Notícias

Protótipo do PlayStation SNES surge na internet

Update: Após rumores de que fosse uma farsa, Dan postou um vídeo mostrando o console.

http://www.youtube.com/watch?v=Z4HfLsWTE9Q

A história dos games poderia ser muito diferente da que conhecemos hoje em dia. No início dos anos 90, Nintendo e Sony trabalhavam numa unidade de leitor de CDs para o SNES. A Sony desenvolveria a unidade de CD add-on para o SNES e receberia uma versão do console híbrida para comercializar como PlayStation.

A parceria estava bem encaminhada quando a Nintendo voltou atrás na decisão em aparentemente não querer que a Sony tivesse uma versão de seu hardware para comercializar. Com isso a Nintendo resolveu contratar a Phillips para desenvolver o add-on e a parceria com a Sony chegou ao fim. Mas a gigante japonesa de eletrônicos deu continuidade ao projeto por conta própria e decidiu investir na marca PlayStation, fazendo com que a Nintendo cometesse aquele que seria o maior erro em toda a sua história de decisões erradas, criando a sua maior rival e uma das marcas mais fortes do mercado de jogos de todos os tempos.

snes cd
A unidade de CDs do SNES e o SNES PlayStation

Terminada a lição de história dos games, sempre existiram rumores de protótipos do add-on de CDs e da versão do SNES PlayStation, mas nunca tivemos nada além de fotos de estúdio ou montagens e rascunhos. Isso foi até ontem, quando Dan Diebold, veio a público postar fotos da versão do lendário SNES PlayStation que segundo ele, foi achado numa caixa na empresa do seu pai, que deveria ir para o lixo.

“Meu pai trabalhava para uma empresa, e um dos caras para os quais ele trabalhava, eu acho que o nome dele era Olaf, trabalhava na Nintendo. Quando a empresa do meu pai faliu, ele encontrou esse aparelho numa caixa de lixo, que ele deveria jogar fora.”

snes playstation (1)

Se a história for verdadeira, o “Olaf”, que ele está citando é provavelmente Olaf Olafsson, que foi presidente e diretor executivo da Sony Interactive Entertainment, Inc.. Olaf estava diretamente envolvido com a parceria com a Nintendo e o console PlayStation e foi responsável por dar continuidade ao projeto e tornar o PlayStation uma realidade.

As peças parecem se encaixar e a história parece encontrar o elo perdido dos games. Não se sabe se a unidade pode realmente ligar, ou o que está contido no cartucho ou CDs, mas Dan disse que tentará achar uma fonte na voltagem certa pra ligar o console assim que possível. Claro, já existem rumores de que tudo não passa de uma farsa, mas até agora nada foi provado e as fotos realmente parecem verdadeiras.

De qualquer forma, fique ligado aqui no vgBR.com para mais novidades sobre essa descoberta.

Átila Graef

Comentários(1)

  1. Avatar

    Better blog Some habits are good for you and otrhes are not. The same is true for your blog. Some of your blogging habits, meaning those things you do repeatedly, are good for you and your blog s growth and improvement while otrhes are distractions that stop you

Comentários