Análises

Prévia: SimCity (Beta)

Recentemente recebemos um convite da EA pra participar de um Beta fechado do novo SimCity para PCs. Foram somente 24 horas de Beta, e com possibilidade de jogar cada cidade por apenas uma hora no máximo, mas apesar disso conseguimos experimentar o jogo o suficiente pra trazer algumas impressões.

Durante as seções de jogo, a maior diferença que notamos entre essa versão e os Sim City antigos, é que aqui, tudo parece muito mais vivo e dinâmico. Em Sim City 2000 ou no mais recente título da série, Sim City 4, sentíamos que tudo era apenas a simulação do que era tecnicamente uma cidade, sem coração, sem amor, trazendo no máximo orgulho em sua arquitetura. Durante esse beta, no entanto, sentimos como se montando algo vivo, uma cidade que adquiria personalidade com o que colocavamos lá. Uma das razões pra essa mudança na percepção da cidade, é que cada morador, ou “sim” é tratado como uma pessoa de verdade, e vai agir como tal, tendo local de trabalho, casa, preferências e exigências com relação a sua administração.

sim city (12)

No geral, o jogo está mais simples e com isso mais fácil de jogar. Mas não se engane, pois isso não é necessariamente algo ruim. No que o novo SimCity perdeu com a simplicidade, ganhou em dinamismo, eliminando coisas entediantes de se fazer, como canos de água que agora são automáticos, medições de zonas e visualizações de dados diretamente no mapa ou “data views”, que são versões simplificadas dos antigos gráficos e estatísticas.

Ainda assim, essa facilidade do sistema não garante o sucesso de sua administração. O jogo continua desafiador e é necessário administrar as suas finanças com cuidado. Nas primeiras cidades, não demoramos a ir a falência, e precisamos de algum tempo pra retomar o controle da situação financeira e melhorar as vidas de nossos sims.

Com relação ao sistema, a maior diferença é que o jogo foca mais em regiões do que apenas sua cidade. O que significa que é bom direcionar seu governo para diferentes áreas; como uma cidade especializada em gerar energia e vender seus recursos para as cidades vizinhas. Imaginamos como isso será divertido com o novo elemento multiplayer do jogo (que estava desativado no Beta). Infelizmente isso resulta em cidades que parecem menores, principalmente ao comparar com os antigos títulos da série. Essa impressão ficou em nossas cidades de 1 hora de jogo, mas imaginamos que com mais tempo de jogo seja possível crescer mais.

sim city (1)

Com relação aos gráficos, o jogo impressiona pela beleza e fluência com que a cidade funciona. O nível de zoom chama a atenção, mesmo que seja algo que não será tão usado ao jogar sério. Obviamente o jogo puxa mais para o lado artístico do que realista, mas ainda assim brilha, com construções específicas e com um nível de detalhes elevado. As músicas fazem jus a série e continuam ótimas, dando o tom certo de “relaxamento” que você precisa pra fazer o seu trabalho de prefeito.

Dos problemas, podemos dizer que a exigência de estar 100% online pra jogar seja um deles, uma vez que a sua cidade será salva no servidor. Ainda que isso se faça necessário para o multiplayer, imaginamos que tal decisão possa atrapalhar jogadores no Brasil.

O novo SimCity será lançado em 5 de Março de 2013 e será exclusivo para as plataformas PC e Windows no lançamento, com versões para Mac a serem anunciadas posteriormente para o segundo Semestre.

 

Átila Graef

Comentários(3)

  1. Avatar

    Ótimo preview, parabéns!
    Pena que para mim, quando eu clico nas imagens no fim do texto, elas não ampliam, fala: “make sure the path is correct and that the image exists”.
    Ah, isso aconteceu em outros posts já, também.
    Estou usando iPad, pode ser isso…

  2. Átila Graef

    Corrigi a galeria de imagens Clark. Dá uma olhada que acredito que as imagens vão abrir agora 😉

  3. Avatar

    Beleza, agora as imagens funcionaram sim!
    Belas, por sinal 🙂

Comentários