Notícias

Morre Hiroshi Yamauchi

Hiroshi Yamauchi, ex-presidente de longa data da Nintendo (de 1949 a 2002) e antecessor do atual presidente Satoru Iwata, faleceu hoje aos 85 anos.

Conhecido como o homem mais rico do Japão, Yamauchi é tido como uma das pessoas mais influentes da história dos videogames. Um dos responsáveis por desenvolver consoles domésticos como o NES, Yamauchi abandonou seus estudos universitários para assumir o cargo quando seu avô sofreu um derrame.

mario_cryEle levou a empresa através da sua grande transição de um fabricante de brinquedos infantis e jogos de cartas à sua posição atual como uma das grandes líderes do mundo dos games. Também era dono de uma equipe de Baseball nos Estados Unidos, os Mariners (embora ele nunca tenha ido a um jogo da equipe).

A qualidade dos jogos sempre foi fator de extrema importância para Yamauchi. Existem relatos de que ele exigiu que o N64 fosse difícil de programar para garantir que os desenvolvedores tivessem que trabalhar duro para trazer os melhores jogos para o console.

O último console que Yamauchi supervisionou foi o Nintendo GameCube, com foco puramente em jogos para garantir que fosse o console mais barato da sua geração, ao contrário de seus concorrentes que já ofereciam opções extras como DVD Player. Da era NES ao GameCube, Yamauchi permaneceu focado em trazer jogos a preços acessíveis para as massas. Ele foi sucedido na Nintendo por Satoru Iwata em 2002.

Hiroshi Yamauchi nasceu em 7 de novembro de 1927 e faleceu de pneumonia no Japão em um hospital de Kyoto, em 19 de setembro de 2013.

Para ler mais sobre a história da Nintendo, acesse nosso artigo especial que conta a história da empresa em duas partes:

Parte 1: In Nintendo We Trust

Parte 2: Ascensão e Queda

Átila Graef

Comentários