Jump to content
Redação vgBR

Shenmue I & II HD terá produtos de marca removidos

Recommended Posts

A questão pra mim é simples. Hoje em qualquer sandbox o sujeito só precisa ter cérebro para seguir o ponto amarelo do mapa e depois assistir cut-scene. em Shenmue vc era obrigado a se integrar com a cidade, a procurar onde estava a relação com cada pista e observar o comportamento dos NPCs. Hoje não tem nenhum jogo que faça isso. Mass Effect Andromeda por exemplo tinha tudo para ser assim, mas não é. Pq o NPC é genérico e vc segue o mapa e chega lá e aciona a conversa.

Eu entendo que quem jogou Shenmue hoje não perceba tanto isso mas na época era muito mais do que seguir ponto de mapa.

Tem jogos de TODOS os tipos que fazem exatamanete isso q descrevi em Mass Effect. Até Final Fantasy XV é assim. Xenoblade é assim. RPGS japas e americanos são assim. Jogos de aventura são assim. È muito mais fácil SER ASSIM.

Quantos anos se passaram desde Shenmue? A indústria não andou NADA desde então neste quesito. E sabe pq? Pq vcs não reclamam. Vcs acham que tá tudo ótimo como está.

Majoras Mask fazia isso. Shenmue fazia isso. E pronto. Pior que os japas estão seguindo o protocolo e a tendência é que os jogos de mundo aberto sejam eternamente assim, genéricos, até que a própria indústria resolva produzir algo diferente por conta dela mesma. Pq jogador hoje em dia não pede isso e nem sabe o q é Shenmue.

Edited by Libraink

Zelda: BOtW foge um bocado dessa fórmula, Libra. Mas é realmente um jogo único, esse sim tá muito acima do resto e merece esse praise de "nunca houve um jogo assim". Shenmue só se permitia ser assim pq o mapa inteiro do jogo era do tamanho do aeroporto de Guarulhos. Quantos Shenmues cabem em um Witcher ou um GTA5? É bem fácil fazer algo sem marcadores quando o mapa é minúsculo.

Vejam esse vídeo pra efeito de comparação e lembrem-se: O mundo de Shenmue era menor do que GTA3:

Enfim, se o Shenmue novo seguir a fórmula de BoTW e entregar um mapa de tamanho razoável (não precisa nem competir com a geração atual, competindo com os open worlds de ps2 já tá bom) sem marcadores, aí sim vai ser um jogo único. Se entregar um mapa grande na mesma fórmula de 90% dos sandboxes atuais, vai ser um jogo bom pro fanbase mas possivelmente sem nada de absurdo - e se seguir a mesma fórmula dos originais, entregando um mapa do tamanho de uma rodoviária, vai ser um jogo de nicho fan-service only - o que já tá bom pra um kickstarter.

• Like 1

Porra, são coisas tão obvias q fico de cara de questionarem. Shenmue vai continuar sendo foda, mas foi batido em todos os quesitos, não da nem pra acreditar q estão insistindo nisso

Meus 5 minutos de prosa, pra vocês pararem de "mimimi"

Existem jogos fantásticos, onde alguns destes são atemporais. E jogos fabulosos para sua época, que nunca perderão a nostalgia e prestígio.

Shenmue não é atemporal. Fim!

Edited by SEELE-01

Pra quem discute jogo moderno similar a Shenmue, uma palavra: YAKUZA.

Pode n ter a msm qtd de NPCs com cotidiano e rotinas ou a possibilidade de interagir com qualquer objeto do cenário ou a ambição de enredo do Shenmue, mas tudo o que tem ali é uma evolução daquilo oq foi feito antes em Shenmue - um sandbox com área menor que a vista em um jogo ocidental, porém melhor planejado nos mínimos detalhes.

Edited by redronin
  • Like 1

8 horas atrás, redronin disse:

Pra quem discute jogo moderno similar a Shenmue, uma palavra: YAKUZA.

