Análises

Análise – Halo The Master Chief Collection

8
Halo definitivo
Com mais de 40 horas de campanhas em cooperativo e mais de 120 mapas de multiplayer essa é a coleção definitiva de uma das séries mais importantes da indústria. Simplesmente obrigatório.

Halo é provavelmente uma das séries mais influentes da história dos videogames. Responsável por diversas padronizações na jogabilidade do gênero FPS nos consoles, é possível dizer que Halo está para o FPS, assim como Mario esteve para os jogos 2D de plataforma.

É difícil achar um FPS atual que não tenha ao menos um dos elementos introduzidos por Halo. Energia recarregável, limitação de armas, granadas, inteligência artificial apurada, veículos como parte da jogabilidade e multiplayer com matchmaking são alguns dos exemplos de inovações que Halo trouxe ao gênero. Com uma base de jogabilidade consolidada, não é a toa que mesmo o primeiro título da série se mostra um FPS totalmente atual, e não parece mostrar muito da idade dos seus quase 14 anos.

Halo The Master Chief Collection reúne uma compilação de mais de uma década de jogos da série, trazendo versões remasterizadas de Halo: Combat Evolved e Halo 2, e também versões atualizadas dos mais recentes Halo 3 e Halo 4.

.

História

.

halo the master chief collection (38)

Halo conta a história de John 117, o famoso Master Chief, um dos últimos sobreviventes da classe de supersoldados Spartan II, um programa secreto do governo que consistia em aplicar uma série de modificações genéticas em crianças, aliadas a treinamento militar intenso, resultando no maior trunfo dos humanos para deter a ameaça alienígena dos Covenant. Com 4 jogos da série principal, alguns spinoffs e diversos livros, os games fazem parte de um universo extremamente amplo e é difícil resumir o enredo de Halo em algumas linhas.

De Halo: Combat Evolved ao Halo 4, muita coisa irá mudar na personalidade de Master Chief, mas é interessante ressaltar que diferente da maioria dos games, aqui o jogador assume o papel de um protagonista que não é o centro de tudo, mas sim uma ferramenta utilizada pelos humanos para atingir os objetivos do comando do exército, conhecido como UNSC. Petty Officer Master Chief é uma patente do exército e John 117 é um soldado e como tal, está submetido a uma hierarquia, respeitando uma cadeia de comando que o designa para completar missões especiais, acima da capacidade dos humanos normais.

halo the master chief collection (18)

Coleção Master Chief

Como o próprio nome diz, o jogo reúne os 4 títulos da série principal, que contam a saga de Master Chief. Ainda que isso seja o essencial para que você possa saber tudo sobre Halo, isso infelizmente deixa de fora um importante spin-off e um dos melhores jogos da série, Halo: Reach.

Mesmo assim, são 4 jogos com cerca de 10 a 12 horas de duração cada campanha, algo que entrega ao menos 40 horas de experiência single player, sem contar as infinitas horas de multiplayer nos mais de 120 mapas disponíveis. Além disso, o pacote é repleto de extras, incluindo todos os mapas multiplayer e modos de jogo de todos os jogos originais. Os títulos também receberam um upgrade e rodam a 60 quadros por segundo e todos, com exceção de Halo 2 Anniversary, tem uma resolução nativa de 1080p. Esse é também o primeiro jogo da história do Xbox a contar com 4000 pontos de gamerscore, sendo 1000 pontos para cada Halo.

halo the master chief collection (28)

A coleção foi desenvolvida pela 343 Industries em conjunto com os estúdios Ruffian Games, Certain Affinity, e Saber Interactive. A 343 projetou as interfaces e rede on-line, a Certain Affinity desenvolveu o multiplayer e a Saber Interactive desenvolveu a campanha atualizada de Halo 2.

Sobre cada versão da coletânea, Halo Combat Evolved: Anniversary é baseado na remasterização lançada originalmente em 2011 para o Xbox 360. Halo 2 Anniversary também recebeu o mesmo tratamento e é considerada a grande novidade do pacote, sendo lançado exatamente 10 anos após o Halo 2 original e trazendo novas CGs impressionantes feitas pelo famoso estúdio Blur. Esse relançamento também inclui um novo prólogo e um epílogo para fazer uma ponte com Halo 5: Guardians.

halo the master chief collection (1)

Tanto Combat Evolved quanto Halo 2 Anniversary permitem ao jogador alternar entre os gráficos originais e atualizados em tempo real, com uma tecnologia que faz com que as duas versões do jogo estejam rodando simultaneamente em todo momento.

