Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR | 15 de junho de 2019

Ir para o topo

Topo

Sem Comentários

Análise – Disgaea 5: Alliance of Vengeance

Análise – Disgaea 5: Alliance of Vengeance
Vinicius Laba

Review

Nota Final
8.5
8.5

O melhor da série

Com uma história é divertida, personagens carismáticos, diversas opções que possibilitam centenas de horas de gameplay, Disgaea 5 é uma boa compra para os fãs da série e para quem curte RPG.

Chega no ocidente neste dia 6 de Outubro Disgaea 5, o mais novo game da série de SRPG da Nippon-Ichi, exclusivo para o PS4.

O jogo mantém as características principais da série: a história cheia de humor, tentando ir o mais longe do sério possível e tirando um sarro de outros RPGs por aí, além dos combates cheio de animações loucas e dezenas de personagens ao mesmo tempo no mapa.

Visual

Disgaea foi uma série que sempre sofreu muito preconceito por causa de seus gráficos ultrapassados. O primeiro Disgaea foi lançado há mais de 10 anos, e já sofria do mal dos gráficos considerados “feios” para um jogo de PS2. A evolução gráfica aconteceu, mas não tanto quanto a de outros games.

Em Disgaea 5, o jogo está mais refinado e colorido do que nunca. Os efeitos visuais melhoraram muito, as cores são mais ricas, os sprites são mais bem feitos. Quem curte o estilo japonês, com certeza irá gostar. Porém, os gráficos não são o ponto principal da série, e se você leva eles muito em consideração, pode ter problemas em curtir o game nesse departamento.

disgaea 5 (3)

Áudio

Sempre gostei das músicas da série. A dublagem é feita de forma cômica de propósito, quem não conhece a série pode imaginar logo de cara que é de baixa qualidade pela “má atuação” dos dubladores, mas fato é que isso mantém uma das características de Disgaea e acaba sendo um ponto positivo.

disgaea 5 (15)

História

disgaea 5 (10)O personagem principal do jogo é Killia, um andarilho que caminha pelos Netherworlds em busca de vingança contra Void Dark, o vilão do game. No começo, o game não conta muito sobre a história do protagonista e os detalhes sobre o motivo de Killia querer vingança só aparecem durante a jornada.

Killia encontra Seraphina, uma Overlord que também planeja se vingar de Void Dark e assassiná-lo após seu pai armar um casamento de conveniência entre os dois. Killia e Seraphina vão em busca do vilão, e conforme o jogo avança, encontram outros Overlords que também planejam confrontar Void Dark. Os Overlords reunidos têm a ideia de iniciar uma rebelião, juntando o máximo de membros possível para derrotar Void Dark e salvar os Netherworlds da ambição do vilão.

A característica principal da história é o bom humor. Nada é levado muito a sério e os diálogos são forçados e engraçados. Os personagens tem personalidades muito distintas e isso ajuda a manter o tom cômico da série.

Gameplay

Essa é o ponto forte do jogo. Disgaea 5 é o mais refinado da série, apresentando cada uma das melhores mecânicas de seus antecessores da melhor forma possível. Cada personagem pode equipar duas armas agora e foram adicionadas várias novas skills para cada classe. Nos combates, você pode transformar um de seus monstros em armas, com a opção Magichange.

disgaea 5 (12)

Contando todas as classes, armas, equipamentos, magias e habilidades, são infinitas as combinações e estratégias que podem ser feitas para passar de cada luta. Como nos outros jogos da série, é possível gastar mais de 1000 horas de gameplay para conseguir os personagens perfeitos.

Além dos mapas dos capítulos do jogo, podemos utilizar o Item World, que gera até 100 andares de mapas a serem completados para melhorar o item escolhido. Após completar a história principal, há vários episódios paralelos com inimigos incrivelmente fortes. O replay value do game é definitivamente enorme.

disgaea 5 (13)

SRPG de qualidade

Disgaea 5 chega em boa hora para os donos de PS4, e é definitivamente uma boa compra para os fãs da série e para quem curte RPG.

O jogo é o mais refinado de toda a série, a história é divertida, os personagens são carismáticos, há diversas opções que possibilitam centenas de horas de gameplay.

O ponto fraco são os gráficos, que embora sejam os melhores da série, acabam sendo um pouco decepcionantes em alguns momentos.  Disgaea 5 com certeza é uma melhoria de seus antecessores, sem perder o charme e singularidade da série.