Análises

Análise – Super Mario Maker

9
Um dos melhores do Wii U
Mario Maker é uma experiencia incomum nos dias de hoje e mais que obrigatório para quem tem um Wii U ou é fã de Mario.

Exclusivo do Wii U, Mario Maker é a mais nova empreitada da franquia mais importante da Nintendo.

Foi desenvolvida pelo principal estudio da Big N, o Nintendo EAD, para comemoração do aniversário de 30 anos do bigodudo mais querido do mundo.

Muito mais que uma homenagem ao seu principal mascote, Mario Maker é uma enciclopédia de fan service. A realização do sonho de muitos gamers e um OK do senhor Shigeru Miyamoto para você brincar de ser ele.

O JOGO

Logo de cara você vai ter o controle da Stylus e do Tablet para praticar em sua primeira criação, um tutorial intuitivo que vai te levar por vários minutos até você estar satisfeito com sua criação. A partir dai você toma o controle e escolhe se deseja jogar ou criar, e é também neste momento que a mágica começa.

mario maker (4)

Mario Maker não tem enredo, não tem história e não tem nada que traga motivação de prender um jogador que não a sua maravilhosa mecânica de gameplay e progressão. A cada momento você será surpreendido com novidades na ala de criação. O game utiliza várias mecânicas inovadoras na série e no gênero para manter a curiosidade do jogador. Existem vários itens para aflorar seu senso de game designer, fora outras aplicações e forma de criar que estarão de exemplo para os jogadores que se aventurarem nos modos criados pela Nintendo para te ensinar e dar senso a sua criatividade.

A duração desse game é infinita, assim como são infinitas as suas possibilidades, transbordando carisma, sendo altamente divertido e “desestressante”. Mario Maker não tem o mesmo propósito de ser terminado como a maior parte dos games, e estará sempre disponível para você dar uma brincada nos milhares de níveis novos criados pela comunidade.

mario maker (6)

OS JOGADORES

O modo de compartilhamento de fases é simples e também onde todo o core e diversão do jogo está. Para conseguir subir uma fase será necessário primeiro conseguir terminá-la e isso limita estágios infernais e impossíveis, já que não é qualquer um que consegue escapar de seus próprios pesadelos.

Na aba da busca de fases existem as mais diversas experiências, desde criações simples e tranquilas até verdadeiros infernos cheios de puzzles e segredos. A Nintendo deu liberdade total para todos os tipos de jogadores e criadores, tornando o jogo surpreendentemente divertido para qualquer tipo de pessoa.

mario maker (7)

GAMEPLAY

O game roda muito bem e a 60 Frames cravados sem nenhuma queda, trazendo a excelência de sempre ao gameplay da série, que exige bastante precisão dos pulos nos níveis mais hardcore. Novamente a Nintendo entrega um produto que não vai desagradar nenhum fã de plataformer e mostra que ainda está no topo do gênero.

Uma mêcanica de jogo bem interessante, é que ao mudar o estilo gráfico, você também muda o gameplay completamente e também os, itens, inimigos e power-ups disponíveis. Muitas vezes um nível terá que ser adaptado a um outro game da série se você sentir necessidade ou quiser mudar o Mario com que vai jogar.

mario maker (1)

O sistema de jogo é muito fácil de aprender e a progressão permite que os jogadores não se percam nas várias possibilidades do game, dando de pouco e pouco mais itens e sets para criação. Para quem gosta e coleciona Amiibos, vários extras serão adicionados ao game quando um amiibo for ativado no Gamepad. As novidades vão desde musicas clássicas até novos personagens jogáveis.

Recomendado para quem está procurando um plataformer diferenciado ou desafios insanos. Mario Maker trás o melhor da série em um único jogo e deixa nas mãos do jogador a forma como deve ser jogado.

mario maker (11)

AUDIOVISUAL

Mario Maker utiliza vários estilos gráficos e permite essa transição também entre a musicas presentes em toda a série 2D, trazendo várias opções de escolha ao jogador também nesse ponto. Um dos pontos altos do game é a possibilidade de poder utilizar e também criar as musicas das fases dando mais variedade e opções ainda ao jogador.

O jogo roda muito bem no Wii U e trás excelente variação artística graças as opções de customizar o seu jogo e além disso tem uma variedade imensa de sons que são possíveis de criar e utilizar, principalmente quando se tem Amiibos na jogada.

mario maker (2)

Mario Maker não é nenhum triple AAA no setor gráfico, mas mesmo nos modos 8 e 16 bits, passa longe de fazer feio, principalmente pelo trabalho todo ser renderizado em alta resolução.

Para quem espera grande evoluções na parte gráfica o jogo pode decepcionar, mas está longe de ser um problema e vai agradar aos fãs da série em todas as suas épocas.

Mario Maker é uma experiencia incomum nos dias de hoje e mais que obrigatório para quem tem um Wii U ou é fã de Mario. O conteúdo original do estudio oferece level design de muita qualidade em mais de 100 fases originais.

Danilo Morim
Últimos posts por Danilo Morim (exibir todos)

Comentários(2)

  1. Avatar

    Baita jogo mesmo, estou jogando ele direto, outra novidade interessante é o Som 3D do Gamepad, ele da uma imersão a mais quando jogado pelo Gamepad. Para falar a verdade quase nunca ligo a TV ao jogar Mario Maker, o game faz um uso excelente do Gamepad tanto para jogar as fases criadas por outros usuários, quanto para criar as suas próprias fases.

  2. Avatar

    Lixo total! A Nintendo não quer mais trabalhar. Reaproveitaram sprites antigos do século passado e criaram uma engine pra a gente fazer games. Devia se chamar Mario Mugen.

    SMW Central tem hacks melhores que isso e ainda ensina pro peão como criar isso!

Comentários