Análises

Análise – Battlefield 3: Armored Kill

Já sentimos nostalgia com Back to Karkand, tivemos um pouco de Call of Duty em nosso Battlefield com Close Quarters e agora chegou a vez de veículos dominarem tudo. Apertem seus sintos e deixem seus kits de reparo de veículo próximo, porquê Armored Kill não é só uma expansão… É Battlefield 3 com anabolizantes!

Battlefield 3: Armored Kill é a mais nova expansão, que por enquanto só está disponível para membros Premium, com 4 mapas novos.  Todos eles tem um foco em combate de veículos, seja terrestres ou aéreos.

Alborz Mountains é de longe o melhor de todos nessa expansão. Como o nome sugere, é localizado na base de uma montanha cheia de neve. O mapa inclui relevos diferenciados e campo aberto o suficiente para os veículos poderem navegar o terreno irregular sem frustrações. Enquanto um time fica no lado mais alto do mapa, coberto de neve, o outro começa na base da montanha, onde tem uma pequena floresta e um lago congelado onde é possível atravessar com veículos. Em geral as partidas são muito bem equilibradas, nunca tendo o clássico cenário onde um time tem todos os pontos e prende os adversários em sua base principal.

Death Valley consegue ser um pouco pior que os outros. O mapa é localizado entre duas montanhas, com um terreno irregular, o que causa a travessia com veículos algo mais difícil. Adicionalmente o mapa é escuro, várias vezes não enxergando meu alvo porque não consegui avista-lo na escuridão (pode ser só comigo esse problema, uma vez que jogo com brilho um pouco abaixo do normal).

Bandar Desert é um dos maiores mapas da expansão, se passando em um vasto deserto com somente algumas bases militares espalhadas para marcar os pontos de captura. Em geral é um mapa relativamente plano, só com os montes de areia servindo de cobertura, logo é um ótimo mapa se você gosta de destruir inimigos terrestres em um helicóptero. Por outro lado, a travessia com veículos menores e mais rápidos se torna mais fácil, o que torna a tarefa de defender um ponto específico contra inimigos mais difícil.

 

Armored Shield é o único mapa da expansão que não contém jatos (porém o AC-130 ainda está presente). O mapa fica em uma planície grande, porém extensa, logo é um lugar perfeito para combate de tanques. Helicópteros também irão se beneficiar nesse mapa. Os pontos de captura são bem espalhados e para os poucos que forem sem nenhum veículo ao local, é possível se abrigar nos prédios presentes em cada um. Como em Bandar Desert, o uso do quadricículo é essencial nesse mapa para viajar rapidamente de um ponto para outro, já que o terreno é favorável.

Além dos mapas, foram adicionados alguns veículos ao jogo também. O mais novo veículo aéreo, o AC-130, na verdade não é controlado por players e sim pelo computador. Os jogadores só tomam comando de suas armas laterais, podendo atirar os canhões no campo de batalha abaixo. Enquanto isso no chão temos um tipo de tanque novo que é especializado para destruir os outros tanques anteriormente presentes no jogo, uma espécie de caminhão de artilharia que pode ser montado para atirar morteiros e um quadriciculo para dois passageiros possibilitando viagem rápida de ponto a ponto. Todos os veículos encaixam bem nessa expansão e raramente haverá um momento onde um veículo parece dominar todos os outros. Somente o controle do quadricículo que não se sai tão bem, causando a perda da direção com extrema facilidade quando em maiores velocidades.

Infelizmente, existem alguns problemas com essa expansão. Embora os mapas realmente sejam maiores, não foi aumentado o número de jogadores por servidor. Isso resulta em vários momentos onde o jogador está viajando pelo mapa para chegar ao objetivo, mas não encontra nenhum outro jogador, seja aliado ou inimigo. Além disso, o AC-130 consegue ser destruido com extrema facilidade e seus tiros não fazem tanto estrago assim.

Mesmo com alguns problemas, ainda recomendo fortemente Armored Kill para todos que gostam de Battlefield! Coletando tudo de bom no jogo e elaborando ainda mais em cima disso, a expansão consegue ser um novo gosto em uma fórmula que ja conhecemos a um ano. Sem dúvida todos que tem uma paixão por veículos devem comprar, uma vez que esse DLC foi feito para você!

 

Bernardo Dabul
Últimos posts por Bernardo Dabul (exibir todos)

Comentários