ArtigosNotícias

Bem Vindo ao League of Legends

Cansado de ler sobre seu jogo online favorito em sites gringos? Seus problemas acabaram! Prazer em conhecê-lo leitor da vgBR! Chamo-me João “1620” Barros, 25 anos, casado, paulistano, jogador e fã de carteirinha do jogo que mais vem crescendo nos últimos três anos: League of Legends!

Estarei trazendo semanalmente informações, críticas, dicas, reviews e muito mais sobre este incrível jogo que vem cativando cada vez mais pessoas.

Para começarmos nada melhor do que eu apresentar a vocês o fenômeno que é League of Legends.

O que é League of Legends (aka LoL)?

League of Legends é um jogo competitivo de partidas que levam de 20 a 45 minutos em média, desenvolvido pela Riot Games, que mistura elementos de games RTS (Real Time Strategy) com elementos de RPG (Role Playing Game). Dois times são formados utilizando campeões com design e estilo único de jogo; as batalhas podem acontecer em quatro estilos de jogos diferentes que são definidos pela escolha do mapa em que você vai jogar. Além disso, o LoL conta com frequentes atualizações para evitar que um campeão esteja muito mais forte que os demais ou para que erros sejam corrigidos de imediato.

Hoje o LoL conta com 117 campeões em seu acervo total e este número cresce constantemente! O jogo está totalmente em português, inclusive a dublagem de voz dos personagens, mas é possível customizar seu jogo e deixar tudo, inclusive as vozes em inglês. E desde o ano passado estamos com servidores brasileiros o que deixa o jogo perfeito, pings ótimos e lag ZERO!

lol fanart

Mapas:

São conhecidos atualmente quatro mapas no LoL mas a tendência é que esse número cresça ainda sem data pré definida, são eles:

Summoner’s Rift: O mapa mais jogado no mundo! Para quem já jogou DotA este design vai parecer bastante familiar. Os campeonatos são disputados neste mapa que comporta 10 jogadores divididos em dois times que tem como objetivo destruir o Nexus da base inimiga, para isso é necessário desenvolver uma estratégia com seu time e derrotar seus adversários em batalhas épicas até que seu time consiga invadir a base do outro e só assim atacar o Nexus que ao ser destruído dará a vitória a você e ao seu time. Estarei dedicando esta coluna a este mapa em específico, mas caso vocês me animem posso fazer matérias específicas sobre os outros mapas;

Twisted Tree Line: Um mapa divertido de se jogar, propõe uma partida 3 vs 3 em uma versão bem menor do Summoner’s Rift, além disso o mapa conta com outros objetivos secundários além é claro, de termos que destruir o Nexus do time adversário .

Crystal Scar: Um mapa que eu particularmente não costumo jogar nunca, aqui a proposta é de uma partida com o objetivo de segurar o maior número de pontos de controle.Cada equipe formada por 5 jogadores começa com uma pontuação que vai aumentando ou diminuindo de acordo com o ganho ou perda de pontos de controle que estão espalhados pelo  mapa.

The Howling Abyss: O mais recente mapa lançado pela equipe da Riot é bastante divertido. A proposta aqui é o modo ARAM – All Random All Mid ( que foi criado pelos jogadores em partidas customizadas) . Neste mapa os campeões já começam no terceiro nível e com uma quantidade de ouro mais elevada. O mapa é composto por apenas uma Lane o que provoca confrontos 5 vs 5 do começo ao fim do jogo.

Howling Abyss, o mais novo mapa
Howling Abyss, o mais novo mapa

Como começar?

Para começar a jogar League of Legends primeiramente é necessário fazer o cadastro e baixar o jogo. Tudo isso pode ser feito através deste link.

Após o cadastro ter sido efetuado e o jogo baixado e instalado você deverá escolher um nome de Invocador, este Nick será visto por outros jogadores.

Uma nova conta começa nível 1 e você evolui seu Invocador até o nível 30. Durante os níveis você vai liberar novos Talentos e novos Espaços de Runa, além de magias de Invocador.

No começo do jogo você contará apenas com os campeões disponíveis na semana grátis. Toda semana novos heróis são sorteados e liberados para todos, fazendo com que os outros voltem a ser bloqueados,  assim você pode testa-los antes de adquiri-los.

Pô 1620, você disse que o jogo era de graça, como assim tenho que adquirir os campeões?

– Sim, jogo é totalmente grátis, a cada partida ganhando ou perdendo você receberá um número de pontos de influência (IP), quando se ganha, ganha-se mais e quando se perde, menos.  Esses pontos são acumulados e com eles você pode habilitar um campeão, assim poderá jogar com ele sempre que quiser. Existem diferentes preços entre os campeões, mas lembre-se que preço não tem nada a ver com qualidade neste jogo.

