AnálisesNotícias

Análise – Splatoon

8.5
Shooter padrão Nintendo
Splatton é uma experiencia diferenciada no gênero TPS trazendo novas dinâmicas de jogo em partidas muito rápidas. Para quem tem um Wii U ou é fã da Nintendo é obrigatório.

Splatoon é a mais nova franquia da Nintendo. Desenvolvida exclusivamente para o Wii U, pelo consagrado estúdio principal da gigante japonesa, o Nintendo EAD.

É uma excelente escolha para você que é fã de jogos competitivos online e também para quem gosta de se aventurar sozinho. No game você é um Squid, ou uma lula e está num mundo onde Squids e Octopus(Polvos), vivem em uma eterna batalha de pintura à tinta.

SINGLE PLAYER

O modo para um jogador de Splatoon foi meu principal motivo de compra mesmo sabendo que o foco do game seria no online. O game oferece um modo completo para vocês lobos solitários e com alto nível de produção.

splatoon (9)

O enredo não é muito motivador, mas como sempre a Nintendo trabalha de outra forma para engajar seu consumidor nos games, o excelente gameplay aliado a um alto nível de level design e progressão. Utilizando várias mecânicas inovadoras, o game não para de supreender o jogador com novidades em cada estágio. Existem 27 fases, sem contar os chefes, e estão distribuídos em 5 mundos com uma bela progressão na dificuldade.

A duração desse modo não é muito extensa, mas vale muito a pena ser conferida, principalmente para quem gosta e sente falta de games de plataforma 3D. Splatoon é uma excelente opção para essas férias, seja para jovens ou adultos, e o modo Single Player é recomendado.

MULTIPLAYER

O principal modo de jogo em Splatoon oferece muitas opções de customização, seja no visual do personagem, nas skills ou nas armas, não ficando em nada atrás de grandes jogos de tiro online.

splatoon (8)

As armas disponíveis vão abrindo para compra conforme você passa de level com seu Squid jogando online. Temos 5 tipos de armas que variam em estilo, status e funções e podem ser compradas assim como os equipamentos e acessórios do game.

A arma do inicio é a Splattershot Jr. que seria equivalente a uma sub-metralhadora, excelente no combate franco por ter alta cadência de disparos, mas defasada em distância e dano. A cada nível novo você pode comprar novos armamentos com sub armas, especiais e status diferentes ou até mesmo váriações no mesmo tipo de armas.

splatoon (2)

As principais armas são:

Splattershot Jr. – Sub-Metralhadora

Splattershot – Metralhadora

Splat Charger – Rifle de longa distância.

Splat Roller – Mistura de 12/Escopeta com uma arma corpo a corpo.

Cada uma dessas armas vem com um set de sub armas e especiais diferentes, cabe a você escolher o estilo que mais agrada. Como o principal objetivo das partidas é pintar o cenário, além de escolher uma arma fatal, você tem que pensar em qual arma lhe fornece as melhores opções de espalhar cores pelo cenários, e como na arte de “matar”, na hora da pintura cada modelo de arma tem sua vantagens e desvantagens.

O game também oferece customização de vestimentas e acessórios que também fornecem skills especiais como aumentar o dano, resistência a danos, andar mais rápido e vários outros. Os equipamentos também tem níveis e vão aumentando o número de skills disponíveis para serem evoluídas conforme você também evolui.

São 3 tipos de acessórios/roupas para você escolher e customizar seu personagem a vontade. Existe também um opção de clonar o item de algum jogador e que você tenha gostado, então você sempre poderá estar mudando de roupa e com isso também de estratégia no jogo.

splatoon (4)

Falando de lag e tempo de espera, o netcode de Splatoon é de causar inveja. Não tive um único lag ou mesmo problemas para me conectar a novas partidas, e tudo isso jogando contra japoneses e outros jogadores de várias partes do mundo. Acredito que esse game tenha o melhor sistema online da Nintendo, estão realmente de parabéns.

O conteúdo nesse tipo de jogo é muito importante e infelizmente no lançamento só existem disponíveis 5 mapas e 1 modo (Turf War). Mesmo com atualizações constantes prometidas pela Nintendo é frustrante para um gamer que pagou caro pelo jogo ter que esperar para usufruir o máximo do seu produto.

