica, com crescimento sustentável, do que ter o sexto maior PIB global.

Consumo das famílias

Segundo o IBGE, ao crescer 2,7% em 2011, o PIB brasileiro alcançou R$ 4,143 trilhões.

Ainda que bem inferior à projeção do governo no início do ano passado, de expansão de 5%, o resultado de 2011 evidencia o relativo bom momento da economia brasileira num momento em que a Europa e os Estados Unidos enfrentam graves dificuldades para voltar a crescer.

No entanto, apesar do resultado anual, os dados indicam que houve uma desaceleração da economia no fim do ano passado. De acordo com o IBGE, a economia cresceu 0,3% nos últimos três meses de 2011 em relação ao trimestre anterior.

Ainda segundo o Instituto, o desempenho da economia em 2011 foi puxado pelo consumo das famílias, que teve expansão de 4,1% em relação a 2010. Também tiveram bons resultados o setor agropecuário, com crescimento de 3,9%, e o de serviços, com 2,7%.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu quero saber quem era contra o plano Real.

Compartilhar este post

Link para o post

Sexta economia global.... isso é bom para quem?

Pra mim é que não é, fez diferença nenhuma essa merda, continua vindo jogo a 199,00 e as demais coisas sobem de preço todo mês, tem que ter muita merda na cabeça para gostar do Brasil

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que nego que não compra sequer os joguinhos que ele joga...quiça o papel higiênico pra limpar a bunda das merdas que ele caga, não vai ter noção dessas coisas.

Em 2008 eu fazia compras no mercado e se passasse dos 350 reais por mês eu achava caro. A média era ficar em 280 a 320 reais. Em 2012 quando eu faço compras no mercado e se sai menos de 500 reais por mês, eu dou graças a Deus.

Em 2008 uma caixa de nuggets de frango da Sadia custava menos de 3 reais. Hoje custa mais de 5. Em 2008 um patezinho desses de presunto em bisnaga, custava 99 centavos. Hoje custa 3 reais. Em 2008 uma peça de picanha custava 40 reais. Hoje custa 65. Em 2008 uma caixa de leite custava menos de 1,50. Hoje não se encontra por menos de 2 reais. Produtos de limpeza então... meu amigo, não lembro de algo ficando mais caro. E no geral, todas embalagens diminuiram a quantidade dos produtos, e mesmo assim aumentaram os preços. Esse é o espetáculo do crescimento que eu senti na minha vida.

Compartilhar este post

Link para o post
pra mim q fiquei mais rico por causa disso

Compartilhar este post

Link para o post

pra mim q fiquei mais rico por causa disso

Sim. E você mede sua riqueza com mais jogos piratas instalados no HD do seu PlayStation 3 né?

Desse jeito concordo que você tá MILIONÁRIO amigão.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Meu Ps3 é travado e original, perdao por isso

Compartilhar este post

Link para o post

Meu Ps3 é travado e original, perdao por isso

Ah então agora você tá bem de vida pra caralho. Largou até os piratas po. Aí sim ví o espetáculo do crescimento na sua vida!

Compartilhar este post

Link para o post

Só filhos da puta q usam piratas

Compartilhar este post

Link para o post

Como não mandaram a renda per capita, segue:

Brasil: U$ 10.814

Grã-Bretanha: U$ 38.000

XUPA LULA E SM iahiahiuahiuahihaia

Compartilhar este post

Link para o post

O dia que a infra, qualidade de vida, perspectiva de crescimento das classes e cia for 10% dos países que teoricamente passamos na economia, essa notícia vai ser relevante.

GrayFox

Compartilhar este post

Link para o post

Atila falou tudo, mas se tu fizer mercado na quarta feira no extra, pode economizar amigão, leite por R$ 1,25 ouvi falar...

e a bisnaguinha de patê não ta mais de 3 reais, ta mais caro que em 2008 mas nem tanto

o resto ta certo, tudo aumenta de preço varias vezes por ano, a renda que é bom... tu precisa trabalhar em dobro/triplo pra aumentar... e isso muitas vezes sem poder aumentar 1 real no preço do que você vende ou negocia

é osso

Compartilhar este post

Link para o post

Isso que não entendo. PIB não prova porra nenhuma, o importante é o PIB per capita. É tipo falar que 200 milhões de habitantes produzem o mesmo que 60 milhões...

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto era o PIB e a renda percapita no governo do PSDB???

E no governo do PSDB temos que levar em conta mais uma variável, quanto era a dívida com o FMI?

do!!!!d

Sabe qual a diferença?

Lula é NORDESTINO!!!! e esses sulistas tem que engolir que o governo que SALVOU o país é daqui, já os dai só fazia fuder tudo

RSRSRSRSRSRSRSRRSRSRSRSRSRSRSRSRRS

:troll::lol2::alegre::alone::fapgirl::aew:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu adoro nordestino... Eles chafurdam na merda e veem isso como lucro ainda! Vocês são lindos demais sabiam?

Compartilhar este post

Link para o post

Economia é uma décima parte do problema. Sem desenvolvimento humano não adianta de nada, que é onde está difícil ver melhoras, apesar de muitos acharem que está bom.

China em breve já vai ser a primeira, às custas do sangue e suor do povo em troca de migalhas. Assim pra mim não serve.

Compartilhar este post

Link para o post

Economia é uma décima parte do problema. Sem desenvolvimento humano não adianta de nada, que é onde está difícil ver melhoras, apesar de muitos acharem que está bom.

China em breve já vai ser a primeira, às custas do sangue e suor do povo em troca de migalhas. Assim pra mim não serve.

Mas baiano é assim. É só divulgar um número bonito que neguinho nem sabe o que é, para que é e nem como se chegou naquilo, que eles batem palmas feito um bando de putinha obediente. Aí qdo se dão conta da merda que estão la, vem para SP comer na minha mão e trabalhar feito escravo por uma mixaria. Acho ótimo... Obrigado nordestinos, vocês me fazem MUITO FELIZ!

Compartilhar este post

Link para o post

Agora postem coisas importantes tipo rank de educaçao, saude, qualidade de vida.

Cara, é só vc ver o modo q uma cidade do Brasil e construida comparada com outra.

NAO EXISTE PLANO DIRETOR AQUI.

A cidade é construida no puro aleatorio.

Depois disso a gente ve o resultado no transito, poste no meio da rua e mais um monte de bosta.

Nem arquitetura no minimo aceitavel tem no Brasil.

Nego controi predio sem pensar em harmonia com o predio do lado.

Nego pensa: a, taca cor salmao ae!

BRASIL TA LONGE DA ARGENTINA PORRA!

ECONOMIA É MEU PAU!

LULINHA PAZ E AMOR NO CU DE QUEM VOTOU NESSA MACACO E NESSA PERSONAGEM DE STAR WARS MEQUETREFE!

Compartilhar este post

Link para o post

isso que ia perguntar... pq quem tava na merda, continua na merda.

Compartilhar este post

Link para o post

isso que ia perguntar... pq quem tava na merda, continua na merda.

E quem tem 300 isos no HD e joga mais que todo mundo no fórum? Esse tá bem hein fera.

Compartilhar este post

Link para o post

só aumentando graças ao PT q expandiu a internet

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.