Notícias

Microsoft Remove DRM para Xbox One

Depois de sofrer muita crítica por suas políticas adotadas para o seu console da nova geração, o Xbox One, a Microsoft divulgou que serão retirados todos os bloqueios de DRM para jogos e a necessidade de conectar o console a internet a cada 24 horas para poder jogar.

Tudo que o usuário deve fazer agora é conectar o console à internet quando estiver fazendo a configuração inicial. Depois disso não será mais necessário nenhum tipo de conexão a internet para jogar, tanto jogos em disco, como jogos baixados.

Adicionalmente, a venda, troca e empréstimo de jogos voltou a ser uma possibilidade para o console, porém Microsoft informa que isso só será possível nos formatos tradicionais. As funcionalidades de empréstimo através da Xbox Live, por exemplo, estão sendo retiradas.

Foi ressaltado também que agora todos os jogos lançados em disco estarão disponíveis para download pela Xbox Live no dia de lançamento. Esses jogos baixados também poderão ser jogados offline. Foi revelado também que jogos de Xbox One irão funcionar em qualquer console, ou seja, não haverá nenhum bloqueio de região.

Ainda existem muitas dúvidas em como essa mudança vai afetar a maneira como o console irá funcionar, como por exemplo se o conteúdo digital baixado em um console poderá ser utilizado por todas as contas presentes nele, mas nenhuma outra informação foi revelada.

COMENTÁRIOS DE RODRIGO DARIN Rodrigo Darin

Frente a imensa negatividade expressada pelos jogadores de todo o mundo em relação às políticas restritivas de seu próximo console, o Xbox One, a Microsoft decidiu hoje voltar atrás e alterar as limitações impostas anteriormente.

Em um post divulgado no site oficial do console, Don Mattrick, presidente da divisão de entretenimento da empresa, veio a público dizer (texto traduzido e resumido):

Desde que revelamos nossos planos para o Xbox One, meu time e eu temos prestado atenção em vocês, lido seus comentários e ouvido seu feedback. Eu gostaria de aproveitar a oportinidade hoje para agradecê-los por sua ajuda em nos ajudar a remodelar o futuro do Xbox One.

Vocês nos disseram o quanto gostavam da flexibilidade que têm hoje com os jogos adquiridos em disco. A habilidade de emprestar, compartilhar e revender estes jogos quando quiserem é de uma importância incrível para vocês. Também importante é a liberdade de jogar offline, por qualquer período de tempo, em qualquer lugar do mundo.

Uma conexão com a internet não será necessária para jogar jogos de Xbox One offline. Após um registro inicial do sistema em um Xbox One novo, você poderá jogar qualquer jogo em disco sem precisar conectar novamente. Não há a necessidade de se conectar a cada 24 horas e você pode levar seu Xbox One onde quiser e jogar seus jogos, assim como já é no Xbox 360.

Troque, empresete, revenda, dê de presente e alugue jogos em discos exatamente como você faz hoje. Não haverá limitações no uso e compartilhamento de jogos, funcionará assim como funciona hoje no Xbox 360.

Além de comprar um disco em alguma loja, você também pode baixar jogos da Xbox Live no dia de seu lançamento. Se preferir baixar seus jogos, você poderá jogá-los offline assim como faz hoje. Jogos de xbox One serão jogáveis em qualquer console Xbox One — não haverá restrições ou travas regionais.

Tais mudanças impactarão alguns dos cenários que anunciamos previamente para o Xbox One. O compartilhamento de jogos funcionará da mesma maneira que hoje, você simplesmente compartilha o disco. Jogos baixados não podem ser compartilhados ou revendidos. Além disso, para o jogo funcionar, o disco precisa estar dentro do console, assim como acontece hoje.

Apesar de acreditarmos que a maioria das pessoas vão jogar online e acessar a nuvem tanto para jogos quanto para entretenimento, nós daremos aos consumidores a escolha de conteúdo físico e digital. Nós prestamos atenção e ouvimos seu feedback de forma alta e clara que vocês querem o melhor de ambos os mundos.

Tais alterações indicam que as medidas impostas anteriormente eram puramente devido à proteção contra cópias e revenda, e não pela imprescindibilidade do acesso à nuvem conforme a empresa pregava anteriormente.

A grata surpresa foi pela opção de tornar o console “Region-free”, ou seja, sem restrição quanto ao local onde o jogo foi comprado e onde o console em que ele será jogado foi fabricado. A grande perda com esta mudança foi o serviço de compartilhar jogos com 10 pessoas de sua lista de amigos.

Os jogadores se fizeram ouvir, e mostraram ter voz ativa frente ao que consideram aceitável ou não.

E você? Preferia o jeito antigo de se compartilhar jogos ou ficou feliz com a mudança? Dê sua opinião nos comentários.

Para o texto original completo e em inglês, acesse:

http://news.xbox.com/2013/06/update

Bernardo Dabul
Últimos posts por Bernardo Dabul (exibir todos)

Comentários(5)

  1. Avatar

    Isso tudo devido as manifestações do Brasil. hahaha

  2. Avatar

    Isso é uma ótima notícia, para quem vai comprar o XBOX ONE ou ambos, PS4 e XBOX ONE, o que não vai ser o meu caso. 🙂

  3. Avatar

    NÃO É POR R$0,20, E PELO FIM DO DRM! \o/
    ahahhahahahahhah

  4. Avatar

    A notícia é excelente e o console ficou bem mais atrativo, mas entre ele e PS4 ainda prefiro o da Sony :-/

  5. Avatar

    Não vejo à hora de adiquirir o meu!;D

Comentários