Notícias

Alguns números do mercado nacional

Números de vendas do mercado nacional são sempre complicados de se obter. Os motivos são diversos, mas entre eles, dois se destacam: não temos um veículo que consolida as informações e somente os números oficiais não equivalem ao todo, em nosso mercado repleto de produtos “não oficiais”. Dessa forma sempre é interessante quando surgem números de vendas de uma das maiores plataformas de comércio online do país.

Essa semana recebemos uma nota da assessoria de imprensa do MercadoLivre, falando sobre as vendas de jogos eletrônicos e mostrando que se tornaram a principal categoria do site. Abaixo a nota:

“De acordo com um levantamento feito pelo MercadoLivre, empresa líder em e-commerce na América Latina, os jogos para videogame foram os produtos mais solicitados na plataforma, com 44% das vendas no primeiro quadrimestre deste ano. Os jogos foram seguidos de acessórios com 34% e consoles com 11% das vendas. Com relação às plataformas de games mais vendidos, o campeão foi o PlayStation 3, seguido pelo Xbox 360 e pelo PlayStation2, jogos de PC e joystick e pelo Sony PSP. O destaque, no entanto, fica por conta do Xbox 360 que teve um crescimento de 10% nas vendas no mesmo período. Já em relação aos termos mais buscados na plataforma para esses quatro primeiros meses do ano foram o PSP, Kinect, jogos PS3, Nintendo 3DS e o Wii U.”

É interessante observar que em números oficiais, (aparelhos fabricados e vendidos oficialmente no país),  a Microsoft domina o mercado com seu Xbox 360 atingindo expressivos 85% do market share. No entanto em aparelhos importados não oficialmente, os números do MercadoLivre mostram que o PlayStation 3 é o aparelho mais vendido atualmente na plataforma nos produtos “não oficiais”.

Segundo um levantamento da ACIGames (Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games) divulgado durante o 2º Fórum Nacional do Comércio de Games o mercado de games do Brasil tem atualmente mais de 40,2 milhões de jogadores ativos em todo o país sendo que desses, 9,2 milhões são jogadores online no Xbox 360 e 8,4 milhões de jogadores online no PlayStation 3.

Através desses números é possível entender melhor como o Brasil se tornou o 4º maior mercado de games do mundo e o porque empresas como Microsoft e Sony estão investindo na fabricação local de seus aparelhos.

Átila Graef

Comentários(4)

  1. Avatar

    Haja muamba. O Mercado Livre deveria ser chamado de Muamba Livre.

  2. Avatar

    Acho que no mínimo 96% dos meus games de PS3 foram comprados no Mercado Livre e não vejo mal nenhum em se comprar nesse site e, até o momento todas as minhas negociações/compras feitas lá foram tranquilas. E digo mais, quem quer realmente economizar ou não tem dinheiro de sobra e escorrendo pelas mãos, é um bom lugar para se comprar, pois afinal de contas não são todas as pessoas e principalmente em nosso país tem altos salários para chegar a pagar até R$200,00 em um game, isso e tratando de uma Standard Edition imagine então em uma Collector Edition.

  3. Avatar

    O MercadoLivre já foi bom..agora fazem igual a sony colocamos preços tbm nas alturas…

Comentários