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Redação vgBR

Ashen – Análise

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Ashen é um RPG de ação disponível para PC e Xbox. É o primeiro game do estúdio independente A44 da Nova Zelândia e possivelmente o melhor game inspirado em Souls que já joguei.

Em busca do pássaro sagrado

Eu esperei para jogar Ashen desde que ele foi anunciado na conferência da Microsoft na E3 de 2015. Sou fã assíduo de jogos com essa temática e que tem protagonistas que usam “espada e escudo” e mais do que isso sou doente pela série Souls e seus frutos.

Ashen é um jogo que segue nas asas da mãe From Software e se desenrola perfeitamente. Ele se inspira bastante nos games do estúdio japonês, mas tem uma dose grande de mecânicas únicas. O enredo é mais direto, mas sem perder o poder do mistério e aqui você tem um objetivo claro, mas o game tem outras formas de contar a história desse mundo.

A jogabilidade é parecida, mas tem várias nuances para tirar aquele ar de clone que alguns games deixam. Esse é um jogo com mecânicas próprias e é bem mais complexo do que eu poderia imaginar. Um exemplo são as armaduras e os escudos que tem um sistema diferente, mas parecido com o de peso e poise em Dark Souls.

O combate é baseado em estamina e tem alguns fatores que podem influenciar no gasto e na recuperação desse atributo. Uma coisa bastante interessante é que mesmo tendo apenas 2 classes de armas de uma mão e 2 de duas mãos. Cada arma tem uma animação e golpes diferentes umas das outras e os atributos delas mudam bastante a forma de jogar. Machados de uma mão por exemplo dão menos dano mas tem mais chance de acerto critico e são mais rápidos, a maças tem danos maiores, são mais lentas e tem um fator de stunnar o inimigo maior.

Todos os equipamentos e habilidade influenciam nos atributos do personagem e sempre tem um custo beneficio que deve ser estudado e testado antes de ser usado ou descartado.

No horizonte, o deslumbre

Eu joguei o game inteiro no Xbox One X e a experiência no geral foi excelente. Tive poucos problemas técnicos ou bugs e os piores defeitos foram na performance com algumas raras quedas de quadros e loadings um pouco lentos, mas que não diminuem os feitos de um estúdio que fez seu primeiro game e ainda é praticamente 100% aberto.

Os visuais do game embora seja bem simples são muito bem trabalhados artisticamente. É um jogo muito bonito com uma arte única. A trilha sonora é muito boa e por isso eu recomendo você jogar com um headset de qualidade ou algum sistema sonoro bom para aproveitar o melhor dos sons ambientes e das músicas do game.

Ashen

O game superou todas minhas expectavas como jogador. Eu realmente acredito que esse seja o melhor ou pelo menos um dos melhores Action RPGs na linha de Souls que joguei, e eu joguei todos eles. O mais próximo em termos de qualidade que consigo fazer uma comparação, além dos próprios games da From, é o NioH, que também fiz o review no ano passado, mas na minha opinião tem mais falhas, mesmo sendo maior e tendo bem mais conteúdo.

Ashen é um indie bastante ambicioso e quero muito jogar os próximos games desse estúdio. Se você é fã da formula de Souls eu não só recomendo como julgo esse game obrigatório. São aproximadamente 30 horas de jogo com desafios, level design de primeira, coop, um sistema de progressão diferenciado e várias outras mecânicas bem interessantes.

Light

  • Jogabilidade excelente
  • Design de fases muito bem feito, inclusive nas dungeons
  • Belos gráficos e boa trilha sonora
  • Bastante variedade de inimigos e cenários

Darkness

  • Jogar sozinho (sem ia ou multiplayer) não funciona muito bem
  • A IA do companheiro as vezes te fode, mesmo sendo geralmente boa
Ashen_Screenshot_01-200x200.jpg Ashen_Screenshot_02-200x200.jpg Ashen_Screenshot_03-200x200.jpg Ashen_Screenshot_04-200x200.jpg Ashen_Screenshot_05-200x200.jpg Ashen_Screenshot_06-200x200.jpg Ashen_Screenshot_07-200x200.jpg Ashen_Screenshot_08-200x200.jpg Ashen_Screenshot_09-200x200.jpg

Leia essa análise no site, participe e comente!!

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Excelente review. Terminei hj. Daquele tipo de jogo q tu termina meio triste pois não quer largar o controle.

 

Ele é mais curtinho q Dark Souls mas para a simplicidade dele o tempo é bom. Os chefes no geral são fáceis mas o último eu achei bem desafiante. Morri várias vezes nele.

Lindo esse jogo. Uma surpresa ainda mais assim se mão beijada pois mesmo quem não tem gamepass esse mês tava por 1 real. Ou seja, quem quis jogou.

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Me animei. Gamepass na mão, vou jogar lindamente em coop no PC.

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O maior problema dele é que ele aparentemente é similar a Dark Souls mas tem um monte de coisas nele q são autorais. A exploração do cenário por exemplo apesar de ter aquele mesmo esquema de DS de ficar catando itens em corpos e coisas do tipo, ele tem mais plataforma, com mais saltos e coisas assim. E q eu tenha notado só salva em checkpoints, mas não testei se ele salva na morte ou se dá pra burlar isso. pq é o mesmo esqueminha de recuperar almas e se morrer de novo perde tudo. perdi uns 300 mil aliás.

 

e lembre-se, o visual é indie. embora tenha a sua beleza.

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Esse estilo gráfico "Team Fortress 2" é muito 2008... Paleta de cores horrivel também. Artisticamente eu achei o jogo uma porcaria, mas tem uma jogabilidade bacana e as mecânicas/sistema foram bem implementados.

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O gráfico oscila entre o demasiadamente simples e o bonito de vez em quando.

 

Eu gosto de várias coisas na arte dele e o q eu não gosto visualmente falando tem mais a ver com a questão técnica. 

Esse jogo com mais grana, mais efeitos visuais e uma duração um pouco maior seria mais fácil de ser divulgado pro grande público.

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Já começou a decepção ahahha

 

Fui jogar no PC e só tá disponível na loja da Epic, ou seja, Gamepass não rola pro PC ainda porque o jogo bancado pela MS não foi lançado ainda na loja da MS no Windows 10.

 

Parabéns a todos os envolvidos.

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1 hora atrás, LOP disse:

Já começou a decepção ahahha

 

Fui jogar no PC e só tá disponível na loja da Epic, ou seja, Gamepass não rola pro PC ainda porque o jogo bancado pela MS não foi lançado ainda na loja da MS no Windows 10.

 

Parabéns a todos os envolvidos.

 

Pra PC ele é exclusivo da Epic Games Store, e deve ficar assim por 2 anos (eu acho) que é o prazo do contrato deles.

 

Aliás, algumas devs menores estão fechando exclusividade com a Epic Games Store devido ao percentual da plataforma ser o menor de todas as lojas de PC (18%, em comparação o Steam cobra 30%).

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