Análises

Análise – Metro: Redux

8
As versões definitivas da série Metro
Metro: Redux é um bundle que entrega a versão remasterizada de dois games com mais de 20 horas em campanhas envolventes, com bom desafio e ótima jogabilidade.

Metro Redux entrega um bundle remasterizado com os 2 títulos da série lançados na “geração passada”: Metro 2033 e Metro: Last Light.

Metro 2033: Redux

Começando pelo primeiro game da série, Metro 2033: Redux é o título que mostra um trabalho de remasterização mais evidente. Lançado há 4 anos, Metro 2033 é baseado no best seller homônimo, do autor russo Dmitriy Glukhovskiy.

Se você ainda não jogou Metro 2033, Redux é sem dúvida a melhor opção para começar a série. O jogo trás o melhor do FPS pós-apocalíptico enfatizando os principais aspectos de sobrevivência da humanidade. Na história, o jogador assume o papel de Artyom, um jovem de 20 anos órfão ainda criança que nasce poucos dias antes de um ataque nuclear que destrói Moscou. O desenrolar da trama conta como os 40 mil sobreviventes da capital russa refugiaram-se nos metrôs da cidade, onde tem que lutar por sua sobrevivência contra mutantes criados a partir da radiação.

Metro 2033 combina elementos de FPS com survival-horror, e coloca você constantemente procurando por munição para as suas armas, sempre tentando uma maneira melhor de se defender contra os mutantes, bandidos e inimigos no geral. Ao mesmo tempo, as munições são a moeda corrente desse novo mundo, então ao gastar balas para matar seus inimigos, você está também gastando os seus créditos que poderiam servir para fazer upgrades em seu equipamento. Nesse jogo, a diferença entre lutar ou fugir é uma questão de economia.

metro redux (25)

Nova Engine

A principal inovação na versão Redux de 2033 é a utilização da engine 4A, a mesma usada no título mais recente da série: Last Light. Além de melhor iluminação e performance, rodando a 60 FPS e 1080p no PS4 e 900p no Xbox One, o jogo trás novas texturas, novas animações e ambientes reformulados. Metro 2033 Redux é Metro 2033 refinado, polido e é a versão definitiva do título.

Além da atualização gráfica, existem mais algumas mudanças que valem ser citadas em 2033 Redux. Diferenciando-se do original, aqui algumas cenas foram reformuladas para que a câmera mantenha-se na perspectiva de em primeira pessoa de Artyom. Essa mudança faz com que o jogo seja ainda mais imersivo, aumentando o envolvimento do jogador com a narrativa e por não tirá-lo da visão do protagonista em nenhum momento .

Metro: Last Light

Falando agora do título mais recente da série, a versão Redux de Last Light é praticamente o mesmo jogo do ano passado e essa afirmação pode ser vista sob um aspecto positivo ou negativo.

Positivo se pensarmos que a Deep Silver foi uma empresa sensata ao dar a opção do jogador comprar os títulos separadamente em suas versões por download. Negativo se pensarmos que estamos diante de um re-lançamento de um jogo de pouco mais de um ano de idade. Por ser uma remasterização de um título bem mais atual, Metro: Last Light Redux parece quase idêntico a versão lançada em Maio do ano passado.

Basicamente, podemos pensar em Metro: Last Light Redux como uma versão GOTY, que inclui algumas armas adicionais a campanha Single Player e também todos os DLC lançados para o jogo original .

metro redux (5)

No aspecto visual, as versões Redux de 2033 e Last Light são praticamente idênticas, o que é uma ótima notícia, pois Last Light é um jogo muito bonito e não precisou receber um upgrade gráfico como seu irmão mais velho.

Mesmo assim, essa remasterização de Last Light não é tão essencial quanto a de 2033. Diferente do original, Last Light larga um pouco o aspecto de sobrevivência e foca mais em elementos de ação, o que destoa um pouco do clima gerado no primeiro jogo. Ainda assim o jogo trás algumas sequências de combate e lutas com chefes bastante interessantes.

Um novo modo “Survivor” faz o possível para recriar a sensação de Metro 2033, tornando a munição mais escassa e os inimigos mais agressivos. Felizmente esse é um aspecto subjetivo então fãs de jogos de ação podem preferir o clima de Last Light.

metro redux (7)

Vale a pena?

Caso não tenha jogado a série, com certeza. Mas mesmo que você já tenha jogado Metro 2033 antes, pode comprar a versão Redux sem medo. O jogo trás todo o conteúdo adicional lançado para 2033 além de corrigir os defeitos do original.

Já o principal motivo para compra de Last Light Redux é a versão do título para consoles, que entrega a mesma qualidade da versão de PC. Se você não jogou Last Light antes de Redux, a compra é recomendada. Agora se já jogou, saiba que ele entrega menos conteúdo adicional que 2033 Redux, mas ainda assim é uma experiência atualizada do jogo do ano passado. No final, ambos os jogos são as versões definitivas da série.

Para jogadores de PC há uma promoção que permite que você compre as versões Redux pela metade do preço, se já possuir Metro 2033 ou Last Light. Mesmo assim, os dois jogos custam 25 dólares para download tanto na PSN quanto na Xbox Live, o que é um preço excelente para dois títulos que juntos entregam mais de 20 horas em campanhas envolventes, com bom desafio e ótima jogabilidade.

Átila Graef

Comentários