Análises

Análise – Dead Rising 3

8
Apocalipse zumbi for fun
Dead Rising 3 é um jogo divertido, que embora tenha uma temática de zumbis, não se leva muito a sério. Campanha coop sólida, com vários finais e quatro DLCs adicionam bastante valor ao pacote.

Anunciado como um título exclusivo de lançamento do Xbox One durante a E3 de 2013, Dead Rising 3 chega aos PCs na data de hoje.

Pouco antes do lançamento oficial da versão PC, a CAPCOM decidiu fazer um upgrade para que todos os jogadores da plataforma tivessem acesso a versão Apocalipse Edition. Essa versão conta com 4 DLCs chamados Untold Stories, que adicionam 4 campanhas single player de menor duração ao jogo.

Mas como ficou o port para a versão de PC? Antes de falarmos sobre isso vamos nos situar um pouco na…

História

Dead Rising 3 se passa 10 anos após aos eventos narrados em Dead Rising 2, o jogo começa com o protagonista Nick Ramos tentando escapar de uma infestação zumbi que tomou conta da cidade de Los Perdidos (uma versão da cidade de Los Angeles).

A cidade está sitiada e a única rota de fuga é um dos postos de evacuação controlado pelos militares. Após chegar ao local Nick descobre que as coisas estão realmente ruins. O posto foi tomado por zumbis e a saída para fora da cidade foi selada após um túnel ruir, desesperado Nick decide retornar ao ponto de partida, e reencontra seu grupo. Após alguns eventos Nick e seus amigos sobreviventes descobrem que eles tem apenas 6 dias para sair da cidade antes que um bombardeio destrua todas as formas orgânicas que habitam a cidade devastada. Resta então correr contra o tempo e os zumbis que tomaram a cidade, e tentar arrumar uma maneira de fugir desse inferno.

dead rising 3 (14)

Jogabilidade

Para os não familiarizados coma a série, Dead rising é um jogo em 3º pessoa , sandbox, onde você combate hordas e mais hordas de zumbis usando quase tudo que está no cenário para eliminar as ameaças: armas de fogo, cadeiras, carros, baldes, brinquedos, vale tudo para tentar sobreviver.

Nick conta com uma gama enorme de opções ao seu dispor, podendo combinar itens e transformá-los em armas ainda mais poderosas. Que tal uma espingarda e algumas granadas? Ou luvas de boxe e tesouras de jardinagem? Quem sabe uma moto e um rolo compressor! Existem centenas de armas e veículos ao seu dispor e boa parte deles podem ser combinados. Algumas combinações geram armas extremamente poderosas e intimidativas, outras ficam engraçadas como um urso de pelúcia explosivo.

dead rising 3 (16)

Todas essas opções funcionam muito bem, já que os controles respondem precisamente aos comandos; controlar Nick é fácil e em poucos minutos você já estará familiarizado com os comandos de combate assim como as combinações de itens. E falando em combinações, Dead Rising 3 melhora em muita essa mecânica da série. Diferente do jogo anterior, você pode montar essas combinações em qualquer lugar e a qualquer hora, fazendo com que as bancadas do jogo anterior não sejam mais necessárias.

Outra novidade que deve agradar uma boa parcela das pessoas é a mudança no ritmo do jogo. Como eu disse antes você tem 6 dias para escapar da cidade, mas o tempo vai passando a medida em que você joga, e talvez não seja possível completar todos os 8 capítulos do jogo a tempo. Então além de lutar contra os zumbis você ainda deve lutar contra o tempo, mas aqui o relógio estará ao seu favor (pelo menos na dificuldade normal). Você terá bastante tempo para resolver sidequests, explorar o mapa atrás de armas, receitas e colecionáveis.

dead rising 3 (21)

E para os fãs dos jogos anteriores existe o modo Nightmare, onde não há checkpoints, você não pode salvar em qualquer lugar, seus save points se limitam as safe houses e banheiros, além de zumbis e Bosses mais resistentes. Nesse modo, o tempo passa 4 vezes mais rápido então a urgência é maior. Além disso você pode jogar Co-op com mais um amigo e tentar escapar desse inferno, garantindo mais diversão para o game.

Detonamos o game no Modo Nightmare! Assista o gameplay completo.

Vale lembrar que o jogo está totalmente localizado em PT-BR, inclusive com dublagem.

Gráficos

Mas então você se pergunta, mas e os gráficos?!?! Como ficou o port para PC´s?

dead rising 3 (19)

Bem vamos lá: Tecnicamente Dead Rising 3 não é um jogo lindo. O que realmente impressiona é a quantidade de zumbis na tela, além do fato de você poder entrar e sair de boa parte dos prédios da cidade e ainda dirigir uma grande variedade de veículos. Embora não seja um dos jogos mais bonitos de PC não se deixe levar pela aparência. O jogo é impressionante no conjunto. Ainda que existam algumas texturas em baixa resolução aqui e ali, alguns pop-ups no cenário, nada realmente compromete o jogo visualmente. Os modelos dos personagens são bem detalhados, você verá uma grande variedade de zumbis, policiais, bombeiros, soldados, esportistas, e cada um dos veículos e armas tem visuais e animações próprias.

[tube]https://www.youtube.com/watch?v=tstpCAVX0-g[/tube]

Rodei o jogo em 2 setups diferentes e os resultados ficaram bem próximos dadas as limitações de cada um. Uma das máquinas inclusive não possuía a placa de vídeo recomendada (no caso uma GTX560ti, quando o recomendado seria uma GTX 570 ou equivalente) e mesmo assim rodou em 720p com configurações custom. Já o outro setup possuía uma GTX 670 , mas no geral o jogo roda a 30 fps quase que constantes (com pequenas quedas durante as cutscenes) ou quando a quantidade de zumbis é grande demais na tela e com muitas explosões ao mesmo tempo. De qualquer forma, é um port competente.

Nos PCs ainda existe a possibilidade de rodar o jogo a 60fps e 1080p, mas para tal você irá precisar de uma máquina bastante robusta. Basta criar um arquivo chamado user.ini no mesmo diretório onde se encontra o arquivo deadrising3.exe e adicionar a seguinte linha de comando: gmpcr_unlock_frame_rate=True

dead rising 3 (29)

Lembrando que isso irá forçar seu sistema mais do que o normal, fazendo com que o jogo fique mais lento em situações com muitas coisas na tela ao mesmo tempo. Não é nada prejudicial, mas faça por sua conta e risco.

Resumindo

Dead Rising 3 é um jogo divertido, que embora tenha uma temática de zumbis e meio apocalíptica não se leva muito a sério, diverte quem está jogando, e oferece vários níveis de dificuldades, além de um fator replay alto já que o jogo possui vários finais e quatro DLCs, que adicionam bastante valor ao pacote.

Prós

Fácil de jogar

Enorme quantidade de armas e veículos

Bons gráficos

Zumbis, em grandes quantidades para você matar

Mapa grande e que pode ser explorado a vontade (dentro do limite de tempo do jogo ^^)

Contras

Ocasionais quedas de frame sem motivo aparente

O mapa de Los perdidos é um pouco confuso

Avatar
Últimos posts por Cleber Avelar (exibir todos)

Comentários(1)

  1. Avatar

    Esse é o meu garoto! Boa revisão!

Comentários