Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR | 17 de agosto de 2019

Ir para o topo

Topo

Sem Comentários

Análise – The Witcher Adventure Game

Análise – The Witcher Adventure Game
Cleber Avelar

Review

GRÁFICOS
6
6

Game vira boardgame que vira game

Apesar da execução ser um pouco estranha, The Witcher Adventure Game é divertido entre amigos e uma boa opção para aqueles não iniciados em jogos modernos de tabuleiro.

Ah os jogos de tabuleiro. Quem aqui já não gastou horas e mais horas jogando com os amigos num final de semana, disputando partidas nos mais diversos estilos, discutindo rolagem de dados e todas as outras coisas envolvidas nesses jogos.

Jogos desse gênero sempre são um sucesso, e por conta disso nós já tivemos grandes jogos de tabuleiro que ganharam, versões digitais com Monopoly e The Game of Life, assim como grandes franquias de jogos de videogames foram levadas ao mundo dos Tabuleiros como Gears of War e Halo.

A CDProjekt Red em parceira com a Fantasy Flight decidiram então criar uma boardgame da série The Witcher. Até aqui nada demais já que como eu citei nos exemplos acima é comum, jogos de sucesso andarem entre esses 2 mundos.

O grande ponto aqui é que a CDProjekt Red pegou a série The Witcher, transformou em um boardgame e depois pegou esse boardgame e transfomou em um jogo de PC/iOS/Android!?!?

the witcher adventure game (3)

GAMECEPTION

The Witcher Adventure Game nada mais é que uma versão eletrônica do jogo de tabuleiro, todas as regras, sistema de jogo estão disponíveis para PC iOS e Android.

Por mais estranho que possa parecer, a ideia é ótima, uma vez que o jogo pode ser jogado tanto localmente por até 4 pessoas, ou online com também até 4 pessoas.

Você ira escolher um dos 4 personagens disponíveis (Geralt of Rivia, Yarpen Zigrin, Triss Merigold ou Dandelion). Seu objetivo é simples: no início de cada partida cada jogador recebe uma carta de missão. Completando as missões da carta de missões você ganha os Pontos de Vitória e ao final da partida quem tiver mais pontos ganha, simples….

the witcher adventure game (6)

Ou será que não?

Na verdade o objetivo é simples, mas a questão é conseguir realizar a tarefa. As cartas de missão variam de dificuldade e consequentemente são mais complicadas, além disso como em um bom jogo de tabuleiro você terá de contar com um bocado de sorte já que tudo que se faz no jogo depende dos dados.

Cada jogador pode realizar duas ações por turno, e como seu objetivo principal é resolver sua carta de missão, você deve a cada turno tentar conseguir ganhar Lead Points.

Por mais complicado que isso possa parecer, não se preocupe. O jogo irá se resolver automaticamente. Basta você ler com atenção os objetivos de cada carta e o jogo fará tudo por você. É aqui que surge o maior ponto negativo (ou positivo dependendo do ponto de vista de cada um) tudo é feito praticamente sozinho e você no máximo escolhe qual ação vai fazer, explorar uma cidade, lutar contra um monstro, mas no final das contas pouco fará diferença pois você vai assistir tudo se resolver sozinho.

the witcher adventure game (11)

Como estamos falando de um jogo de videogame

Visualmente o jogo é apenas ok, uma vez que ele replica com fidelidade o jogo de tabuleiro. Temos o Tabuleiro, as peças que representam cada personagem, os dados e as cartas, embora tudo seja exatamente igual a versão física (que tem uma arte muito bacana) fica meio estranho ser tão simples. As peças que representam os heróis poderia ter modelos mais detalhados, assim como os combates entre as criaturas poderiam exibir animações ao invés de telas estáticas que mostram apenas as cartas.

the witcher adventure game (12)

E não se esqueça de desligar a música

Existe uma trilha sonora no jogo, mas é a mesma música SEMPRE, e embora ela seja agradável no inicio você vai querer desliga-la após alguns minutos de jogo, já que as partidas podem durar até 120 minutos (dependendo da dificuldade) e você NÃO irá aguentar ouvir a mesma melodia após tanto tempo.

Os efeitos sonoros são ok, com a rolagem de dados e algumas músicas diferentes dependendo do resultado da rolagem de dados, mas é basicamente isso.

the witcher adventure game (4)

Resumindo

The Witcher Adventure Game é uma boa idéia, mas sua execução é um pouco estranha, já que o grande charme de um boardgame é você resolver as coisas e quebrar a cabeça jogando. Aqui, como o jogo resolve tudo por você, boa parte da graça se perde.

Mas é uma boa para aqueles não iniciados em jogos modernos de tabuleiro, além disso recomendo a versão de android/IOS já que assim fica mais fácil jogar localmente com mais 3 amigos.

Prós

Jogo de tabuleiro para se jogar num dia de chuva com os amigos

O jogo resolve as rolagem de dados e regras mais complexa

Partidas relativamente rápidas

Contras

Ainda assim não substitui a versão física

Visualmente simples

Você vai querer deixar o jogo sem som após alguns minutos devido a repetição dos mesmo efeitos sonoros e músicas

Avatar

Cleber Avelar

Oldgamer, jogou pong com jesus, famoso também pelo seu selo de qualidade OMFG e pelo bordãos e for old é velho.