Análises

Análise – Forza Motorsport 6

9
O melhor simulador
Completando 10 anos com uma experiência completa e consistente, Forza Motorsport 6 é simplesmente o melhor simulador que já chegou aos videogames.

Comemorando 10 anos da franquia Forza Motorsport, a Turn 10 Studios oferece um presente aos amantes de jogos de corrida. Exclusivo do Xbox One, o novo Forza Motorsport 6 é simplesmente o melhor simulador de carros que já chegou aos videogames.

É bem nítido que a proposta de Forza 6 é corrigir alguns dos erros de seu antecessor do lançamento do Xbox One, Forza 5. Enquanto o game anterior foi uma experiência de corrida sólida, mas que patinava em alguns detalhes (como poucas pistas, micro-transações e a lista de carros menor que os outros jogos), Forza 6 é amplo e generoso, sendo o verdadeiro sucessor de Forza 4.

1080p e 60 FPS

Normalmente não abro meus reviews falando dos gráficos, mas Forza 6 é especial. Mesmo que muitos gamers não consigam ver diferença nas resoluções, jogos que rodam em 1080p nos consoles são o grande marketing da geração.

forza motorsport 6 (11)

Dito isto, não há como deixar de enaltecer o fato de que Forza Motorsport 6 mantém a resolução Full HD em constantes 60 frames por segundo com uma performance excepcional para um jogo de corrida.

A desvantagem de toda essa beleza se traduz em longos períodos de carregamento, mas os pontos positivos superam os contras de longe. Com 450 carros, o game se mostra uma verdadeira homenagem aos amantes do automobilismo, seja “somente” para correr ou para olhar de perto com todo o nível de detalhes apresentados no Autovista.

Forza 6 também é mais rápido e preciso que seu antecessor e mesmo o que já parecia perfeito melhorou. Os controles foram refinados e a jogabilidade está ainda mais convidativa. Só não confunda isso com facilidade. A física continua fantástica e as novas corridas na chuva provam isso, com elementos como poças de água na pista afetando diretamente a dirigibilidade do carro, com aquaplanagem sendo uma ameaça real, e que em alguns casos resultou em capotamentos dignos de filmes em nossas corridas.

Além disso, o efeito de chuva é simplesmente fenomenal. As gotas individuais de água passando pelo seu pára-brisas e respondendo à física real, proporcionam uma imersão absolutamente incrível. A parte negativa é que apenas algumas pistas têm variações de tempo molhado. O mesmo ocorre com as corridas noturnas, que poderiam estar disponíveis em mais circuitos.

Não quero parecer muito exigente, mas a grande verdade é que a falta um ciclo de tempo e clima dinâmicos parecem oportunidades perdidas para um game tão completo. Esperamos que isso possa surgir num futuro update ou DLC, porque realmente é um elemento que deixaria o jogo ainda mais desafiador. Já pensou estar liderando a prova e começar a chover? Ou correr as 24 horas de Lemans numa só tacada?

Jogabilidade

O controle do Xbox One continua fazendo a diferença no gameplay e a sensação de acelerar ou frear muda completamente quando você sente os seus dedos tremendo de acordo com as reações do carro. No decorrer das provas e ao longo da carreira você vai conseguir perceber, através do rumble nos gatilhos, quando está abusando da velocidade na curva e perdendo a aderência, por exemplo. Antes que você possa perceber, a mecânica do rumble torna-se parte fundamental da jogabilidade. É algo tão natural que outros jogos de corrida parecem incompletos sem ele.

Claro que o ideal para esse tipo de jogo ainda é um bom volante, mas a maneira com que a Turn 10 implementou a jogabilidade de Forza 6 faz o controle do Xbox One ser a segunda melhor opção para um jogo do gênero.

Assista acima uma entrevista que fizemos com Ryan Cooper, produtor executivo de Forza Motorsport 6 durante a E3 2015.

O sistema de Drivatar também foi atualizado e continua cumprindo com maestria a promessa de “cérebros humanos reais em carros AI”. Confesso que ainda não me acostumei a ver meus amigos reclamando que sou um “Dick Vigarista” no jogo e isso se reflete nas corridas deles com meu drivatar dirigindo como um maluco e batendo em todo mundo, mas também confesso que dirijo de uma forma mais avacalhada justamente pra ver essas reações por parte deles. É o melhor sistema de inteligência artificial num game de corrida e seria muito interessante ver essa invenção se espalhando pra outros gêneros.

forza motorsport 6 (19)

O retorno do rei

Forza 6 é basicamente um pedido de desculpas da Turn 10 para os fãs da série que ficaram decepcionados com alguns dos retrocessos de Forza 5. Não se engane, os concorrentes Driveclub e Project Cars são bons jogos de corrida, mas Forza 6 está em outro patamar, pura e simplesmente.

A Turn 10 comemora o aniversário de uma década da série com uma experiência completa e consistente,  mostrando mais uma vez porque Forza tornou-se referência no gênero de simulação de carros, deixando seus concorrentes brigando pelo segundo lugar do pódio.

Átila Graef

Comentários(1)

  1. […] Completando 10 anos com uma experiência completa e consistente, Forza Motorsport 6 é simplesmente o melhor simulador que já chegou aos videogames e nosso Melhor Jogo de Corrida de 2015. Leia o review do game. […]

Comentários