Notícias

Xbox 360 ultrapassa Playstation 3 no Brasil

PlayStation não é mais sinônimo exclusivo de videogame no Brasil. Ao menos não da maneira como foi na geração passada com o domínio absoluto da plataforma da Sony. Segundo pesquisa da ACIGAMES (Associação Comercial dos Games), em parceria com a consultoria Newzoo da Holanda e divulgada durante o 2º Fórum Nacional do Comércio de Games, o Xbox 360 é o console líder de mercado no Brasil com 9,2 milhões de consoles em território nacional.

Em 2012, houve um crescimento de 61% no número de jogadores da plataforma da Microsoft enquanto o Playstation 3, da Sony, fechou 2012 com 8,4 milhões de jogadores, crescimento de 35% em relação ao ano anterior.

O motivo principal dessa mudança pode ser atribuído a decisão da Microsoft de nacionalizar a produção do seu console, o que reduziu o preço final do Xbox 360 em aproximadamente 40%. Executivos da Sony no Brasil admitem que a empresa teria interesse em fazer o mesmo, porém, a companhia não tem nenhuma previsão sobre o assunto. Uma das razões para isso seria a crise mundial pela qual a Sony passa atualmente, e que fez o valor de mercado da empresa atingir o mais baixo patamar dos últimos anos.

Ainda assim, a grande novidade e vitória para os games no Brasil, é que tanto PlayStation 3 quanto Xbox 360 conseguiram crescer acima da média no mercado. A quantidade de pessoas que passam em média ao menos uma hora por dia jogando videogames cresceu 15% no País de 2011 para 2012. No total, o Brasil conta com 40,2 milhões de jogadores ativos.

Átila Graef

Comentários