Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR | 22 de abril de 2019

Ir para o topo

Topo

Um Comentário

Análise – GRID Autosport

Análise – GRID Autosport
Cleber Avelar

Review

GRÁFICOS
8
8

Boa adição a série

Autosport é um jogo de corrida sem complicação, com bastante opções de eventos, veículos e pistas. Diversão descompromissada para fãs do gênero.

GRID Autosport, novo título de corrida da consagrada série da Codemasters, está sendo lançado hoje para PS3, Xbox 360 e PCs. Será que temos aqui uma mudança na série ou um retorno as raízes?

Autosport é na verdade um misto dos 2. Pegando emprestado o que há de melhor nos dois jogos da série, batendo tudo junto e entregando como resultado um jogo de corrida que deve agradar tanto aqueles que prezam por um pouco de simulação quanto aqueles que gosta de uma corrida um pouco mais Arcade. Apostando na “simplicidade” o objetivo aqui é correr e tentar ser o melhor nisso.

Modos de jogo

Autosport foca no modo Carreira, onde você é um piloto novato que deve iniciar no mundo das corridas numa escuderia mais modesta e a medida que ganha eventos, desperta o interesse de patrocinadores e escuderias maiores, o que vai te dar acesso a carros melhores e a mais desafios. Para isso você pode correr em 5 categorias distintas: Street Racing, Touring, Open-Wheel, Endurance e Drifting; cada uma com circuitos e veículos próprios.

grid autosport (20)

Todas as categorias tem o mesmo objetivo em comum: correr e tentar melhores contratos baseados em seu desempenho durante as corridas. Cada escuderia irá avaliar seu desempenho baseado em objetivos que as mesma colocam em cada corrida. Você deve chegar a frente de um determinado piloto no grid (piloto esse que é seu rival no evento), chegar em uma determinada posição, não bater o carro nenhuma vez e outros desafios nessa linha. Quanto mais desafios você completa, mais experiência você ganha e consequentemente mais acesso a eventos e veículos.

Por falar em experiência, o jogo te recompensa por não usar assistências nas corridas (ou mesmo no inicio da sua carreira se você assim preferir). O jogo permite que você ajuste a dificuldade tanto do evento quando da direção do seu carro, assistência de frenagem, direção, marcas na pista que te mostram os melhores pontos de frenagem, tangência nas curvas, etc. Tudo isso pode ser usado ao seu favor, mas ao custo de menos experiência para cada ajuda utilizada.

No online, GRID Autosport conta com um multiplayer para até 12 jogadores, mas até o momento que esse review foi escrito os servidores multiplayer não se encontravam ligados e por isso não conseguimos analisar esse aspecto.

grid autosport (5)

Jogabilidade

Como dito antes, Autosport é um misto entre simulação e arcade e não é tão exigente como jogos como Assetto Corsa, onde qualquer deslize faz com seu carro fique inutilizado, mas também não permite que você faça powerslides em curvas com um carro de F1. Existe um equilíbrio onde os carros respondem de maneiras diferentes. Dirigir um carro de Touring é bem diferente de um carro de F1, coisa que jogos arcades não costumam diferenciar muito. Cortar curvas para passar um adversário? Tente isso e você será penalizado. Seu carro “desliga” durante alguns segundos fazendo com que você perca posições, ou ainda pior: os pneus podem estourar, a direção ou a caixa de câmbio podem quebrare embora isso não o tire definitivamente da corrida, irá dificultar bastante as coisas.

grid autosport (18)

Os carros respondem bem aos comandos e é fácil dirigir. Você se acostuma rapidamente aos controles e também interage com seu companheiro de equipe através de um simples toque de botão, para que ele tente ganhar posições ou ajude você a defender a sua.

Como tornou-se padrão nos jogos de corrida atuais, existe uma opção de voltar no tempo (uma opção que não deve agradar os mais puristas) que permite desfazer uma curva mal feita ou uma batida mais grave. Aqui felizmente, esse recurso é limitado.

Gráficos

GRID Autosport.07_220414

Tecnicamente é um jogo bonito, embora tenha alguns momentos de inconsistências gráficas. Os carros são bem modelados, assim como alguns dos circuitos, mas quando você muda de câmera, nota pequenas quedas na qualidade dos modelos. A visão do cockpit é a mais afetada, principalmente quando você olha para os lados, parecendo que o piloto coloca a cabeça para fora do carro o que acaba um pouco com a imersão. Além disso, a ausência total de um espelho retrovisor funcional em todos os carros também atrapalha um pouco.

Também não temos muitas representações de danos, um capô arrancado, um para lamas quebrado, ou um para-brisa rachado é o máximo que você verá em danos visuais.

GRID Autosport.06_220414

Som

A primeira coisa que você no jogo é a total ausência de uma trilha sonora (exceto nos menus do jogo). Não existem musicas durante as corridas. O único som que você escutará será o barulho do motor do seu carro e dos adversários, e as vozes do engenheiros da sua equipe te avisando sobre as condições do seu carro, do seu colega de equipe e do seu rival. Felizmente o ronco dos motores de cada carro é próprio de cada modelo (para a alegria dos fãs de simulação) mas fora isso o jogo é apenas competente.

grid autosport (3)

Finalizando

Autosport é um jogo de corrida sem complicação, com bastante opções de eventos, veículos e pistas. Possibilita alguma customização para os fãs de simulação, mas ainda assim é divertido para quem não quer complicações com ajustes no carro. Diversão descompromissada para fãs do gênero.

Prós

+ Boa quantidade de carros e pistas

+ Acessível para todos os públicos

+ Jogabilidade Balanceada

Contras

– Gráficos apenas bons

– Trilha sonora inexistente

– Não tem pitstops

Avatar

Cleber Avelar

Oldgamer, jogou pong com jesus, famoso também pelo seu selo de qualidade OMFG e pelo bordãos e for old é velho.