Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR | 18 de julho de 2019

Ir para o topo

Topo

Um Comentário

Análise – Hearthstone: Heroes of Warcraft

Análise – Hearthstone: Heroes of Warcraft
Cleber Avelar

Review

Nota Final
8
8

Fácil de jogar, difícil de dominar

Hearthstone é um jogo divertido, com uma mecânica simples, mas desenvolvimento complexo. Rápido, viciante e totalmente gratuito, é diversão garantida para crianças dos 8 aos 80 anos de idade.

O que acontece quando você pega um jogo TGC (trading card game) como Magic the Gathering e adiciona o mundo de World of Warcraft ao caldeirão?

Dessa mistura surge Hearthstone: Heroes of Warcraft a nova aposta da Blizzard, em um gênero totalmente diferente do que estamos acostumados a ver a empresa trabalhar. Já disponível para PCs e em breve no iPad (leia nossas impressões da versão para o tablet da Apple) Hearthstone é uma nova franquia que mistura os elementos já consagrados dos jogos de cartas com mecânicas novas, uma curva de aprendizado suave e que ainda assim faz com que até mesmo os veteranos em TCGs tenham de aprender algo novo.

Assim como outros jogos do gênero o objetivo aqui é usar seu deck (para os não iniciados no estilo, deck é o seu “baralho” de cartas que possuem lacaios e feitiços, respectivamente os monstros e magias do jogo) para eliminar o adversário.

O primeiro diferencial de  Hearthstone  é que você assume o papel de um dos personagens de World of Warcraft, e com isso além de usar suas cartas para eliminar seu adversário, ainda tem acesso a habilidades únicas dos personagens disponíveis, cada um com suas particularidades.

 heroes hearthstone

Um mundo de adversários

O jogo é exclusivamente online o que significa que até o momento não existe um modo offline. No entanto você ainda pode jogar contra um adversário controlado pela IA para aprender o básico do jogo e se familiarizar com as mecânicas únicas.

A mecânica básica de Hearthstone é bastante simples e o jogo começa lhe introduzindo um tutorial com uma série de batalhas progressivas pra que você entenda como funciona cada etapa da partida. Totalmente em português, o site do jogo também trás algumas dicas ensinando mais sobre os duelos. Após isso você estará apto a começar suas aventuras no jogo.

Como eu já havia dito no inicio deste texto, o objetivo é você usar seu deck para vencer o adversário. Os jogadores começam com 30 pontos de vida e vence quem conseguir reduzir esse número a 0 pontos de vida.

hearthstone (1)

Diferente de Magic the Gathering, em Hearthstone o jogador não precisa de Terrenos (lands no original em inglês) para usar seus monstros e/ou magias. Ao fim de cada rodada cada jogador recebe 1 cristal de mana (a energia necessária para usar as cartas e outro as habilidades) e cada carta tem um custo fixo de mana. Então você deve esperar até ter a quantidade de mana necessária para evocar um determinado monstro ou feitiço para atacar seu adversário.

Existe um limite de 10 cristais de mana máximos por partida e uma vez atingido esse valor os jogadores param de receber novos cristais de mana após o fim de cada rodada. Além das cartas cada herói do jogo possui uma habilidade única que pode ser usada pagando-se o custo de mana requerido.

ptBR_EX1_567_goldenAlguns exemplos de habilidades dos herois:

Uther o Paladino pode convocar 1 soldado com 1/1 para o campo de batalha.

Thrall o Xamã conjura totens aleatórios quem possuem efeitos tanto de defesa e ataque.

Malfurion o Druida aumenta sua defesa e ataque e com isso pode atacar o oponente naquele turno.

Lembrando que cada uma dessas habilidades tem um custo para ser usada, então o jogador devera escolher entre usar uma determinada habilidade do seu herói ou evocar uma criatura/feitiço.

Existem ainda outras pequenas diferenças com relação a outros TCG. Em Hearthstone você não pode bloquear os ataques vindos do herói inimigo ou de suas criaturas se você não tiver em seu campo de batalha uma criatura com a habilidade de Provocar (Taunt em inglês). Somente criaturas com essa habilidade podem defender seu herói.

hearthstone (1)

O modo online consiste em duelos rankeados ou amistosos, onde você enfrenta jogadores de acordo com o seu rank, ou aleatórios. O maior problema desse modo até agora é a instabilidade do servidor, onde tivemos algumas quedas durante as partidas, onde foi possível retomar o jogo após reconectar, mas em alguns casos perdemos o duelo e o rank por conta disso. É uma situação frustrante, mas algo que imaginamos que vá melhorar com o tempo. Mesmo assim sentimos que é necessário mencionar.

Totalmente Gratuito

A primeira pergunta que vem em mente é: Mas é grátis mesmo? Ou seria mais uma daqueles jogos “Freemium” (termo usado para jogos grátis mas que dão vantagens para aqueles que compram itens na lojinha do jogo usando dinheiro real)?

A resposta é simples e direta: Hearthstone é inteiramente grátis e totalmente em português e você não vai gastar nenhum centavo para jogar.

Você não recebe vantagem alguma usando dinheiro real. Ele apenas permite que você compre booster packs (pacotes de cartas), mas você consegue comprar os mesmo pacotes de cartas usando o Gold ganho no jogo.

Você ganha gold cumprindo objetivos diários que o próprio jogo te propõe. Coisas simples como vença um nº x de partidas com um determinado herói, lance x feitiços e assim por diante.

hearthstone (3)

Fácil de jogar!

Extremamente fácil de jogar, porém difícil de dominar seria a melhor definição para Hearthstone. Qualquer um pode baixar e jogar sem muitas complicações e os novatos vão se divertir enquanto os veteranos no gênero vão ter um mundo de desafios e possibilidades ao seu dispor, tentando dominar o jogo e vencer adversário tanto em partidas rankeadas quando na Arena.

A Arena, é um mudo de jogo que reflete uma modalidade de torneios de decks selados de Magic The Gathering. Nesse modo você tem de escolher 1 entre 3 heróis que lhe são oferecidos aleatoriamente e após isso, assim como no jogo da Wizards of the Coast, você deve montar seu deck usando cartas que lhe são sugeridas aleatoriamente.

A Arena é como se fosse um modo Survival ou Endurance e você pode perder no máximo 3 partidas. Após 3 derrotas a Arena se fecha e você recebe uma recompensa de acordo com o seu desempenho, normalmente pacotes de cartas e pó arcano.

hearthstone (4)

O pó arcano permite que você fabrique cartas que não tenha. Dessa forma você não depende de sorte para obter determinadas cartas apenas abrindo pacotes. Cada carta tem um determinado custo para ser fabricada que vai de 40 até 1600 de pó arcano. Você adquire pó arcano jogando na arena ou desmanchando cartas repetidas.

Finalizando

Hearthstone é um jogo extremamente divertido, com uma mecânica simples, mas desenvolvimento complexo. Os personagens disponíveis diferem muito entre si no estilo de jogo e vão manter você ocupado por um bom tempo até absorver tudo o que o jogo pode oferecer. Um jogo rápido, simples, viciante e (nunca é demais lembrar) totalmente gratuito, Hearthstone é diversão garantida para crianças dos 8 aos 80 anos de idade.

Avatar

Cleber Avelar

Oldgamer, jogou pong com jesus, famoso também pelo seu selo de qualidade OMFG e pelo bordãos e for old é velho.