ArtigosNotícias

Zelda será protagonista em novo jogo da série?

Na última segunda-feira o clipe do novo Zelda durante o Nintendo Direct confirmou algo que eu já suspeitava fortemente: o personagem principal do novo jogo da série The Legend of Zelda será … Zelda!

Pode parecer estranho, mas talvez você se convença após ler este texto.

Aonuma está sendo evasivo de propósito

Quando houve especulação de que Link na verdade seria uma mulher, Aonuma mostrou que é mestre na arte do enrolation.

Segue a tradução de trechos da entrevista que Aonuma deu para o site de jogos australiano MMGN.

“É um rumor”, disse Aonuma com uma risadinha quando eu o questionei sobre as especulações que circulam na internet.”

eiji aonuma

Note que afirmar que é um rumor é somente uma forma de dizer que não se trata de informação oficial. Rumores podem ser verdadeiros ou falsos uma vez que sejam confirmados ou desmentidos. Aonuma poderia facilmente ter feito isso já que qualquer afirmação vinda dele seria oficial, mas resolveu não fazer, como irei mostrar mais adiante.

“Na verdade eu fiz aquele comentário brincando”, ele disse. Não é que eu tenha dito que não era o Link. É que eu nunca disse que era o Link. Não é exatamente a mesma coisa, mas eu consigo entender como isso possa ter sido interpretado dessa forma.”

zelda wiiu(4)O trecho em negrito dá mais pistas. Ele nunca afirmou que o personagem que aparece no trailer não é o Link, mas ele também jamais afirmou que é o Link. Por quê? Alguma vez você se lembra de haver dúvidas sobre o gênero do personagem principal de um jogo de Zelda? Você se lembra de algum outro jogo da série em que os produtores fizeram questão de não deixar claro de que o personagem principal era Link? Tudo isso soa estranho. Por que não dizer logo que é o Link que conhecemos e amamos?

Ele continua:

“Parece que isso (rumor) ganhou vida com pessoas dizendo ‘oh, é um personagem feminino’ e isso foi crescendo. Mas a minha intenção em dizer isso foi humorística. Você sabe, você tem que mostrar Link quando você cria um trailer para um anúncio de Zelda”

Aqui pode parecer que ele afirma que o personagem do novo jogo é Link, mas ele na verdade está falando de como a declaração inicial dele tinha sido irônica. Ele estava sendo irônico, dando a entender algo do tipo: “deve ser o Link, né? Afinal é um jogo de Zelda”. É um jogo de palavras em que o nome de Zelda é mencionado e a convenção estranha do Link ser o principal personagem de um jogo que leva o nome da princesa é mencionada. Ele estava chamando atenção justamente para este fato estranho e como as pessoas já assumem que é sempre o Link.

Mais adiante na entrevista:

“Eu não quero que as pessoas se fixem no visual do Link porque no fim das contas Link representa o jogador no jogo”

Mais uma vez pode parecer que ele está confirmando que Link é o personagem do trailer, mas isso, mais uma vez, não está explícito. Ele deixa bem claro que “Link” representa o jogador no jogo. Além disso, ele parece ter percebido que falou demais e está tentando mudar de assunto antes que revele coisas demais.

Link com rabo de cavalo e um brinco em cada orelha?
Link com rabo de cavalo e um brinco em cada orelha?

Ele termina de fato a discussão nesse trecho:

“Eu não quero definir ele (Link) tanto de forma que se torne uma limitação para os jogadores. Eu quero que os jogadores foquem em outras partes do trailer e não especificamente no personagem porque o personagem Link representa, mais uma vez, o jogador.”

Por que ele não quer definir Link como personagem masculino? Por que ele pede para que se foquem em outros aspectos do trailer? Talvez para não estragar o plot twist do jogo? A Nintendo sempre fez questão de frisar que o Link é um “link” (elo ou ligação, em português) do jogador com o mundo de Hyrule. O termo já foi utilizado inclusive em jogos como “A Link to the Past“. No entanto, a Nintendo nunca deixou dúvidas antes de que Link se tratava de um personagem masculino.

Não seria a primeira vez, apenas seria diferente

Você consegue imaginar um personagem da Nintendo que as pessoas acreditavam ser um homem mas que na verdade era uma mulher? Não mesmo? Que tal Samus Aran? Logo não seria a primeira vez. A diferença é que na série Metroid isso aconteceu já no primeiro jogo. Já em Zelda, Link sempre foi Link e Zelda sempre foi um personagem à parte. Metroid é Metroid e Zelda é Zelda, certo? Pois vejamos …

Em Ocarina of Time havia um plot twist parecido onde Link conhece um personagem chamado Sheik após um incêndio em Kakariko Village. Mais adiante em Temple of Time Sheik se revela como sendo a princesa Zelda.

Outro plot twist acontece em Wind Waker, onde é revelado que Tetra na verdade é a princesa Zelda. Neste caso não se trata de uma identidade escondida, já que nem mesmo Tetra suspeitava disso.