Os pontos de influência também servem para comprar runas. Runas deixam seu campeão mais forte já no primeiro nível. Porém aconselho a todos vocês para apenas juntar pontos de influência até o level 20, pois neste level vocês desbloqueiam as runas de terceiro e último nível, são as mais fortes do jogo e as que vocês usaram para sempre.

Além disso, quando você estiver pronto para comprar seus campeões irá reparar que existem outras roupas para ele, chamamos isso de Skins e é aqui que a Riot teve uma grande sacada. O jogo apesar de ser totalmente grátis possuí alguns conteúdos que podem ser comprados através de Riot Points (RP), pontos que são adquiridos pagando-se em moeda nacional, são eles: XP boost (para você ganhar mais experiência e alcançar mais rápido o level 30), IP boost (para que você aumente seu ganho de pontos por partidas) e a grande atração de todos os players: as skins. As skins deixam seu personagem mais legal, algumas alteram a forma das skills, algumas alteram as vozes e algumas alteram até o wallpaper do seu profile. Não se preocupe, pois nenhum desses itens ira influenciar no jogo. O único problema é você ficar viciado em comprar skin e gastar mais do que deveria.

Underworld_Twisted_Fate_comic

Match Making e o Sistema Leaver Buster

O LoL conta com dois sistemas bem interessantes. O primeiro deles é o Match Making. Esta ferramenta forma partidas jogadores que supostamente estão no mesmo nível de jogo ou tenham um nível aproximado, deste modo você só precisa clica em jogar e aguardar que seja encontrada uma partida adequada para você.

A outra ferramenta é o  Leaver Buster, se um jogador tem o costume de sair da partida antes que o jogo acabe, prejudicando assim sua equipe o sistema irá bani-lo por um tempo determinado na primeira vez, e por tempos maiores se houver reincidência. Não se preocupe se sua internet cair ou alguma coisa sair errado, se você não tem o costume de sair das partidas não será punido pelo sistema.

1620, uma pessoa do time saiu, tenho que esperar até o final da partida para sair?

– Não! Uma ótima sacada da Riot foi colocar a opção de se render. Após vinte minutos de jogo você pode digitar /ff ou /surrender e uma votação será aberta para seu time, se a maioria concordar e abandonar a partida a mesma será imediatamente suspensa e uma derrota será adicionada ao seu histórico de partidas.

Runas

runas lol

Ao começar o jogo você terá duas páginas de runas que poderão ser acessadas através do seu perfil no jogo.  Cada página contem trinta espaços para runas que serão desbloqueados ao longo de trinta níveis de invocador. É possível expandir este número de páginas.

Como aconselhado, a partir do 20º nível você estará apto para comprar suas primeiras runas. Cada campeão pede um conjunto específico de runas, então vale a pena se informar antes de comprar para não comprar errado!

As runas são divididas em quatro grupos, são eles:

Marcas (Marks): Existem nove espaços para as marcas que são caracterizadas por sua cor vermelha. Normalmente são usados runas de efeito agressivo aqui, tais como runas de dano físico, runas de penetração mágica e runas de penetração física.

Selos (Seals): Sua página conta com nove espaços para selos que são identificados pela cor amarela, o tipo mais usado neste espaço é a runa de armadura, que aumenta a resistência contra ataques físicos.

Glifos (Glyphs): Glifos são caracterizados pela cor azul, e possuem nove espaços também. Nestes espaços é comum o uso de runas de defesa mágica, que aumento a resistência contra habilidades mágicas.

Quintessências (Quintessences): As Quintessências possuem os três maiores espaços em sua página de runas e são conhecidas por serem as runas mais caras e as que possuem os  bônus mais altos.

Vale informar que as páginas de runas podem ser customizadas a qualquer momento antes das partidas, então você não é obrigado a ter várias páginas apesar de facilitar muito sua vida e se tornar praticamente obrigatório quando se tem um número elevado de campeões.

Talentos

Talentos

A cada novo nível alcançado como Invocador você ganhará um ponto de Talento. Esses pontos são usados para preencher uma página de talento. A página de talento serve para você customizar ainda mais seu personagem, focando os bônus em ataque, defesa ou utilidade.

É possível ter vinte páginas de Talento, todas são nomeáveis e que podem ser apagadas ou refeitas a qualquer momento do jogo, diferente das páginas de runas.

Feitiços de Invocador

Atingindo o décimo segundo nível o Invocador tem acesso a todos os feitiços disponíveis. Feitiços são poderosas magias que auxiliam o Campeão durante as batalhas na partida. Alguns feitiços como Teleporte possuem restrição de mapa, ou seja, só podem ser utilizados em determinados mapas. Esses feitiços podem ser trocados no começo de cada nova partida.

feitiços do invocador

Além dos Talentos, Runas e Feitiços de Invocador, você poderá a cada partida acumular ouro e comprar dentro de sua base poderosos itens para fortalecer ainda mais seu campeão. Esses itens e sua ordem de compra podem definir também o sucesso ou fracasso de uma partida por isso vale a pena estudar seu campeão antes de jogar com ele. A Loja conta com um layout simples e de fácil navegação. Existem uma lista de itens recomendados e você ainda pode customizar como quiser outras páginas através do seu profile.

