Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR | 19 de julho de 2019

Ir para o topo

Topo

Sem Comentários

Análise – Gran Turismo 6

Análise – Gran Turismo 6
Gran Turismo Brasil

Review

GRÁFICOS
9
9

Obrigatório para os amantes da velocidade

Ainda que não seja perfeito e continue devendo Interlagos, Gran Turismo 6 é uma nova referência para quem quer experimentar a sensação da velocidade no conforto de sua casa.

Convidamos o pessoal do Gran Turismo Brasil, para uma análise detalhada de Gran Turismo 6. Carros, pistas, modos de jogo, e tudo mais sobre GT6 será abordado nas próximas linhas, por quem realmente entende do assunto.

O que você diria se você tivesse em suas mãos a possibilidade de pilotar mais de 1200 carros, clássicos, esportivos, super esportivos, fórmulas envolvendo 110 empresas entre montadoras e preparadoras em 39 circuitos e suas variações de traçado, e poder experimentar os diferentes níveis de grip, sentir a aderência a reação de cada carro em cada circuito?

Basta ter boa disposição e dedicar tempo em usar um dos melhores simuladores de todos os tempos: o Gran Turismo 6.

Vamos ver então quais as impressões do próximo game da maior série de corrida de todos os tempos?

Gráficos

A série Gran Turismo com o Gran Turismo 6 continua a se mostrar impecável na questão gráfica. Gráficos muito bem detalhados e ricos em detalhes levam ao piloto virtual quase a uma viagem a emoção e realidade de diversas pistas no mundo. O próprio Gran Turismo 5 já tinha alguns dos melhores gráficos entre os simuladores de consoles. Nem citamos os gráficos de simuladores para PCs porque é nítida a queda de qualidade  gráfica deste segmento, sendo assim, quando se fala em gráficos o Gran Turismo 6 continua proporcionando o que há de melhor no mercado de simuladores e levando o PlayStation 3 ao limite.

GTR_GT3_Ronda_01

Som

Percebemos uma melhora na qualidade dos sons dos carros em relação ao GT5. Muitas pessoas esperam que por ser um Racing Simulator, o jogo teria que apresentar sons de carros de pista, mas não percebem que grande número dos carros ali disponibilizados são carros de rua. Há espaço para melhora na questão dos sons dos carros? Sem dúvidas, porém é indescutível que no GT6 a Polyphony apresentou um grande trabalho. Sugerimos experimentarem alguns carros como a BMW M3 e o Red Bull X 2014 Junior.

Mesmo assim, a produtora do simulador ainda trabalha para melhorar a qualidade do som dos carros. Provavelmente em uma atualização futura teremos sons mais reais.

Destacamos o som dos pneus ao se atritarem com o asfalto. Não existe mais aquela “gritaria” exagerada. O que temos agora é muito similar ao som que escutamos quando entramos muito forte em curva com o nosso próprio carro, ou quando vamos em um autódromo e assistimos corridas reais.

image_gran_turismo_6-22073-2717_0025

Jogabilidade

A jogabilidade em Gran Turismo 6 deu um grande salto de qualidade e foi sentida por todos os pilotos virtuais. A tocada esportiva ficou mais exigente, mais real. Alguns pilotos virtuais que não tem experiência em pistas reais dizem que o carro ficou imprevisível, mas não se dão conta que ao usar o simulador, o carro geralmente está em altíssima velocidade e qualquer movimento brusco no joystick ou volante pode fazer o carro perder totalmente a aderência, e para trazer o carro de volta, aí tem que ser mestre assim como nas pistas reais.

Na questão de jogabilidade podemos abordar mais alguns  assuntos: Física, Reação do carro, grip dos pneus aerodinâmica e setup (ajustes).

GT6-Screenshot-02

A física do Gran Turismo 6 beirou a perfeição. É quase impossível dizer o que tem ali que não traduza com tanta fidelidade o que acontece na realidade. A reação dos carros ficou impressionante. Muitos gamers se esquecem que um carro em deslocamento em grande velocidade no momento de uma curva ou freada envolvem questões de física que teríamos que discutir como quase em uma aula. Vamos simplificar? Iremos considerar apenas dois fatores: força da gravidade e massa em deslocamento? Não, não, não, vamos nos atrelar ao GT6, mas fica fácil ao imaginar que no momento de uma freada forte todo o peso da massa do carro fica localizada no eixo dianteiro, portanto, se você entrar em uma curva antes de estar na velocidade certa, você vai ter uma derrapagem de cinema! Conceitos como estes são considerados em muitos cursos de pilotagem, e o Gran Turismo 6 pode servir como uma excelente base para treinamento.

