Jump to content
guihpupo

Videodocs: A "nova onda" de conteúdo gamer no Youtube.

Recommended Posts

TL;DR: O boom do Nautilus popularizou o formato de videodocs. O que vocês acham disso?

Você tem percebido uma mudança significativa na comunidade de joguinhos em relação a produção de conteúdo?

Por exemplo, a "nova onda" (com muitas aspas) tem sido os videodocs, mini documentários, por assim dizer, que trazem um conteúdo mais elaborado e que deixa de lado a pegada hard news. Tudo bem que essa tendência já era comum lá na gringa.

Os exemplos mais frescos que tenho na mente são NoClip, com documentários grandes e super produzidos e o ClothMap que recentemente esteve no Brasil e gravou com o pessoal do Jogabilidade.

Enfim, a impressão que eu tenho é que foi o Nautilus que popularizou, por assim dizer, o gênero. O vídeo "Joel" deles para mim é o melhor. Digno de legendas em inglês para aumentar o alcance dos caras até a gringa. Mas ainda assim, outros canais, outros produtores de conteúdo, já produziam esse tipo de vídeo (Flávia Gasi, por exemplo).

Recentemente o Overloadr anunciou uma série de vídeos chamada "Games em série" com a mesma pegada de todos o que citei acima. Jogabilidade também tem seus próprios vídeos e eu, como pequeno criador (#SuportYourLocalCreatrors hahaha) fiz um explicando sobre a lógica da incerteza em jogos de terror.

Pronto, contextualizados, vamos ao que interessa: em relação a vídeo, eu sou da época Garganta e Torcicolo do João Gordo na MTV e Hugo hahahaha. Depois, muito depois, vi Guiherme Gamer comentando notícias, vi uma galera que seguiu o mesmo modelo até surgir a era de ouro dos canais de gameplay. Hoje estamos nesse formação da bolha de videodocs. 

- Quando essa bolha vai estourar?

- Quais são as oportunidades que existem nesse "mais do mesmo" de formatos?

- Vocês curtem e acham que o formato vai perdurar ou só os fortes sobreviverão?

Se flopar, foi mal. 

• Like 1

Eu basicamente só acompanho esse tipo de conteúdo gamer. Todos os canais que me inscrevi produzem coisas assim: Mrbtongue, Extra Credits, Whoisthisgit, Core-A-Gaming, hbomberguy, Super Bunnyhop e outros que esqueço de me inscrever. Tem uns que focam em reviews também, mas alguns deles também são mais didáticos e profundos que os reviews em geral.

Acho esse conteúdo bem mais interessante, abre bastante sua cabeça sobre games em geral e ajuda a tentar e experimentar novos jogos que antes você não daria atenção ou nem conhece.

Um canal BR que faz reviews mas traz insights interessantes sobre a produção e alguns detalhes extras de vez em quando é o Reagecom Reviews (chapa da Players, mas eu realmente acho bem legal os reviews deles, principalmente quando ele tem esse tipo de informação). Ele também se comunica de um jeito bem natural, até sujo demais as vezes (palavrão e tals) mas foge do uso de memes e piadas manjadas que muitos canais BR usam.

Eu espero que dure bastante. O interessante desse formato que você pode explorar os bastidores do game, analisar profundamente qualquer elemento do jogo (enredo, OST, gameplay, design, gênero), comparações entre jogos, tem muita coisa pra fazer e discutir. Acho até que muita gente devia assistir mais a esse tipo de coisa, tem cada argumento e opinião super simplória e fechada solta em forums que até desanima conversar.

• Like 1

Gosto bastante desse conteúdo mas às vezes eu acho que o pessoal exagera o próprio não temos coloca um ar muito sério às vezes até cafona para fazer os vídeos dele prefiro algo mais humorado tipo Esquadrão virgem.

Ys 7 compare A análise dos dois sites

• Like 2

Esquadrão é melhor. Acho cafona também esse ar cult..o q eu gosto neles é que eles falam e alguns indies.

Mas as vezes parece pouco conteúdo e muita firula. O cara do esquadrão virgem se expressa melhor e ironicamente tem bem menos clientela.

• Like 1

Eu me considero um bom

analista de videogames e raramente conteúdo de youtube me interessa, inclusive gringos.

Canais como Nautilus e Jogabilidade estão bem acima do padrão nacional, basicamente uns 30 cm acima. Mas ser muito melhor que a merdia daqui não te faz nada além de bom.

Eu até gosto de algumas coisas que esses canais desenvolvem mas no geral acho estrelismo e pseudocult demais.

• Like 1

Canais desse assunto que recomendo:

Gaming Historian

Game Sack

Game Theory

Digital Foundry (retro)

DidYouKnowGaming

Rerez

Ja tem alguns anos que acompanho canais assim e hoje é basicamente o que acompanho no YT relacionado a jogos. Wang, em particular, ja listou varios deles.

Aqui vão mais alguns que lembro de cabeça e não foram citados ainda:

-Cleanprincegaming (Ensaios sobre assuntos pertinentes ao mercado de jogos atual)

-Gvmers (Documentários sobre o surgimento e a queda de franchises/devs conhecidas)

-Beta64 (Analisando jogos cancelados e/ou que sofreram modifiçacões até o lançamento)

-Shesez (Boundary/Sequence Break - Videos investigando os "truques" utilizados na parte tecnica dos jogos)

-Kim Justice (Documentários sobre o mercado de jogos europeu nos 80s/90s)

-My Life in Gaming (Videos focados em consoles retro e em como aproveitar o melhor deles com a tecnologia de hoje)

-PortsCenter (Vídeos sobre jogos retro com ports, contando a história do desenvolvimento deles e fazendo comparativos entre as versões)

-Stop Skeletons From Fighting (Post mortems de jogos/devs conhecidas e vídeos analisando jogos/franchises retro)

-Strafefox (Splash Wave - Analisando a fundo o desenvolvimento de jogos antigos e especialmente suas trilhas sonoras)

-Retro Game Mechanics Explained (Explicações mais "hardcore" por trás da programação dos jogos da era 8 e 16 bits)

-Rod Studios (Analises de como franchises e marcas importantes decairam com o passar dos anos)

Tem mais um bando de canais assim na minha "pequena" lista de canais assinados. :mua:

Não acompanho nenhum, o tempo q perderia vendo um video prefiro bostejar no forum e whats, com o q sobra desse tempo ainda d para jogar video game ao invés de assistir alguém. Qndo é um video interessante como foi o seu de terror ai ainda assisto, mas no máximo tem q ter 5min :mua:

• Like 1

@Vash Assisti aqui do Rage com Reviews. Realmente, o cara tem uma naturalidade boa na hora de falar sobre os jogos, achei animal.

@Libraink Sim, Esquadrão Virgem é realmente bom hahahaha. 

@redronin CARA! Vou ter que olhar essa lista com muita calma, mas muito foda, viu? 

@Dark_Cloud Hahahaha poxa, valeu o prestígio e eu te entendo. Foi por isso que abri o tópico, queria saber até onde a galera estava de saco cheio desse formato, saca? Sei que na gringa isso existe há um tempo, mas parece que agora aqui no Brasil a coisa explodiu.

• Like 1

Uma canal bem interessante que descobri foi o The Act Man. Ele faz umas análies bem daoras sobre alguns jogos, nada super profundo, mas é bem legal a maneira que ele explica e o humor dele é um dos meus favoritos.