Atingindo o nível 30

Atingi o nível 30, e agora? Bom, podemos dizer que agora seu jogo começa. Com todo conteúdo de runas e talentos disponível agora você vai começar a se especializar em um papel, um estilo campeão e um estilo de jogo.  Além disso, você terá todos os modos de jogo desbloqueados, com exceção do modo ranqueado que exige o mínimo de 16 campeões (sem contar os da semana grátis que ficam indisponíveis no modo ranqueado).

Summoner’s Rift

Agora caros Invocadores; estarei vos apresentando o maravilhoso mundo de Summoner’s Rift:

Summoner's Rift, o principal mapa do jogo

Como vocês podem ver o mapa é composto por: duas bases ( cada uma localizada em um lado do mapa), três caminhos que chamaremos de rotas ou lanes, um rio que corta o mapa no meio e todo o resto do mapa que chamaremos de floresta ou jungle.

Os Invocadores têm um minuto e trinta segundos para comprar seus itens iniciais e se posicionarem pelo mapa. Após este tempo as três rotas são invadidas por tropas (minions) que saem regularmente da base. Para conseguir juntar dinheiro rapidamente você deve tentar sempre dar o último golpe (last hit) na tropa, se conseguir uma quantia de dinheiro será adicionada ao seu  montante. É possível voltar para a base durante qualquer momento do jogo para comprar itens ou recuperar HP e MP. O objetivo da partida é destruir as torres que guardam o caminho até a base dos oponentes, após isso destruir os inibidores (estruturas que ficam após as penúltimas torres) e por fim destruir as torres do Nexus e o Nexus. Para isso é necessário travar uma batalha contra seus inimigos, uma batalha que vai muito além do player versus player. Uma batalha estratégica e precisa, pois em League of Legends tudo pode acontecer!

As Rotas (Lanes):

As quatro rotas existentes no mapa recebem o nome de: Top (sendo esta a rota do topo mapa), Mid (a rota do meio), Bot (a rota mais abaixo) e Jungle . Cada rota possuí uma função específica no Metagame utilizado pelos Invocadores. O tipo de metagame mais comum e eficiente no League of Legends funciona com um Invocador jogando sozinho (solo) no Top, um Invocador jogando sozinho no Mid, dois jogadores denominados ADC (Attack Damage Carry) e um Suporte no Bot e o quinto jogador fazendo o papel de caçador da floresta (jungler). O último no entanto não tem uma Lane específica, seu trabalho consiste em dar suporte a todas as três lanes.

Sona_Arcade_comic

Os Papéis (Roles):

Top: Por ser uma rota com bastante espaço é possível jogar com praticamente qualquer tipo de campeão no Top, por isso é uma das lanes mais concorridas da partida. Normalmente os Invocadores optam por um campeão que seja mais Tank apesar de ser possível jogar até de ADC nesta lane.

Mid: A segunda lane mais concorrida do League of Legends é uma de minhas favoritas apesar de eu não jogar nesta posição. Por estar no centro do mapa o Invocador responsável pelo Mid tem bastante mobilidade de mapa o que facilita ajudar seu time. Os Invocadores costumam optar por campeões baseados em AP (Ability Power) apesar de ser viável jogar com alguns campeões baseados em AD (Attack Damage).

Bot: A terceira lane é um pouco diferente das duas anteriores. Primeiro, pois aqui o combate começa no dois versus dois. No caso um dos jogadores será o ADC, este Invocador utiliza campeões que dão muito dano com seus ataques básicos e que possuem ataque à distância. O outro Invocador será o suporte, que tem o trabalho de proteger e ajudar o ADC a conseguir matar seus oponentes e eliminar as tropas com tranquilidade conseguindo assim juntar dinheiro mais rápido.

Floresta (Jungle): Em minha opinião um dos papéis mais legais é o de caçador da floresta. O Invocador que optar por este caminho jogará fora das três outras rotas, ele jogará utilizando os campos de monstros neutros. Neste papel é importante que você decore o respawn dos monstros que dão buff, são eles o Golem Azul Ancião e o Lagarto Vermelho Ancião, o buff dado pelo Golem Ancião fornece regeneração de mana e redução no tempo de recarga enquanto o buff fornecido pelo Lagarto Ancião fornece um efeito “on hit” que diminui a velocidade do oponente além de dar dano por segundo durante um pequeno tempo. Ambos aparecem no mapa com um minuto e cinquenta e cinco segundos de jogo e tem o respawn de cinco minutos após sua morte. Note-se que os dois lados do mapa possuem os mesmos monstros então é possível com que você roube os buffs dos seus inimigos dificultando assim o jogo deles. Existem ainda dois outros monstros neutros que são de interesse global. O primeiro  deles é o Dragão que da 150 de ouro para cada  integrante do time que o derrotar e o Barão Nashor que dá 300 de ouro para cada integrante do time que o derrotar além de uma aura poderosa.