Para chegar neste resultado, a KW, empresa Alemã que fabrica suspensões para carros de corrida, atuou como uma consultadora em todo o desenvolvimento da física dos amortecedores.

O grip dos pneus merece um capítulo a parte. A Polyphony em parceria com a fabricante de pneus Yokohama conseguiu traduzir com maestria como os pneus e seus diferentes compostos se comportam. Levaram a simulação a um nível de aderência muito real. Não existe mais a sensação de pilotar no gelo como era percebida nos games anteriores da série GT ao usar pneus que não fossem de corrida. No GT6, seja no pneu esportivo, corrida, você sempre terá algo que seja condizente a realidade.

gran-turismo-6

A aerodinâmica foi totalmente reformulada. O comportamento desta variável está muito mais coerente com os padrões utilizados em carros reais.

Na questão do acerto do carro ou setup (como é chamado no mundo do automobilismo) também pudemos sentir as diferenças. Todo e qualquer valor ou padrão que seja alterado no veículo modifica de forma significativa o comportamento do carro. Fazer um bom setup no Gran Turismo 5 era bem mais fácil do que no GT6. Agora, um conhecimento superficial de mecânica e comportamento veicular não garantem facilidade nas regulagens.

Sistema de Danos e Penalização

O sistema de danos continua sendo o calcanhar de aquiles da série GT. Isso se dá pois a maioria dos gamers comparam com aquilo que se tem a disposição de simuladores no mercado entre os simuladores de console e PCs.

No Gran Turismo 6 você pode determinar no modo online se utilizará danos graves ou médios e isso atrelado a penalização ainda esta muito longe do que acontece nas pistas reais.

image_gran_turismo_6-22073-2717_0022O ideal seria contarmos com um sistema de danos que leve em conta o esforço de motor, câmbio, toques, batidas enfim, todas as possíveis situações que acontecem em pista.

Alguns simuladores no mercado chegaram perto do que seria o ideal, e é um grandes desafios da equipe Polyphony no desenvolvimento da continuação da série GT.

Modo Online

O modo Online ficou muito interessante pois permite que o gamer ou piloto crie sua sala podendo determinar uma série de controles, performance por PP (Pontos de Performance), potência, uso ou não de acessórios como Nitro e assistencias de condução como controle de tração, ABS e etc…

Outra novidade é a possibilidade de salvar o perfil de sua criação de sala, podendo assim preservar seu modo de abrir as salas para disputa. A estabilidade da conexão com os servidores rápida fez com que os dados enviados e recebidos melhorasse muito em relação ao que tínhamos no GT5. O ponto negativo em comparação ao GT5, é que não é mais possível identificar diretamente em qual sala seu amigo está jogando, mas como o modo online no geral apresentou mais melhorias o Gran Turismo Brasil avalia este ponto de modo positivo.

New_rendering_engine_03_1382624836

Modo Carreira

No geral, o modo carreira melhorou bastante. Hoje o piloto tem que superar os desafios do modo Amador, Nacional B e Nacional A para conseguir jogar online, ou seja, o piloto somente terá acesso ao modo online quando já tiver alguma experiência. Embora ainda esteja aquém do ideal, pois consideramos que o gamer tem que ter mais experiência nas pistas para integrar no modo online, o Gran Turismo 6 deu um grande passo neste assunto.

No modo carreira o gamer tem que superar os seguintes eventos e licensas:

– Amador;

– Nacional B;

– Nacional A;

– Internacional B;

– Internacional A;

– Super Licensa;

image_gran_turismo_6-22073-2717_0028

Modo Arcade

O Modo Arcade é outro ponto que o GT6 poderia ser melhor, assim como outros jogos da série GT já foram. Neste modo o gamer poderá contar com as opções de um ou multi-jogadores. O pecado esta no modo Multi Jogador que abre a possibilidade apenas de duas pessoas jogarem com telas divididas. Simulador jogando com telas divididas?

