Análises

Opinião – Mass Effect 3: Extended Cut

ESTE POST NÃO CONTÉM SPOILERS SOBRE MASS EFFECT 3, SEU FINAL ORIGINAL E MUDANÇAS FEITAS NO EXTENDED CUT!

Depois de uma revolta imensa de gamers contra o final de Mass Effect 3 a BioWare começou a trabalhar no DLC “Extended Cut” que, segundo eles, iria expandir o final do jogo, esclarecendo duvidas deixadas pelo final original.

Agora, o DLC foi finalmente lançado e pode ser baixado na Xbox Live, PSN e Origin de graça. Porém a grande pergunta é: Eles consertaram o final? A resposta vai depender do que você espera da expansão.

Para ver todas as mudanças feitas pelo DLC, você deve retroceder seu save até a missão anterior a sua volta a Terra para o combate final (não mencionarei qual o objetivo da missão para evitar spoilers). E após ter jogado até o fim duas vezes, vendo dois dos finais novos, e os outros que sobraram no YouTube, eu fiquei bem satisfeito, porque tapou os buracos existentes na narrativa original, adicionou novas opções de dialogo em algumas conversas com outros personagens e aumentaram a duração da cena final com um slide show que possui voice over narrando as consequências de sua escolha final. Para aqueles que só queriam saber qual foi o destino dos tripulantes da Normandy, lamento informar, mas esse DLC não vai te agradar, optando por mostrar qual será o futuro para uma galáxia sem a ameaça dos Reapers.


Ao conversar com amigos, reparei que alguns reclamaram do fato de a maior parte da expansão da cena final ser só fotos e um personagem (varia dependendo da sua escolha final) falando ao fundo. Eu não concordo com isso pelo simples fato de, olhando para lado de tempo vs qualidade, não havia como produzir 3 cutscenes extensas com animação 3D em simplesmente 3 meses de desenvolvimento, mantendo o padrão de qualidade da série que estamos acostumados. Com isso em mente, é fácil ver o porque que a opção que temos foi a escolhida.

Em geral, fiquei satisfeito com a conclusão mais elaborada do jogo. Eu teria adorado ver o que aconteceu com a minha tripulação, que venho lutando ao lado desde o primeiro jogo, mas a visão geral do que o futuro traria para o universo de Mass Effect foi bem agradável. Recomendo a todos que terminaram a saga de Shepard e saíram insatisfeitos! Não custa nada baixar (literalmente! É gratuito!) e quem sabe não muda a sua opinião sobre o final?

 

Bernardo Dabul
Últimos posts por Bernardo Dabul (exibir todos)

Comentários