Notícias

Agora é oficial, Linux tem STEAM!

LINUX STEAM

Parece que a promessa do Steam, de levar sua rede pro Linux, finalmente saiu da teoria (após alguns meses de beta test) e passou para a pratica, porém uma única pergunta se faz necessária… nem todos os jogos disponíveis pra Linux, são no padrão OpenGL, mas eu falarei mais sobre isso mais abaixo.

Então sem mais delongas, vejam alguns dos jogos disponíveis para Linux, todos em promoção! (E Team Fortress 2 de graça!)

                             

Como não poderia deixar de ser, alguns comentários tem que ser feitos em cima disso:

– A Valve é bastante corajosa em lançar seu produto em software livre. Está em cima de um mercado ignorado pelas softhouses e com certeza vai colher frutos na sua empreitada.

– Foram lançados 50 jogos, 1 gratuito e os outros com promoções BOAS.

– A Plataforma recomendada é o Ubuntu, distribuição Linux que já tem um certo peso no mercado, tanto de Desktops quanto servidores… tem um bom suporte pela comunidade e é bem aceita no geral pela facilidade de uso.

– Todos os jogos foram “traduzidos” para o OpenGL, o que na pratica, segundo rumores, evidenciariam um possível “tradutor” ou “interpretador” do DirectX pra OpenGL, on-the-fly… e é ai que começam as especulações, sobre possíveis processos.

– A melhor vantagem é que, possivelmente, a produção de jogos pra Linux vai aumentar. Há quem defenda que o OpenGL permite a mesma qualidade gráfica ou até melhor que os atuais DirectX10 e 11, é ver pra crer realmente. Principalmente porque os jogos convertidos, por enquanto, ainda se utilizam do DirectX9 que cá entre nós, é massivamente usado no Linux a anos… via Wine e suas variantes, inclusive com engenharia reversa para melhor performance.

Enfim, essas são as novidades da Valve e do Steam para o Linux. Se você gosta de Linux, agora tem um motivo a mais para isso.

http://steamforlinux.com/

Luiz Rafael
Últimos posts por Luiz Rafael (exibir todos)

Comentários(2)

  1. Avatar

    Parabens Seifer! Vamos ver se os jogos da Valve no Linux irá dar certo. Só falta os drivers para as placas de vídeo de código fechado terem um desempenho melhor.

    • Luiz Rafael

      Opa, valeu ai… mas pelo tempo de Beta Test, já deu… já ta rolando e muita gente já baixou o Steam para Linux (eu mesmo, testei numa VM aqui e rodou legal o Team Fortress). Acredito que agora com o Valve nessa empreitada, Nvidia e ATI (AMD) tomem vergonha na cara suja deles, e lancem drivers decentes, porque a Nvidia até tem, mas não da suporte a algumas coisas… e a ATI nem sei como anda.

      A hora que sair um suporte full oficial de ambas, as coisas vão começar a andar no Linux de forma mais consistente…

Comentários