Sei que muitos podem falar que isso já era assim no GT5, mas se lembrarmos no GT4, o modo arcade abria a possibilidade de usarmos um switch e linkarmos até seis equipamentos PS2 para disputas em ambiente fechado com a escolha de carros recomendados. Isso não é possível e agora mesmo que todos os cockpits ou consoles estejam no mesmo ambiente, os gamers são forçados a entrar na internet para se conectar e jogar via PSN o que é um retrocesso.

Os amantes da série GT sentem falta do modo Lan que era possível no Gran Turismo 4, e torcem para que a Polyphony entenda esse recado.

Gran Turismo 6.01_180413

Vision GT

O Vision GT é algo que nenhum GT Maníaco esperava. Imagine ter a sua disposição projetos diretos das montadoras feitos exclusivamente para os fãs da série. O projeto começou com uma pergunta de Kazunori Yamauchi: “Vocês estariam dispostos a projetar a sua versão do Gran Turismo para nós?” O nome do videogame “Gran Turismo” (GT) se refere a um esportivo de duas portas, conhecido como grã-turismo no mundo automotivo.

As montadoras que responderam ao chamado e estão agora distribuindo novos carros gran turismo um atrás do outro. A “Vision Gran Turismo” é uma pela comemoração de 15º aniversário que será realizada pelo Gran Turismo, montadoras e usuários em todo o mundo. Os carros aparecerão sucessivamente no Gran Turismo 6 e como esses carros serão pilotados por cada vez mais pessoas, o festival será cada vez maior.

Gran Turismo 6.02_280613

Loja GT

A criação da Loja GT incluiu as micro transações no jogo e isso permite com que os gamers abonados ou preguiçosos adquiram créditos virtuais para sair as compras nas montadoras ou equipar seus carros. Hoje é possível adquirir desde quinhentos mil a sete milhões e meio de créditos para gastar no jogo, mas é claro que isso tem seu preço, e por sinal salgado.

Em contra partida a Polyphony teve o cuidado de enviar notificações e disponibilizar eventos sazonais que geram uma boa quantia de créditos virtuais para aqueles que não querem mexer no bolso real, e assim conseguir uma boa quantia para sair as compras de carros e equipamentos no GT6.

Os gamers também podem conquistar uma boa quantia de créditos virtuais em refazer os eventos das várias licensas que foram valorizadas em prêmios mais significativos, sem contar que também quanto mais acessa e usa o GT6 consecutivamente o gamer aumenta o seu bônus de login consecutivo.

image_gran_turismo_6-22073-2717_0018

Circuitos

Além das conhecidas pistas o Gran Turismo 6 vem cheio de novidades:

Pista Completa de Ascari Ronda

É uma antiga cidade da Espanha, conhecida por ter sido construída na montanha. O circuito localizado nos arredores da cidade, com acesso exclusivo para membros, e que leva o nome de um antigo campeão da Fórmula 1, é o Ascari Race Resort. A pista completa principal é um circuito respeitável, que é também o mais longo da Espanha. Vários trechos dos 5.425 m da pista contêm uma variedade de curvas que recriam as dobras dos circuitos mais famosos do mundo, incluindo os de Spa-Francorchamps, Silverstone e Daytona, exigindo habilidades sólidas de direção, bem como uma estratégia poderosa para manter o controle.

Gran Turismo Arena

Esta é uma arena para vários tipos de eventos, com capacidade para dezenas de milhares de espectadores e um circuito especial montado no campo. O comprimento total da pista é curto, 668 m, mas a variedade de curvas em seu percurso é a mesma de uma pista de grande escala. É um grande palco para karts e carros de especificação pequena. Também é possível remover as pedras e barreiras das curvas para montar uma variedade de atrações usando cones.

Mount Panorama

Pela primeira vez na história do “Gran Turismo”, uma pista da Oceania aparecerá no jogo: um circuito de corrida australiano conhecido por corridas populares como a famosa “Bathurst 1000”. A pista combina subidas e descidas extremas, assim como uma longa reta, e possui 6,213 km (4 milhas) de extensão. Com pouca área de escape em toda a pista, é preciso muita concentração para dominar esse percurso. Muretas de concreto ficam próximas de você na seção montanhosa, criando momentos de grande tensão para os pilotos corajosos o bastante para desafiar a pista. Acelerar em suas curvas apertadas demandará toda sua atenção, de forma a manter o balanceamento dos quatro pneus.

