Análises

Análise – Lost Dimension

8
RPG Tático Inovador
Com ideias novas e um gameplay divertido, Lost Dimension é bem recomendado aos fãs de RPGs Táticos que querem algo diferente do habitual.
“Até a sua sombra desconfia de você”

Lost Dimension é um RPG/Tático lançado para PlayStation 3 e VITA desenvolvido pela novata Lancarse e publicado pela ATLUS aqui no ocidente.

O jogo teve uma recepção morna no Japão mas promete sacudir os sedentos por jogos do gênero aqui desse lado do mundo.

História

Ponto mais forte do jogo; a Terra foi atacada por um ser maligno chamado The End que destruiu metade do planeta e através do uso de um pilar enorme ele pretende acabar com tudo que resta. Com isso as Nações Unidas enviaram membros da S.E.A.L.E.D.(uma espécie de exército especial) para a tal torre com o intuito de exterminar o criador da mesma.

Ao entrar na torre; Sho, o nosso protagonista se encontra com os demais membros e por coincidência(ou não) todos eles não tem lembranças de como foram parar lá. Depois de muita intriga entre os membros surge The End em carne viva (quase, ele mesmo diz que está em outro plano) para explicar o que está acontecendo e qual seu objetivo.

lost dimension (4)

Bem, até então não parece nada fora do comum, certo? Pois então… É dito que ele quer destruir nosso planeta e que existem traidores no nosso grupo, essa parte é o grande chamariz do jogo, QUALQUER um dos membros pode ser um traidor e cabe a Sho que tem uma especialidade de ler a mente das pessoas desvendar quem está do lado de The End e quem quer destruí-lo. E inclusive convencer as pessoas a pensar como você.

No final de cada episódio cabe ao jogador (e aos membros do grupo) decidirem quem vai morrer pois segundo os planos maléficos de The End só poderão prosseguir na torre se todos se unirem e decidirem quem é o traidor desse rolo todo. Isso dá um toque de tensão ao jogo e realmente não dá pra confiar em ninguém. Os diálogos costumam variar bastante por esse estilo da trama e incluem conversações mais adultas, abordando violência, sexo, etc… No geral os textos do jogo são legais mas o destaque mesmo é na interação das personagens.

lost dimension (9)

Gráficos

Lost Dimension é um jogo graficamente simples porém redondinho. O frame-rate mantém os 30 FPS na maior parte do tempo. A maior reclamação que tenho dessa parte é com um Input Lag (atraso de resposta) muito esquisito no menu da base de operações. Não faz sentido nenhum e incomoda um pouco. Durante o modo combate em momento algum é presente esse tipo de problema.

A arte lembra bastante o Digital Devil Saga da Atlus, com personagens bem distintos e um cel-shading interessante nas cenas de diálogo.

Por fim dá pra dizer que num geral é bem competente e o estúdio tem potencial.

Som

A dublagem aqui ficou muito boa, alguns personagens tem vozes que encaixam perfeitamente, porém nem todas as falas são dubladas.

Musicalmente falando Lost Dimension não impressiona mas tem belas faixas aqui e ali. No geral o jogo remete bastante as músicas dos títulos japoneses dos anos 90 como Einhander (Squaresoft, 1998) com uma pegada meio techno.

lost dimension (11)

Gameplay

Um RPG tático de alto nível, lembrando muito Valkyria Chronicles (SEGA, 2008) com possibilidade de movimentação livre com limitações determinadas pelo atributo MOV.

Cada membro tem poderes e armas bem distintos; tem curadores, suportes, atiradores de longa distância, lutadores com armas brancas e por aí vai. Vale ressaltar que nesse jogo a cada capítulo ALGUÉM vai morrer ou seja, cuidado muito com a formação do seu time, vai que aquele elemento X que salva você do perigo no fim pode ser o traidor.

O sistema é bem divertido e tem várias side-quests para evoluir seu time em momentos de maior necessidade.

lost dimension (8)

Veredito

A Lancarse mandou muito bem nesse jogo com ideias novas e um gameplay que não deixa a peteca cair. Bem recomendado para os fãs de RPGs Táticos e aqueles que querem algo diferente do habitual.

David Signorelli

Comentários