ArtigosE3 2013

E3 2013 * Coletiva de Imprensa da EA

A coletiva de imprensa da EA trouxe várias novidades interessantes, tanto pra quem é um gamer hardcore, quanto pra quem é mais interessado em jogos de esporte.

A coletiva começou com o trailer de um jogo que parecia ser Battlefield 4, porém depois foi revelado que na verdade era o novo Plants vs Zombies: Garden Warfare.  O jogo se mostrou ser uma variação de Tower Defense, onde 4 pessoas podem jogar cooperativamente.

Plants vs Zombies: Garden Warfare

Os jogadores agora tem controle de somente uma das plantas características do jogo, ao contrário de controlar todas no jardim como no jogo original. Cada planta assume o papel de uma respectiva “classe”. Adicionalmente, a perspectiva do jogo é na terceira pessoa, se tornando muito mais orientado a ação do que estratégia. Garden Warfare funciona como um modo Horde, onde os jogadores devem derrotar todos os inimigos em uma wave. Foi possível identificar também alguns elementos como acúmulo de pontos de sol para plantar outras plantas que te ajudam na batalha. Essas plantas adicionais são ativadas pelo jogador, porém são controladas pela inteligência artificial.

Por mais que o estilo Horde seja algo comum hoje em dia, a introdução de elementos do Plants vs Zombies original, repensados para funcionar como uma mecânica de um jogo de tiro de terceira pessoa, pode ser o suficiente para dar um diferencial ao jogo em relação a seus competidores. Plants vs Zombies: Garden Warfare estará disponível para jogar no pavilhão da E3, então será possível analisar melhor o que o jogo traz de novo ao gênero.

Antes de encerrar a apresentação da PopCap, foi revelado que Peggle 2 está em desenvolvimento, porém nada além de um breve teaser foi mostrado.

Logo depois foi mostrado um trailer de TitanFall, o novo jogo de tiro em primeira pessoa da Respawn Entertainment. O vídeo relata o que a equipe pensa do projeto e qual a visão que eles querem atingir, além de ter mais um pouco de gameplay.

TitanFall EA

Já havia sido mostrado uma demonstração ao vivo do jogo na conferência da Microsoft, então não houve nada realmente de novo para se ver. Dito isso, o jogo está parecendo ter muito potencial, mostrando grande dinamismo em seu combate, graças aos mechs que o jogador pode entrar e sair a vontade e tem um impacto significante no decorrer da batalha.

Logo em seguida, foi o momento onde a EA resolveu mostrar os frutos do seu direito para desenvolvimento de jogos da franquia Star Wars. Finalmente, depois de todo esse tempo, foi revelado que Star Wars Battlefront está em desenvolvimento. Não foi mostrado nada além de um breve teaser, porém só saber que esse jogo verá a luz do dia já é uma ótima notícia para fãs dessa série.

Star Wars Battlefront

Os aficionados por carros também tiveram seu momento de felicidade com uma demonstração ao vivo do Need for Speed: Rivals. O jogo tem a funcionalidade de migrar o jogador de um ambiente single player, onde os oponentes na corrida e policiais na perseguição são controlados pela inteligência artificial, para um ambiente multiplayer, onde a inteligência artificial é substituída por jogadores que estão na mesma região do mapa. No demo mostrado, o primeiro jogador era um corredor participando da corrida, enquanto o outro era policial, que estava em patrulha pela região. No momento que o jogador em patrulha se aproximou da corrida que estava ocorrendo no mundo do primeiro jogador, o jogo automaticamente migra ambos para multiplayer, assim o policial pode perseguir o corredor. Não foi mostrado um caso onde um jogador que entre assuma controle de outro corredor que está participando da corrida.

Need for Speed Rivals EA

Além disso, foi mostrado que com um tablet, é possível chamar um helicóptero para ajudar o policial. Não se sabe se haverá uma funcionalidade semelhante para o corredor.

Sem perder tempo, EA revelou também alguns detalhes novos sobre o filme do Need For Speed que está sendo feito. Aaron Paul, o ator principal, subiu no palco para falar um pouco sobre o filme. Além de um breve trailer mostrando algumas cenas de ação, nenhum detalhe mais importante, como qual vai ser o enredo por exemplo, foi mostrado.

NFS EA

BioWare também não ficou de fora do evento, revelando o primeiro trailer de Dragon Age: Inquisition. Embora nenhum gameplay tenha sido mostrado, segundo o trailer, Morgana irá retornar com o filho do herói do primeiro jogo, com a narrativa girando em torno das escolhas desse filho.

Dragon Age Inquisition EA

Nenhuma coletiva da EA estaria completa sem um segmento dedicado à EA Sports. Então não foi surpresa nenhuma ver jogos esperados como Fifa 14, Madden NFL 25, NBA Live 14 e o novo UFC.

EA Sports

Fifa 14 agora vai ter maior controle de dribles e de movimentação do jogador. Além disso foi mostrado um trailer com gameplay da versão Pre-Alpha do jogo.

NBA Live 14 mostrou a tecnologia bouncTek, que da maior ênfase nos dribles feitos durante a partida.

UFC agora terá deformação do corpo dos lutadores quando forem atingidos. Foi revelado também que será lançado  no outono de 2014.

Por último, Madden NFL mostrou gameplay, além de algumas melhorias técnicas no jogo, como a forma que os jogadores pisam, trocam o peso de uma perna pra outra, etc.

EA não deixou seu carro chefe de fora, mostrando Battlefield 4 em todo seu esplendor. Já havia sido mostrado um pouco de gameplay na coletiva da Microsoft, mas foi somente do single player do jogo. Dessa vez foi mostrado o multiplayer, com 64 pessoas jogando em tempo real!

Battlefield 4 EA

Foi revelado também o retorno do Commander, um jogador que está de olho no campo de batalha, orientando os esquadrões e tem a capacidade de lançar ataques de artilharia para ajudar as tropas aliadas.

Foi mostrado também o conceito de “Levolution”, onde as fases vão se transformando ao longo da partida. Dois exemplos foram mostrados. O primeiro um esquadrão derrubava um pilar que sustentava uma rua, causando o tanque que estava acima, que caiu no buraco e ficou preso, virar presa fácil para as C4s de um jogador. O segundo exemplo foi mais marcante, onde as colunas que sustentavam um prédio foram destruidas e depois de alguns segundos, a construção inteira foi derrubada!

Levolution EA

Claramente a franquia Battlefield deu um salto com a nova geração de consoles. Os gráficos estão incríveis, o fato das fases poderem mudar tão radicalmente pode fazer o jogo se tornar muito mais dinâmico além do aumento do número de jogadores (pelo menos para consoles), que faz os campos de batalha serem mais populados.

Para fechar a tarde, foi mostrado um breve trailer de Mirror’s Edge 2. Além de revelar a Faith com um visual novo, breves clipes de gameplay apareceram. Infelizmente não foi divulgado nenhuma data de lançamento ou detalhes adicionais do jogo.

Mirror's Edge 2

Em geral a EA fez uma boa coletiva de imprensa. Mesmo sabendo que clássicos da EA como Battlefield 4 e EA Sports iriam estar presentes, as inovações foram interessantes e realmente melhoravam os jogos de forma original. As surpresas, mesmo que já esperadas graças a boatos, foram um ponto forte da apresentação também, com Battlefront e Mirror’s Edge 2 sendo duas franquias adoradas por muitos e que realmente precisavam de mais um jogo.

Bernardo Dabul
Últimos posts por Bernardo Dabul (exibir todos)

Comentários