Notícias

Veja os jogos mais vendidos do Brasil

Listas periódicas com jogos e consoles mais vendidos são comuns nos Estados Unidos e Japão. Incontáveis debates em fóruns já foram gerados através destas listas, onde pode-se avaliar a performance de mercado de determinado jogo, em contraste com sua performance na crítica especializada.

Também é uma ótima ferramenta para mapear e entender o que pensam os jogadores atualmente.

Agora a revista Veja, em uma parceria com o grupo GfK Retail and Technology, um dos maiores grupos de pesquisa do mundo, passará a publicar mensalmente em seu site a lista de jogos mais vendidos, divididos por console.

Inicialmente a lista aparenta ser bem simples, sem unidades de hardware vendidas ou até mesmo o número de unidades de cada jogo, além de se limitar somente aos 10 primeiros colocados, porém serve para termos uma base do que os jogadores brasileiros mais gostam, e como isso se compara com os jogadores do exterior. A primeira lista publicada engloba as vendas do mês de Novembro de 2012.

Analisando-se superficialmente as listas, pode-se notar que jogos de tiro e futebol predominam o gosto do jogador brasileiro nos consoles HD, enquanto os de plataforma encantam os jogadores do Wii. Nota-se também que na disputa entre Fifa e Pro Evolution Soccer, o segundo leva a melhor em todas as plataformas, contrariando a crítica especializada.

Fica nítida uma predisposição do jogador brasileiro em comprar edições limitadas e especiais dos jogos, que geralmente acompanham algo a mais (seja uma réplica de algum personagem, fases a mais, um pôster, etc.), por mais que estas cheguem ao Brasil custando uma fortuna.

Outro fato curioso é a presença de dois jogos de dança na lista do Xbox 360 e do Wii. Aparentemente é um estilo de jogo cujo o público brasileiro não abre mão, e com certeza as vendas foram alavancadas devido aos controles de movimento de ambos os consoles (Kinect e Wiimote).

Apesar de ser o console HD com um número maior de títulos exclusivos, o Playstation 3 figura somente com God of War 3 na lista como exclusivo, sendo todos os outros títulos de sua lista lançados em outras plataformas. Já os jogos exclusivos do  Xbox 360 caíram mais no gosto do público brasileiro, emplacando 3 títulos exclusivos no top 10. Já o Wii é campeão no segmento e possui, entre os 10 títulos, 7 exclusivos.

Confira o ranking abaixo:

Xbox 360:

  1. Call of Duty: Black Ops II

  2. Halo 4

  3. Pro Evolution Soccer 2013

  4. Dance Central 3

  5. FIFA Soccer 13

  6. Forza Horizon

  7. Pro Evolution Soccer 2012

  8. Assassin’s Creed III Signature Ed.

  9. Just Dance 4

  10. Call of Duty: Black Ops II Ed. Limitada

Playstation 3:

  1. Call of Duty: Black Ops II

  2. Pro Evolution Soccer 2013

  3. FIFA Soccer 13

  4. Assassin’s Creed III Signature Ed.

  5. Call of Duty: Black Ops II Ed. Limitada

  6. God of War III

  7. Grand Theft Auto IV

  8. Resident Evil 6

  9. Assassin’s Creed III

  10. Pro Evolution Soccer 2012

Nintendo Wii:

  1. Just Dance 4

  2. Pro Evolution Soccer 2012

  3. New Super Mario Bros.

  4. Donkey Kong Country Returns

  5. Mario Kart Wii (Jogo + Volante)

  6. The Legend of Zelda: Twilight Princess

  7. Just Dance 3

  8. Wii Sports

  9. Super Mario Galaxy 2

  10. Mario Party 9

A matéria noticiando a publicação mensal do ranking pode ser lida no site da Veja.

A lista pode ser acessada aqui.

Agradecimentos ao usuário de nosso fórum, marcel_gp2, por ter postado originalmente a matéria.

Comentários(2)

  1. Avatar

    Nada contra porque há quem goste, mas, comprar um console para uso único e exclusivo de games de futebol é limitar demais seu hardware, seu desempenho sendo que próprio tem capacidade para, além disso.

Comentários