Notícias

Nintendo cancela participação na BGS 2013

Hoje tivemos a triste confirmação de que a Nintendo cancelou sua participação na edição 2013 da Brasil Game Show, a maior feira de videogames do Brasil.

Em uma entrevista à Folha, Bill van Zyll, gerente-geral da Nintendo para a América Latina disse: “Estamos fazendo com que as novidades cheguem ao mundo todo por meio da Nintendo Direct (conferências de vídeo transmitidas on-line) e canais de redes sociais”. Ao que tudo indica, a Nintendo está expandindo a decisão tomada na E3 2013, onde pela primeira vez na história do evento, ficou de fora das tradicionais conferências de imprensa e foi bastante criticada por isso.

Em nota, Marcelo Tavares, organizador da BGS, lamentou a decisão da empresa. “Além de organizador da feira, falo como fã: estou chateado e decepcionado. Tenho um imenso carinho pela Nintendo e tentei negociar de todas as formas possíveis.” No lugar da Nintendo, teremos uma livraria: A Saraiva ocupará o espaço que foi da empresa na edição 2012 do evento.

A pergunta que fica é: no que isso afeta os gamers brasileiros? Bem, se você gostar da Nintendo, a má notícia é que a recíproca não parece ser verdadeira. O Wii U, que já havia sido prometido aos brasileiros no início de 2013 e depois foi adiado para o final deste ano, até agora continua sem qualquer perspectiva de lançamento em terras nacionais. E esse atraso não parece que estava nos planos da empresa, já que o console conta com os menus em Português do Brasil como opção de fábrica. Já as rivais Sony e Microsoft, confirmaram os lançamentos de seus próximos consoles no Brasil, PlayStation 4 e Xbox One respectivamente, ainda em 2013.

E não é como se a gigante japonesa não tivesse recursos financeiros para bancar sua participação no evento. Longe de uma crise financeira, os resultados da empresa são positivos, mas a decisão que parece ser mais “estratégica” mostra que a Nintendo pode estar sofrendo de uma crise de gestão. O Wii U vende mal, não recebe tantos lançamentos e não tem tido um bom suporte das thirds. Em seu primeiro ano, o novo console da Nintendo passou de pouco mais de 3 milhões de unidades enquanto o Wii vendia 6 milhões no mesmo período.

Mas é em uma de suas suas franquias principais que a Nintendo aposta pra virar o jogo: The Legend Of Zelda: Wind Waker HD, ganha um remake com bundle exclusivo no Wii U e é um dos carros chefes da empresa para tentar emplacar o aparelho. Algumas outras promessas para 2013 são Super Mario 3D World, que sai em 22 de Novembro e Donkey Kong Country: Tropical Freeze que será lançado em 6 de Dezembro.Super Smash Bros e Mario Kart 8 também foram anunciados, mas só devem aparecer no Wii U no próximo ano.

A Brasil Game Show 2013 acontecerá em São Paulo, no Expo Center Norte, de 25 a 29 de Outubro.

Átila Graef

Comentários(3)

  1. Avatar

    Aff comprei meu ingresso atoa

  2. Avatar

    Não entendi, faz todo o sentido a Nintendo adotar esse modelo de meio de transmissão, afeta mais pessoas, e não depende do streaming porcarias que temos sempre pra ver as conferencias, sempre após os nintendo direct já tá na hora em HD pra vc ver na eshop… a notícia fala como se fosse um retrocesso isso, sendo que só vejo vantagens.

    Agora deixar de participar só por isso já acho demais, talvez eles realmente não tivesse nada de novo para mostrar agora nesse época do ano, o que não justificaria vir no evento só pra mostrar mais do mesmo, vai saber.

    • Átila Graef

      Concordo que o Nintendo Direct é válido, mas não achamos positiva a atitude da empresa em cancelar a partipação no maior evento de games do Brasil.

Comentários