ArtigosNotícias

Impressões do Beta de Overwatch da Blizzard

Como transformar um projeto que “não deu certo” em algo totalmente novo e interessante?

A Blizzard parece saber a resposta e conseguiu fazer isso com Overwatch. Nascido do modo PVP do extinto Project Titan, que seria o novo MMO da Blizzard, surge Overwatch.

O jogo foi mostrado ano passado durante a Blizzcon, e basicamente é um FPS competitivo, com gráficos mais cartunescos ao estilo do já consagrado Team Fortress 2 da Valve.  Nós fomos convidados para o Beta fechado e garantimos, mesmo estando em fase de teste o jogo se mostra divertido e promissor.

O conceito aqui é bem simples, 2 equipes de 6 jogadores se enfrentam em 6 mapas (por enquanto) tentando fazer duas coisas (novamente ainda estamos em beta e muitas outras coisas podem ser adicionadas e/ou removidas) controlar pontos no mapa e/ou escoltar uma carga (payload) até a base inimiga. Como já dito antes as idéias são familiares em outros jogos do gênero e já foram exploradas em Team Fortress 2, mas as semelhanças acabam aqui.

Overwatch tem mais opções de classes e personagens do que outros jogos do gênero, além de muitas diferenças no gameplay.

overwatch beta (16)

São 18 personagens, cada um com características próprias e habilidades únicas, como Hanzo um guerreiro japonês especialista em arco e flecha , que pode usar suas armas tanto de maneira defensiva com flechas sônicas que permitem que você veja a localização dos adversários dentro de uma área de ação ou flechas que ricocheteiam pelas paredes e acertam múltiplos alvos. Temos  o robô Bastion que pode usar uma metralhadora enquanto anda pelo mapa atrás de inimigos, ou se transforma em uma Turret estacionaria com um campo de força que o protege de uma certa quantidade de ataques inimigos antes de receber dano direto. Além disso cada personagem ainda possui um ataque especial único,  como ao da medic Mercy que é capaz de ressuscitar e curar aliados dentro de um certo raio de ação, os 18 personagens se dividem 4 classes, Offense, Defense, Support e Tank.

overwatch beta (6)

Além de tudo isso ainda temos a verticalização dos cenários é possível  subir em telhados e ficar a espreita de alvos com a Sniper Widowmaker, que usa seu grappling hook para alcançar lugares onde a maioria não seria capaz de chegar , ou Pharah que usa seu jetpack para voar e planar sobre os inimigos.

Overwatch é um jogo extremamente acessível , ainda assim não quer dizer que seja fácil, já que existem muitos personagens com habilidades únicas, mecânicas de movimentação totalmente diferentes entre si, o que torna a curva de aprendizado alta, mas recompensadora , e vale lembrar que é um jogo cooperativo o equilíbrio entre ataque e defesa e team-play é recompensado aqui.

Visulamente é um jogo bonito, com cores agradáveis, design de estágios e personagens criativos, rodando a 60fps (embora exista a opção de travar o jogo a 30fps nas opções).

overwatch beta (11)

Mas como estamos em fase beta ainda nem tudo são flores. Algumas classes/personagens estão um pouco desbalanceados. Bastion é um bom exemplo disso. É extremamente forte e difícil de eliminar. Seu escudo tem a mesma quantidade de energia do personagem ReinHardt que é um tank meele enquanto Bastion é um defense range com uma arma que causa bastante dano.

Outro problema  é que alguns mapas desfavorecem muito o time que ataca. A ultima parte do mapa Hanamura é quase impossível de ser conquistada se for defendida por um time bem coordenado com 2 Bastion protegendo base.

Mas tirando esses pequenos problemas não há muito o que reclamar, Overwatch é um jogo divertido, fácil de jogar e agradável visualmente. Vale a pena ficar de olho tentar uma vaga no beta!

Avatar
Últimos posts por Cleber Avelar (exibir todos)

Comentários