Haunted_Maokai_comic

Dicionário do Invocador

Irei deixar agora um breve dicionário com alguns termos usados in game para que os novos Invocadores não se sintam tão perdidos.

AD: Dano físico

AP: Dano Mágico

MR: Defesa Mágica

True Damage: Dano que ignora defesa.

CD/CDR: Cool Down e Cool Down Reduction. Tempo de recarga e redução no tempo de recarga.

OP: Over Power. Normalmente é utilizado para dizer que um item, campeão ou invocador está muito forte ou é muito forte.

GG: Good Game. Uso comum no fim da partida. Quer dizer que foi um bom jogo.

WP: Well Played. Uso comum no fim da partida.  Quer dizer que foi um jogo bem jogado, disputado.

Ward: São as sentinelas, usadas para ver em lugares que possuem a a neblina que impede a visão, ou usada dentro dos arbustos para evitar surpresas desagradáveis.

FB: Termo usado para descrever o “First Blood” ou a primeira morte que ocorre no jogo.

Push: Termo usado para descrever o ato de forçar a lane contra as defesas do inimigo.

Split Push: Termo usado para descrever o ato de forçar a lane contra as defesas separadamente. Por exemplo: Enquanto eu e Pequeno Maicon “pushamos” mid, vocês fazem split no top.

Red: Termo usado para descrever o Lagarto Ancião Vermelho.

Blue: Termo usado para descrever o Golem Ancião  Azul.

Gank: É a movimentação no mapa com objetivo de matar um oponente. O papel principal dos caçadores da selva é de gankar as três lane (top, mid e bot). Porém esta manobra pode ser executada por qualquer Invocador.

Feeder: Usado para descrever o jogador que morreu demais na partida para um mesmo oponente.

Feedado: Descreve um jogador que está mais forte que os outros por ter matado mais oponentes.

Farmar/Creepar: Descreve o ato de ganhar dinheiro derrotando as tropas ou monstros neutros.

sivir_comic

CC (Crowd Control): Descreve efeitos negativos que afetam diretamente os campeões tais como stun, slow, blind, silence, etc.

Stun: O Invocador fica sem ação por um determinado tempo.

Slow: O Invocador tem sua movimentação reduzida.

Blind: O Invocador não consegue acertar ataques básicos durante um determinado tempo.

Silence: O Invocador não consegue usar habilidades de seu campeão ou feitiços.

Fear: O Invocador perde totalmente o controle do campeão por um determinado tempo.

Charm: O Invocador perde totalmente o controle do campeão por um determinado tempo.

Taunt: O Invocador perde totalmente o controle do campeão por um determinado tempo.

Bush: Por todo o Summoner’s Rift existem alguns arbustos. Que está dentro deles está invisível a menos que possua uma ward inimiga no mesmo. Tome cuidado com emboscadas e com surpresas!

Face Check: Um erro bastante cometido, o Face Check consiste do ato de você entrar em um Bush sem visão de dentro. Em alguns casos é possível que você se torne a vitima de uma emboscada.

Ult: Ultimate. Termo usado para nomear a última e mais poderosa magia de cada Champion liberada no 6º, 11º e 16º.

Skill Shot: Descreve habilidades que precisam ser miradas e acertadas.

GJ: Good Job. Bom trabalho! Usado para parabenizar alguém por alguma boa jogada.

FW: Free Week: Termo usado para descrever os campeões grátis da semana

Faltou algo? Por favor, me avisem!

E abaixo, uma galeria de imagens do game:


João Barros
Últimos posts por João Barros (exibir todos)

Comentários(5)

  1. Avatar

    Belo resumo!!! Parabéns Joao.

  2. Avatar

    Excelente iniciativa, mais pessoas jogando LoL. parabéns a VGBR e ao João!

  3. […] Vejamos: um dos jogos mais jogados da atualidade: League of Legends, é exclusivo dos PCs. O mesmo ocorre com sua “contra-parte” DOTA 2. Títulos como Sim City, […]

  4. Avatar

    ishi faltou, Monodedo: nome dado aos champions que são fáceis de jogar.

  5. Avatar

    Sou jogador de MMORPG, onde joguei lineage II por 8 anos, achei interessante o game. Vendi o meu pc e estou montando um novo, creio que em uns 2 a 3 meses ja estou com ele e vou brincar com vcs ai. Forte abraço e parabens pelo poste.

Comentários