ArtigosNotícias

Teorias e Especulações: O que esperamos de Dark Souls III?

Recentemente vazaram fotos e arte do que parece ser Dark Souls III, produzido pela From Software e distribuído pela Bandai Namco.

O jogo ainda não foi confirmado oficialmente (e só deve ser na próxima semana, durante a E3 2015), mas a equipe do vgBR analisou as imagens disponíveis até agora para tentar desvendar um pouco do que está por vir e o que devemos esperar no próximo jogo da From Software.

2 mundos paralelos

Dark Sould 3.11_050615

Na imagem acima é possível notar que o personagem está em frente a uma Bonfire. O texto em japonês diz: “retornar ao mundo amaldiçoado“. Isso implica por oposição que o personagem no momento está em um mundo “não amaldiçoado“. O ambiente em volta dele está bastante iluminado, o que corrobora esta visão.

Outro detalhe interessante desta foto está no canto esquerdo inferior, onde constam os itens e equipamentos que o jogador tem à sua disposição. Notem que o jogador está equipado com a magia Soul Spear, que já apareceu nos outros jogos da série. Notem também que o desenho está “apagado“. Isso significa que naquele momento ela não pode ser usada apertando o botão direcional de cima. Até aí, nenhuma novidade, pois um Catalyst é necessário para magias e o jogador está equipado com um escudo e uma espada. Só que o detalhe interessante está no direcional de baixo, onde consta um item representado por uma espada iluminada que parece ser um “milagre“. Porém não pode ser um “milagre” porque o jogador não tem nas mãos um “staff” necessário para executá-lo. Além disso, esse espaço historicamente é reservado para itens e não para magias/milagres. Tudo indica que se trata de um item de Bonfire.

Com isso, uma das suposições é de que o jogador no início do jogo receberá uma quantidade enorme de Bonfires que ele pode colocar onde quiser ao longo de sua jornada. Se observarem bem, a espada fincada no chão que gera a fogueira se parece com a do desenho. Existe, portanto, uma grande probabilidade desta área ser uma das primeiras de Dark Souls 3.

Bonfires como itens?

dark souls III

Esta é a imagem do corpo do “sacrificado” sendo transformado em Bonfire por esse item. Na foto anterior o jogador tem 99 bonfires. Utilizou uma para este sacrifício.

Nosso palpite é que o jogador começa com 100 bonfires, que poderá utilizar no jogo todo. 100 bonfires é uma quantidade enorme. Isso nos faz achar que se trata de um jogo gigantesco, principalmente pelo fato de que cada parte deste mundo enorme contará com uma versão “amaldiçoada”.

dark souls III2

Será possível convocar NPCs com o uso desse item, conforme mostra a legenda da foto acima.

Algumas questões ficam. Será que qualquer tipo de inimigo pode ser usado para esses sacrifícios?

O retorno das “tendências”?

dark souls 3 boss

Esta imagem revela o que acreditamos se tratar do primeiro boss do jogo. A primeira coisa que chama a atenção na foto é a quantidade de espadas fincadas no chão. Nosso palpite é que essas espadas sejam de jogadores que morreram para esse chefe.

Outro detalhe interessante é que é possível ver o reflexo do chefe na água. Mais do que isso, é possível perceber que as cores são diferentes daquelas encontradas na armadura do boss, com uma maior presença de cores com tons alaranjados. É como se a água estivesse revelando uma realidade paralela, talvez da versão “amaldiçoada” deste mundo.

Talvez a paleta de cores dos chefes (assim como outros fatores como HP, defesa, quantidade de Souls concedidas ao ser derrotado, etc.) mude dependendo se você luta contra ele num mundo “amaldiçoado” ou “não amaldiçoado”. Isto lembra o sistema de “tendências” de Demon’s Souls. Em Dark Souls 3 um sistema parecido parece existir, mas bem mais integrado.

Ainda assim, acreditamos que o jogo seguirá a linha de Dark Souls e não terá um “Nexus” como em Demon’s Souls e nem terá um lugar central como “Majula” em Dark Souls 2. Não acreditamos na existência de um Hub central. Acreditamos que as bonfires apenas alternam entre o mundo “amaldiçoado” e “não amaldiçoado”.

dark souls 3 boss2

Este é o mesmo local, como fica claro pela presença das espadas fincadas no chão e a porta ao fundo. O local não é inteiramente igual, mas nota-se que é o mesmo lugar com algumas mudanças.

O curioso é que o boss é diferente. Não se trata mais de um “cavalheiro” e sim um monstro, também bípede. Nosso palpite é que esta é a versão do boss no mundo “amaldiçoado”. Este monstro é o cavalheiro, só que tomou esta forma por estar amaldiçoado. O interessante é que a mudança não é simplesmente estética. Poderiam ter colocado o mesmo cavalheiro, mas com um visual diferente. A mecânica da batalha parece ser bem diferente também, com um monstro capaz de segurar o jogador e esmagá-lo com as mãos.

Note a ausência de uma fonte de luz vindo do céu, algo que é presente na foto anterior. Isso corrobora nossa visão de que é o mundo amaldiçoado.

Um detalhe interessante é que nessa imagem existem muito mais espadas fincadas no chão, quando na foto anterior elas são menos e mais dispersas. Isso indica que mais jogadores morreram no mundo amaldiçoado, indicando uma maior dificuldade desta versão do boss.

darksouls3 article

Este foto é provavelmente a mais curiosa de todas. O detalhe mais óbvio é que o texto em inglês afirma que Dark Souls 3 contará com 45 novos inimigos e 15 novos chefes. O resto é mais inusitado. O jogador está fazendo um gesto, algo já tradicional da série. No entanto, notem que ele faz este gesto tradicional do “Welcome” (Bem vindo) enquanto uma mancha negra cai do céu. À frente dele existe uma mancha ainda maior.