Halo 3 e Halo 4 tiveram a resolução original aumentada para 1080p e todas as animações e jogabilidade retrabalhada para 60 FPS, o dobro dos jogos originais. Essa é a mudança mais interessante da série e dá um novo sentido e ritmo de jogabilidade para Halo.

Um menu de extras inclui acesso ao seriado Halo Nightfall, produzido por Ridley Scott e também ao tão esperado beta de Halo 5: Guardians que vai de 27 de dezembro de 2014, a 22 de janeiro de 2015.

halo the master chief collection (6)

Ainda que a grande surpresa seja jogar Halo em 60 FPS, a maior decepção fica pelos gráficos in-game da atualização de Halo 2 Anniversary, que sinceramente não ficaram a par dos jogos da geração atual. Não que essa versão Anniversary seja feia, mas aparentemente rodar a engine original e a atual ao mesmo tempo mostram um pouco do peso nas decisões de design ali. A impressão que fica é que se a opção de mudar para o jogo original em tempo real fosse removida, poderíamos ter um Halo ainda mais bonito que Halo 4, que ainda é o jogo mais bonito da coletânea, parecendo até mesmo da geração atual apenas com o upgrade de resolução para 1080p e 60 FPS.

Jogabilidade

Como dito, tudo ficou diferente com 60 FPS. A fluência das partidas, a física das granadas, tudo parece mais rápido e jogadores mais hardcore dos Halos originais estranharão um pouco até que se acostumem com essa acelerada no ritmo. Mas obviamente a mudança é positiva e nada vai querer fazê-lo voltar aos 30 FPS após algumas partidas.

A 343 Industries também foi totalmente feliz em sua decisão de desburocratizar os games, fazendo com que todos os níveis da campanha, opções de jogo e mapas multiplayer, estejam destravados e já disponíveis desde o primeiro momento em que você rodar o jogo. Quer jogar a famosa Delta Halo de Halo 2 logo de cara e chamar seus amigos pra isso? Vá em frente. Ora, se isso é uma coletânea de comemoração, nada faz mais sentido do que deixar os jogadores comemorarem como bem entenderem.

halo the master chief collection (23)

Os modos Forge de Halo 3 e Halo 4 retornam e foi acrescentado um novo e interessante modo Forge para Halo 2 Anniversary. Halo 2 Anniversary também divide seu multiplayer original entre alguns mapas remodelados e também os mapas originais, dando ainda mais opções para os jogadores.

Infelizmente até o momento da conclusão do review, os servidores de matchmaking estavam sendo ligados aos poucos e não conseguimos jogar partidas online nos modos rankeados. De qualquer maneira, partidas Custom funcionavam perfeitamente e o multiplayer do game é aquele mesmo Halo que você escolheu e da maneira como jogou, seja no Xbox original ou Xbox 360. Dito isso, amigos da Xbox Live animem-se: Halo 3 e sua icônica Guardian ficaram ainda melhores no esplendor dos 1080p e 60 FPS.

halo the master chief collection (25)

Som

Toda a trilha sonora original de todos os jogos da série retornam nessa coletânea, fazendo com que seja impossível não se empolgar ao ouvir novamente a Mombasa Suite ou a Reclaimer de Halo 2 Anniversary e impossível compará-las diretamente a trilha sonora, menos expressiva de Halo 4. Martin O’Donnell e Michael Salvatori são nomes que fazem falta a Halo e a 343 Industries não faria mal em fazer uma ligação para O’Donnel, que deixou a Bungie recentemente.

[tube]https://www.youtube.com/watch?v=jQa6blSyqNM[/tube]

Finish The Fight

Com mais de 40 horas de campanhas em cooperativo e mais de 120 mapas multiplayer, Halo The Master Chief Collection é até agora o maior título exclusivo do console e desempenha com maestria o papel de entregar a coleção definitiva de uma das séries mais importantes da indústria.

Mais do que um título obrigatório para fãs de FPS e qualquer proprietário de Xbox One, ele é uma declaração de amor da 343 aos fãs de Halo, que acompanharam a saga de Master Chief e Cortana ao longo da última década. E se você pensava não ter motivos para comprar um next-gen até agora, pense novamente.

Átila Graef

Comentários(2)

  1. Avatar

    Cadê a análise do Sunset Overdrive???

  2. […] A Microsoft resolveu compensar os fãs que tanto sofreram com os problemas de conexão no Matchmaking de Halo: The Master Chief Collection. […]

Comentários