Er não. O setting é similar e a dev é a mesma (apesar do time não ser) mas IMO as similaridades terminam aí. Shenmue era um adventure investigativo com algumas seções de luta, e Yakuza é mais um brawler do que qualquer outra coisa.

O que vai ter de gente pedindo reembolso desse game na Live não tá escrito.

Enviado de meu SM-G611MT usando o Tapatalk

Aguardando exemplos de jogos com lugares internos mais detalhados e únicos que Shenmue.

11 horas atrás, Cerial disse:

Er não. O setting é similar e a dev é a mesma (apesar do time não ser) mas IMO as similaridades terminam aí. Shenmue era um adventure investigativo com algumas seções de luta, e Yakuza é mais um brawler do que qualquer outra coisa.

O que é brawler?

22 horas atrás, SEELE-01 disse:

Meus 5 minutos de prosa, pra vocês pararem de "mimimi"

Existem jogos fantásticos, onde alguns destes são atemporais. E jogos fabulosos para sua época, que nunca perderão a nostalgia e prestígio.

Shenmue não é atemporal. Fim!

Nem Ocarina.

13 horas atrás, Cerial disse:

Como eu disse antes: Shenmue - um sandbox com área menor que a vista em um jogo ocidental, porém melhor planejado nos mínimos detalhes.

O Yakuza foca mais em ação que o Shenmue? Yep, sem dúvidas.. mas o "DNA" de ambos eh o mesmo, semelhante ao Rent a Hero No.1.. jogo feito na engine do Shenmue, pela mesma equipe da AM2 e que saiu ainda no DC (e xbox no japão).

Esse video vai explicar melhor:

Edited by redronin

Vou ver o vídeo amanhã mas IMO, a não ser que a pessoa tenha gostado de Shenmue quase exclusivamente pelo combate e QTEs (ou seja, quase ninguém), a tendência é que Yakuza não supra a deficiência. Não que a pessoa não vá gostar da série, mas por motivos bem diferentes. Mas opino de novo depois de ver o vídeo.

• Like 1

14 horas atrás, redronin disse:

Como eu disse antes: Shenmue - um sandbox com área menor que a vista em um jogo ocidental, porém melhor planejado nos mínimos detalhes.

O Yakuza foca mais em ação que o Shenmue? Yep, sem dúvidas.. mas o "DNA" de ambos eh o mesmo, semelhante ao Rent a Hero No.1.. jogo feito na engine do Shenmue, pela mesma equipe da AM2 e que saiu ainda no DC (e xbox no japão).

Esse video vai explicar melhor:

Vi o vídeo aqui e entendo os pontos mas é aquilo que eu falei: O jogo no máximo usa o mapa de Yakuza como referência ao de Shenmue, mas é meio que aí que o paralelo termina. Aliás, se não fosse a temática ser muito parecida, eu duvido que sequer daria pra traçar um paralelo, já que se for considerar o nível de profundidade na exploração dos mapas que os jogos permitem, Shenmue tá mais pra um The Elder Scrolls (permitindo manipular os itens individualmente, abrir gavetas e os caralhos) do que pra um Yakuza. O único paralelo real que o vídeo traça é no tamanho dos mapas. Nem a densidade de conteúdo nos mapas é comparável já que Shenmue era bem raso em termos de coisas que vc tinha que fazer no mapa, a exploração era mais livre mesmo, de novo nas linhas de um TES.

Mas isso comparando só os mapas, todo o resto da abordagem de Shenmue é descartada em Yakuza, onde vc resolve a maior parte dos problemas caindo na porrada. Até mesmo o desenvolvimento de novos golpes em Shenmue se dá através da exploração. Não acho preciso dizer que o DNA de Shenmue tá em Yakuza quando os jogos não pertencem nem ao mesmo gênero.

Comprei no XONÃO sem freio digital, mas estou no aguardo da versão física.