Sabemos que esse conteúdo será liberado conforme o tempo e também mediante a progressão dos jogadores no game, mas o timing para isso é perigoso, pois o jogador pode perder o interesse em jogar e isso pode atrapalhar as vendas e o futuro da franquia que é nova e promissora.

Outro problema é a falta de chat nas partidas online, função presente na maioria dos games, desde a ultima geração de consoles. Felizmente esse problema é facilmente contornável com um aplicativo como o Skype, mas isso não anula o fato de que a Nintendo deveria prestar mais atenção nesses detalhes.

GAMEPLAY

Com certeza esse é o ponto alto do game pois tudo roda de forma harmônica e a 60 Frames cravados, sem nenhuma queda perceptível a olho nu, trazendo grande dinamismo e velocidade nas partidas, que sempre são bastante frenéticas.

A mêcanica de jogo é tão boa, que eu, um mero gamer imaginei várias modos de jogo maravilhosos para Splatoon. Espero que a Nintendo esteja bem além da minha capacidade de criação pois o game é muito promissor nesse sentido.

splatoon (1)É muito fácil se engajar e aprender o sistema de tiro do game, que permite tanto o uso do Gamepad como pointer para atirar como o uso do analógico para os mais conservadores. Mesmo na derrota, o game ainda premia de forma justa os jogadores. Nas minhas mais de 100 partidas online, eu cheguei no level 12 mesmo sem ganhar todas as partidas e em muitas delas eu recebi mais pontos que alguns jogadores adversários.

Para quem está procurando um game diferenciado e diversão competitiva descompromissada, Splatoon é recomendado de forma vigorosa. Quem cansou do sistema padrão de tiro dos jogos mais sérios, esse jogo foi feito pra você.

Entre partidas a Nintendo colocou um divertido mini game para passar o tempo mais rápido. Você é uma lula que deve pular e alcançar o passarinho. É um joguinho descompromissado mas um detalhe importante na hora de esperar outra partida.

AUDIOVISUAL

Splatoon utiliza composições bem diferentes do padrão da Nintendo, com um tom mais moderno e eletrônico. O game não oferece muitas músicas, algumas delas são muito boas mas outras são bastante irritantes, nesse sentido muitos vão achar que o game ficou devendo, mesmo assim vale a pena conferir no Youtube, se houver oportunidade.

A parte de efeitos sonoros do game são exemplares, combinando e harmonizando perfeitamente com o clima e o visual que ele oferece. A Nintendo sempre soube trabalhar muito bem nesse quesito, então não espere nada abaixo do que normalmente eles oferecem.

A arte do jogo é linda e combina perfeitamente com os sons e musicas. Os efeitos de tinta colorida e o estrago que ela faz nos cenários é, além de convincente, muito bonito e colorido de se ver. Para quem sempre quis tirar uma partida de paint sem sair zoado, Splatoon é a grande chance da sua vida!

splatoon (3)

Os modelos dos personagens e inimigos são bem simples mas muito bem trabalhados, a variedade de roupas, tênis e acessórios é bem grande e raramente você vai encontrar algum Squid igual ao seu. Tirando o problema comum de falta de Anti-Aliasign no jogos da Nintendo, os serrilhados pouco incomodam graças a grande rapidez do game, ficando mais aparente na cidade hub Inkopolis.

As texturas são boas, não encontrei nada em baixa resolução ou mesmo percebi modelos Low-Poli no game. Splatoon pode ser considerado um game belo, principalmente por conta da arte, mas não espere um game do nível de grandes jogos dessa geração.

splatoon (31)

RESUMINDO

Splatton é uma experiencia diferenciada no gênero de Tiro em Terceira Pessoa,  trazendo novas dinâmicas de jogo em partidas muito rápidas. Para quem tem um Wii U ou é fã da Nintendo é obrigatório e quem gosta de TPSs vale dar uma conferida. O Single Player oferece Level Design de muita qualidade e boa quantidade de horas de jogo (6h à 8h). O multiplayer embora tenha problemas como pouco conteúdo e falta de voice chat, ainda sim é bem inovador e muito divertido, seja com os amigos ou sozinho.

Danilo Morim
Últimos posts por Danilo Morim (exibir todos)

Comentários(1)

  1. […] Surpreendendo a todos e tirando o reinado de jogos clássicos do estilo, Splatoon é a nova franquia da Nintendo que leva nosso prêmio de Melhor Multiplayer de 2015. Leia nosso review. […]

Comentários