Análises

Análise – Little Big Planet 3

7
O melhor da série
Aproveitando o conteúdo criado para as duas primeiras versões, LBP 3 é um jogo praticamente infinito. A crítica fica para a limitação de estágios para os novos personagens.

Um dos grandes exclusivos de PlayStation 4 no ano de 2014, Little Big Planet 3 continua a saga de plataforma da Sony, dessa vez mudando de desenvolvedora, sendo produzido pelas mãos da Sumo Digital.

Inicialmente motivo de preocupação dos fãs, que temiam a saída da criadora da série, Media Molecule, a troca de estúdio felizmente não afetou o jogo final. Espere encontrar em Little Big Planet 3, tudo que consagrou a série até então, com algumas novidades como novos personagens e um novo sistema de cooperativo.

Todo conteúdo da série!

A melhor notícia dessa nova versão é que todo o conteúdo desenvolvido pela comunidade em Little Big Planet e Little Big Planet 2 continua compatível com a nova versão. Isso significa que fases, roupas, e DLCs serão carregados para o novo jogo sem nenhum problema, já entregando o título com a tonelada de conteúdo extra que os 2 primeiros jogos ganharam em todos esses anos.

Falando especificamente das novidades dessa versão, a Sumo Digital tentou dar uma ênfase maior ao modo Single Player, entregando um quê de Puppetter (outro exclusivo da Sony no PS3), com vozes para todos os personagens e uma historinha de pano de fundo tentando dar objetivo as andanças pelas fases. O modo Single Player leva em média 8 a 9 horas pra acabar. Infelizmente, uma boa parte desse tempo será tomada pelas cutscenes que contam a história ao jogador, algo que acaba atrapalhando um pouco a progressão do jogo, que fica parando em diversos momentos pra contar uma historinha que sinceramente não faz lá tanta diferença para o estilo de jogo da série.

[tube]https://www.youtube.com/watch?v=t6O_QofljMs[/tube]

Jogabilidade

Outro aspecto que não ganhou muitas mudanças, a série continua com o mesmo estilo de controles que a consagrou. A física “flutuante” e os 3 planos de profundidade continuam lá. A novidade fica por conta de alguns novos itens que darão maior liberdade de movimento para o Sackboy.

Alguns exemplos interessantes são uma lanterna que ilumina itens e lugares escondidos, e uma espécie de secador de cabelos que serve pra puxar e empurrar objetos. Outros itens como o de pulo duplo ou uma espécie de hookshot também facilitam a mobilidade do jogador.

littlebigplanet3

O terceiro episódio da série também entrega 3 novos personagens. Um cachorrinho chamado Oddsock tem a habilidade de correr mais rápido que os outros personagens além de subir paredes e saltar delas. Swoop é um passarinho que voa e pode transportar objetos com ele enquanto está no ar e finalmente Toggle pode alternar entre um personagem grande e um pequeno. Infelizmente os novos personagens podem ser usados apenas em níveis específicos para eles, o que limita bastante a utilidade dos mesmos. Você pode, no entanto, participar como mais de um personagem no modo de criação, mas não compensa a limitação da campanha.

Há ainda missões de dois jogadores espalhadas em todos os níveis, mas outra crítica é que existe apenas um pequeno número de missões específicas que necessita de todos os quatro personagens para finalizar, o que limita a função cooperativa do game. Felizmente qualquer nível ainda pode ser completado com um a quatro jogadores, mas todos os jogadores deve ser o mesmo herói. Apesar de serem ótimas adições e terem tanto carisma quanto o próprio Sackboy, os novos persoangens Oddsock, Toggle e Swoop acabam sendo subutilizados por não terem tantos estágios que necessitem de suas habilidades específicas.

LittleBig-Planet-3-10-06-14-024

GRÁFICOS

Talvez o ponto mais fraco da versão PS4 do jogo sejam os gráficos, que infelizmente não foram tão trabalhados, porque Little Big Planet 3 também foi lançado para o PlayStation 3.

Não que o jogo seja feio. Little Big Planet é um jogo bonito nas duas plataformas. Mas ele é basicamente a mesma versão com algumas pequenas mudanças nos modelos de personagens na versão do PS4.

LittleBigPlanet-3-Beta-PS4-and-PS3-Comparison-630x354
Diferenças no modelo do Sackboy no PS4 e PS3

Apesar de ser um dos melhores exclusivos para a nova plataforma da Sony, definitivamente não é um jogo que faz uso das capacidades do console.

Finalmente

Little Big Planet 3 consagra-se como um dos melhores jogos de plataforma da Sony. Aproveitando todo o conteúdo criado para as duas primeiras versões, o jogo torna-se praticamente infinito. A maior crítica no entanto, fica a limitação imposta para os novos personagens, que foram a melhor novidade da série nessa nova versão, mas não receberam a atenção devida.

Átila Graef

Comentários(2)

  1. Avatar

    Excelente análise. Eu adoraria esperar para pegar um possível LBP4 com gráficos melhores, mas uma vez que vendi meu PS3 vou ter que comprar LBP3 mesmo, não só para mim, mas para minhas filhas que adoraram.

    Infelizmente ainda temos poucos plataformas multiplayer com 4 jogadores. Jogaram Rayman Legends até cansar, agora é a vez de LBP3.

  2. Avatar

    PSN pra jogar online: Tiago007_Brasil

Comentários