A diferença no caso do novo Zelda do WiiU é que em vez da identidade de Zelda ser revelada para o personagem principal, a identidade de Zelda seria revelada como sendo o próprio personagem principal. Isso poderia acontecer inclusive ao Zelda encontrar o personagem de Link no jogo, que poderia ser o seu parceiro (como já foram Navi, Tatl, Tetra, Midna, Fi, etc.) ou um personagem secundário na trama.

Aliás, vale lembrar que se consideramos os horrorosos jogos licenciados de Zelda para o Philips CDI, já tivemos Zelda como personagem principal da série no jogo Zelda’s Adventure.

3) Existe uma pista no primeiro trailer …

A pista do primeiro trailer que revelou o jogo é uma obra prima de sutileza. Eiji Aonuma fala sobre como monstros em “mundos pacíficos” é uma “convenção” da série.

Eu não sei quanto a vocês, mas eu joguei todos os Zeldas de console e quando penso em “convenções” de Zelda, monstros em mundos pacíficos não é exatamente a primeira coisa que me vem à cabeça. Eu penso em dungeons, na Master Sword, em parceiros como Navi e Midna, em Rupees e em jarros sendo quebrados, em Zoras e Gorons e, principalmente, no Link de túnica verde.

Depois de falar dessa estranha “convenção”, Aonuma faz a seguinte pergunta de forma irônica antes de revelar o trailer do novo jogo: “I think THAT ONE convention we can keep, right?” Tradução em português: “Eu acho que ESSA convenção nos podemos manter, certo?

Duas coisas são estranhas e extremamente reveladoras nesse momento. Primeiro que ele fala em THAT ONE em vez de simplesmente falar THAT. A diferença é sutíl, mas enorme no inglês. Se ele dissesse somente THAT, estaria claramente falando somente da tal convenção de monstros em mundos pacíficos. A partir do momento em que ele fala THAT ONE, ele está colocando essa “convenção” em oposição a outras “convenções”. Será que ele está fazendo uma comparação implícita com outras convenções da série que pretende “não manter”, como – por que não? – o Link ser do sexo masculino?

Possíveis atributos femininos: distância entre ombros, anatomia, peito e quadril?
Possíveis atributos femininos na anatomia: distância entre ombros, peito e quadril

Não parece estranho o suficiente? Pois bem … e se eu te dissesse que essa é a única parte do trailer em que Aonuma fala em inglês? O tempo todo ele foi traduzido por um dublador enquanto falava japonês. Especificamente nesta parte ele resolve falar em inglês e é a última coisa que ele fala antes de revelar o trailer do jogo. Será que ele queria falar algo pessoalmente, uma dica que não fosse perdida ou revelada ao ser traduzida por um dublador?

Após falar tudo isso e fazer o sinal de joinha mais maroto de toda a história da Nintendo, finalmente o trailer se inicia e vemos o personagem principal pela primeira vez … por exatos 2 segundos. Note que ao contrário de outros jogos da série onde vemos Link perfeitamente, o rosto do personagem aparece pouquíssimo. A maioria dos ângulos mostra o personagem de lado ou de costas. É como se eles estivessem tentando esconder algo. Se você chegou até esta parte do texto, já consegue imaginar o quê.

O pouco tempo em que o personagem aparece já foi o suficiente para levantar suspeitas. Imagina se tivessem feito como nos outros jogos em que mostraram Link diversas vezes e sob diversos ângulos?

Existe uma dica no segundo trailer também!

https://www.youtube.com/watch?v=wBDB_q98H7A

Mais uma vez a Nintendo faz questão de mostrar pouquíssimo do novo Zelda para Wii U. Poucos segundos são mostrados, mas mais uma vez é introduzida uma dica que mostra que o personagem principal se trata mesmo de Zelda.

Reparem que preso na perna esquerda do personagem principal existe objeto que se parece uma bolsa ou um livro. Neste objeto notamos que há um símbolo misterioso.

zelda wiiu

Para quem é fã da série, o símbolo não é tão misterioso assim. Trata-se do símbolo da tribo Sheikah, a mesmo tribo da qual muitos fãs suspeitam que Zelda é descendente. É o mesmo símbolo usado por Sheik em Ocarina of Time, personagem que como já mostramos é revelado como sendo Zelda naquele jogo.

Por que estaria Link (que em Ocarina of Time é um Hyllian criado como Kokiri) com uma bolsa com o símbolo dos Sheikah, um povo conhecido por suas habilidades de guerreiros ninja que em nada se assemelham aos Hyllians com Link? Isso só faz sentido diante de um fato: este “Link” na verdade é Zelda.

Considerações finais

Não se trata de algo que foi oficializado. No entanto, parece mesmo que teremos o primeiro Zelda reconhecido pela Nintendo que terá a personagem que leva o nome à série como protagonista. É bastante interessante ver como isso vai influenciar o gameplay e a história. Se estivermos certos e isto for verdade, este não será o fim dos mistérios. Outras questões permaneceriam como: onde está Link? Será que ele é personagem secundário ou um parceiro como já foram Midna, Tetra e outros em jogos passados da série?

Seja como for, a única certeza que temos é que será mais um jogão da série para um console que está precisando urgentemente de jogos. E você? Qual sua opinião sobre tudo isso? Deixe seu comentário e palpite abaixo ou em nosso fórum.

Daniel V.

Comentários