Silverstone

Esse circuito é aclamado como um terreno sagrado do automobilismo, tendo recebido o Campeonato Mundial de Fórmula 1 pela primeira vez em 1950. O circuito, criado em um aeroporto renovado próximo a Northampton, no Reino Unido, era inicialmente um circuito de alta velocidade, composto principalmente de retas. Em 1991, recebeu grandes modificações que levaram ao layout mais técnico que possui hoje, sendo que o circuito pode ser dividido em vários layouts mais curtos, além de ter um mini-circuito na área interna, chamado de circuito Stowe.

image_gran_turismo_6-22073-2717_0021

Brands Hatch

Localizado a 30 quilômetros, ao sudeste de Londres, esse circuito famoso é construído no exuberante condado de Kent, no Reino Unido. Esse circuito é famoso pelas corridas de carros de turismo e F3, mas também pela incrível configuração de subidas e descidas: tem um repetição de curvas acentuadas imediatamente após a linha de largada, e da metade do circuito em diante, uma série de subidas e descidas em curvas de alta velocidade tornam o percurso emocionante. Você precisará percorrer o circuito de forma gradual para aprender as peculiaridades do circuito e ter um conhecimento aprofundado dessa pista única.

Goodwood Hill Climb

O Goodwood Festival of Speed acontece em julho, todos anos, no Reino Unido. Esse é um circuito da modalidade Hillclimbing, montado na área do festival, localizado próximo da residência do Lorde March, anfitrião do evento. É um circuito simples, com fardos de palha sendo usados como barreiras, mas onde os únicos pilotos com permissão para correr são alguns convidados especiais do Lorde March. Nesse estágio especial, muitos pilotos de primeira classe assumem o volante de carros incrivelmente famosos e disputam uma prova de tempo.

Willow Springs International Raceway

O famoso circuito da Califórnia chega ao seu 60º aniversário e finalmente faz sua aparição no Gran Turismo. A Willow Springs International Raceway é um circuito que está localizado em uma região montanhosa nas proximidades de Los Angeles. Dentre seus muitos layouts, o layout que apresentamos desta vez é o circuito principal chamado de “Big Willow”. A 2,5 milhas por volta, ele é conhecido por suas curvas de alta velocidade, subidas e descidas que definem o terreno.

Matterhorn

Essa é uma pista original que foi criada próxima da estação de Gornergrat, conhecida por sua incrível vista de Matterhorn. Essa é uma pista de montanha com subidas e descidas extremas, localizada a uma elevação de mais de 3.000 metros. Uma parede rochosa costeia a pista, mas a largura do circuito é suficiente para ultrapassagens. A vista dos Alpes Europeus enquanto você cruza pela montanha é simplesmente espetacular. Esperamos que todos aproveitem a impressionante grandeza da natureza ao redor da pista quando estiverem pilotando neste circuito.

Apricot Hill Raceway

O circuito original, situado entre colinas ondulantes, recebeu um novo sopro de vida, com novos lugares para espectadores e a adição de opções para ajustar a hora do dia e o clima. É um percurso de alta velocidade com uma variação de elevação moderada, mas que apresenta também seções técnicas, como curvas de alta velocidade em S e outras dificuldades, que mantém um alto nível de desafio. Para poupar segundos vitais nos seus tempos de volta, você vai precisar se concentrar em sair das curvas de maneira suave e hábil, para que possa atingir a velocidade máxima nas retas.

Os fãns da série GT ainda sentem falta de algumas pistas originais e circuitos do mundo? Sim, pergunte a eles quem não gostaria de contar com Interlagos ou rever as pistas como Mid Field, El Capitan, Infineon?

Conclusão

Sendo fã de jogos de corridas, só um louco deixaria de experimentar e sentir as emoções e sensações que o GT6 pode oferecer. Para os amantes da velocidade, GT6 é obrigatório. A excepcional qualidade gráfica, a física e reação dos carros apurada, as pistas e os mais de 1200 carros, tornam o Gran Turismo 6 uma nova referência para quem quer experimentar a sensação da velocidade no conforto de sua casa.