Nosso palpite é de que se trata de um rito cerimonial de sacrifício e que essas manchas estão caindo do sol e que esta é uma forma do personagem ir para o “mundo amaldiçoado”. Esse mundo amaldiçoado diz respeito ao eclipse solar causado por essas manchas.

A próxima foto explica o motivo de eu ter afirmado que essa mancha negra que cai do céu cai mais especificamente do sol.

Praise the Sun

Dark Sould 3.01_050615

Essa imagem mostra claramente um sol (é dia, como dá pra notar pelas nuvens) e mancha negra caindo deste sol. À direita é possível observar também aquilo que parece ser um monstro em forma de mancha. Talvez seja este o monstro responsável por todo o caos em que parece estar o mundo, com ruínas e fogo todo canto.

Nosso palpite é que se trata de uma das cutscenes de abertura do jogo, onde a história é exposta ao jogador pela primeira vez. A história provavelmente falará de como o fim do “fogo” resultou num mundo tomado por uma mancha que amaldiçoou a terra. O “fogo” se apagando é uma temática muito explorada nos jogos de Souls, principalmente no primeiro jogo onde logo na primeira cutscene a narradora diz que “com o fogo, veio a disparidade“. Sem o fogo, terá vindo a maldição? Será que o fogo é que impedia esse eclipse?

Dark Sould 3.03_050615

A imagem acima mostra um castelo à distância e imagens que aparentam ser de estátuas em pose de liturgia. Notamos também bandeiras vermelhas tremulando. Dá para notar que o mundo não está amaldiçoado, pois ainda é dia.

dark souls 3 castle

Esta foto mostra o mesmo exato local, com o jogador já um pouco mais à frente e um mundo já “amaldiçoado” e tomado pelo eclipse. Note que as bandeiras não são mais vermelhas e já não tremulam. Será a mesma bandeira vermelha tomada pela mancha negra ou será outra bandeira de um grupo que tomou o castelo?

Aliás, perceberam que o castelo nesta foto é maior do que o castelo na foto anterior, quando o mundo ainda não estava amaldiçoado? Comparem tendo como ponto de referência as janelas. Após aquele grupo de pequenas janelas no canto inferior direito do castelo, é possível ver que no “mundo amaldiçoado” existem 3 torres adicionais com telhados pontiagudos.

Nosso palpite é que algumas áreas do castelo só serão acessíveis no “mundo amaldiçoado”.

O sacrifício dos mortos vivos?

dark souls 32darksouls3

Essas imagens mostram alguns “undeads” em posição de liturgia, assim como aqueles encapusados das imagens anteriores. Pelo que parece, este é um dos lugares onde você pode levar esses “undeads” para rituais de sacrifício e criação de Bonfires. O jogador mata um “undead” e cria uma Bonfire com o corpo dele.

Será que a posição de “reza” dos “undeads” indica que eles se ofereceram para sacrificar? Será que pertencem a alguma seita de fanáticos dispostos a serem sacrificados? Será que são de algum grupo inimigo daqueles que os sacrificam? Serão talvez pecadores ou criminosos que estão sendo punidos pelos seus pares?

Outra curiosidade é a quantidade de cadeiras em volta. Não são cadeiras comuns. Parecem ser cadeiras pertencentes a uma nobreza. Será que este era o palco dos sacrifícios e nobres assistiam tudo tal qual um espetáculo?

darksouls33

Esta foto mostra o jogador lutando no telhado contra soldados esqueletos. Nota-se uma mancha no fundo da tela. Aparentemente no mundo “não amaldiçoado” será possível notar a presença das manchas em estágios iniciais em pontos isolados, como que indicando a possibilidade do cenário todo ser tomado eventualmente por ela.

Ainda não sabemos se essa mancha vai tomando o cenário aos poucos em tempo real ou se o jogador é que tem o controle disso através dos sacrifícios e das bonfires.

Nosso palpite é que o mundo vai sendo tomado aos poucos pelas manchas negras e que o jogador tem formas de acelerar essa tomada por parte da mancha ou reverter o seu avanço. Para deixar o mundo amaldiçoado, o jogador pode invadir o mundo de outro jogador. Para reverter o avanço da mancha, o jogador pode derrotar um chefe ou então colaborar com algum jogador para que este derrote um chefe. Trata-se de um sistema semelhante ao de Demon’s Souls, com as tendências sendo revertidas para “branca” quando chefes são derrotados.

Não sabemos ainda o que são aquelas manchas roxas no telhado e no jogador. Será que é algum líquido de “curse” ou “poison” que foi jogado pelos soldados ou – mais provavelmente – algum outro inimigo? Será que esse roxo é parte do cenário já revertendo para o mundo “amaldiçoado”, por causa da mancha negra no fundo do cenário?

– – –

Seja como for, Dark Souls III é real e terá a volta de Hidetaka Miyazaki na direção da série. O jogo está prometido para o início de 2016, sendo lançado para Playstation 4 e Xbox One.

E vocês o que acham dessas teorias e especulações sobre as informações vazadas do novo capítulo da série Souls?

Saberemos em breve o que é verdade e o que é mito já que semana que vem a equipe da vgBR estará na E3 2015 e vai trazer todas as novidades em primeira mão aqui no site. Fique ligado!

 

Daniel V.

Comentários(1)

  1. Avatar

    Muito boa a postagem e as informações, o jogo vai estar foda.

Comentários