Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR | 17 de junho de 2019

Ir para o topo

Topo

2 Comentários

Análise – Mario Kart 8

Análise – Mario Kart 8
Itamar Diniz

Review

GRÁFICOS
10
10

O melhor Kart game até hoje

Mais bonito, com mais personagens e mais pistas, Mario Kart 8 consagra a Nintendo como criadora do gênero, entregando o melhor jogo da série. Obrigatório para qualquer fã de videogame.

Chegando em sua oitava edição, Mario Kart é uma série que teve sua primeira versão para o SNES e desde então sempre apareceu nos consoles e portáteis da Nintendo (com exceção do Virtual-Boy).

Apesar de ser um game clássico, a série nunca recebeu tanta atenção da BIG N como dessa vez. Mario Kart 8 ao lado de Super Smash Bros, podem ser as últimas cartadas da Nintendo para alavancar as vendas do WiiU e desta forma a empresa investiu e muito no game, tentando atrair novos fãs para a série e gerando uma enorme expectativa entre os fanáticos por Mario Kart.

Esse é também o primeiro Mario Kart da era HD e por isso é interessante começar a falar com a principal mudança que os fãs irão notar logo de cara.

Gráficos

Graficamente o jogo está fantástico, gráficos belíssimos, um show de cores, efeitos de luz e animações que não ficam devendo em nada para muitos filmes da Pixar. Antes do lançamento existiram muitos rumores que o jogo rodaria a 1080p e 60FPS, entretanto sua resolução nativa é de 720p. O rumor que eu realmente temia seria do jogo rodar a 30FPS (o que é desanimador para um game de corrida), mas felizmente isso não aconteceu e o jogo está bem fluido a 60FPS (com quedas irrelevantes para 59FPS).

MARIO KART 8 (19)

Mario Kart 8 é o jogo de Kart mais bonito já feito e nem mesmo Sonic & All-Stars Racing Transformed do PC consegue bater a beleza do novo título da Nintendo.

Mas o que realmente impressiona é o design das pistas. Jogamos em todas e não existe nenhuma ruim. Todas as pistas estão lindas e com um traçado característico para cada uma delas. As pistas estão tão bonitas que chega a dar vontade de parar o Kart em alguns momentos para ficar apreciando seus gráficos. O jogo trás 32 pistas sendo 16 novas e outras 16 remodeladas dos jogos anteriores.

As câmeras do jogo estão espetaculares, em nenhum momento elas atrapalham, pelo contrário, chega a dar uma sensação de estar dentro de uma transmissão de corrida Televisionada, visto os detalhes que a câmera pega. O modo replay após o fim de cada corrida também está belíssimo.

Os personagens e karts foram muito bem modelados e de longe você consegue notar qual é o personagem que está na sua frente. Isso será válido pois o jogo trás muitos personagens. São 30 ao total, sendo 14 destraváveis, dentre eles o seu Mii.

MARIO KART 8 (20)

Jogabilidade

Ao longos dos anos, a jogabilidade na série sempre veio sendo aprimorada e dessa vez não poderia ser diferente. Mario Kart 8 está com a melhor jogabilidade já vista em um game do estilo onde você sente o domínio total do personagem, seja controlando em terra firme, na água ou no ar, sem contar a parte em que o controlador de gravidade entra em ação, dando a sensação que você pode ir a qualquer lugar.

Confesso que torci o nariz para esse sistema de gravidade quando vi pela primeira vez, entretanto ele foi muito bem implementado, aparece em alguns momentos e não incomoda nem um pouco.

mario kart 8 gameplay (1)

O game permite que você jogue utilizando o Gamepad, Wii Mote, Wii Mote + Nunchuk, Wii Mote + Volante, Pro Controller do Wii-U ou o Classic Controller do Wii. São muitas as possibilidades e a Nintendo deu grande atenção a todas elas, deixando que o jogador escolha a opção que melhor lhe agrade.

Conforme você jogar, notará que a escolha do personagem, veículo, roda e planador influencia e muito na jogabilidade. Dessa forma são centenas de combinações que você pode testar até definir sua favorita.

Um defeito foi o mapa da pista estar presente apenas no Gamepad. Faz falta poder colocar o mapa também na TV, visto que durante uma corrida tão rápida com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, qualquer distração para desviar o olhar da TV e ver o mapa no Gamepad pode ser fatal.

MARIO KART 8 (22)

Modos de jogo

O game conta com os seguintes modos:

mario kart 8 marioGrand Prix: a dificuldade é de acordo com a cilindrada que escolher, sendo três opções de início: 50cc, 100cc e 150cc; e o Mirror Mode a ser destravado. São 8 eventos com quatro pistas em cada, fazendo com que você leve horas até conseguir fechar em todas as dificuldades e principalmente, conquistar as 3 estrelas em cada evento.

Time Trial: você corre sozinho ou com ghosts para melhorar cada vez mais seu tempo nas pistas disponíveis do jogo, podendo comparar seus tempos com o de amigos e competir no ranking mundial.

Vs Race: modo excelente para jogar em multiplayer local, com possibilidade para até 4 jogadores. Você escolhe as pistas, dificuldade da CPU, define quais itens deverão aparecer e parte pra corrida. Juntando uma galera, esse modo rende infinitas horas de diversão.

Battle: No clássico modo de batalhas, uma novidade que pode não agradar a todos. Ao invés das arenas clássicas, agora você irá batalhar em até 4 players em pistas do jogo remixadas, podendo ajustar o limite de tempo de 1 a 5 minutos por turno. Infelizmente o modo Battle perde um pouco da sua característica principal com essa decisão.

MARIO KART 8 (23)

Online: Surpreendentemente de todas as corridas que participei no modo online, não teve uma sequer que apresentou algum lag. E estamos falando de um modo que permite 12 jogadores ao redor do mundo. Não me recordo de um jogo de corrida tão rápido e preciso ter um modo online tão bom. Já vi carros flutuando em Forza, carros teletransportando em Gran Turismo, mas em Mario Kart 8 nada disso acontece, mesmo jogando no servidor mundial, contra americanos, europeus e asiáticos. O jogo flui muito bem no modo online, seja jogando sozinho ou em 2 jogadores com tela dividida. Entretanto o modo de tela dividida poderia dar uma opção a mais, bastando um jogador jogar pela TV e outro pelo Gamepad, mas infelizmente isso não é possível.

MARIO KART 8 (21)

Som

Departamento essencial nos jogos da Nintendo. A cada lançamento a expectativa com as músicas aumenta, e Mario Kart 8 atende muito bem essa expectativa. Cada pista tem sua música tema e a trilha sonora orquestrada faz você decorar mentalmente a música de cada tela. São tão boas que mesmo fora do jogo dá vontade de escutá-las, seja no PC ou em um MP3 player. Os efeitos sonoros agradabilíssimos, dão vida ao jogo e tornam um pecado jogá-lo no mudo.

MARIO KART 8 (4)

Finalizando

Mario Kart 8 é a aposta da Nintendo em alavancar as vendas do WiiU e se depender da qualidade do jogo ela pode convencer até mesmo aquele que nunca viu o WiiU com bons olhos.

Mais bonito, com mais personagens e mais pistas, Mario Kart 8 consagra a Nintendo como criadora do gênero, entregando o melhor jogo da série. Num mercado onde a briga pela qualidade gráfica e recursos online é cada vez maior, a Nintendo prova a todos que seu console tem condições de brigar por mais espaço nas salas de todos que curtem um bom jogo de videogame.