ArtigosNotícias

10 anos de Xbox 360 – Lançamento no Brasil

22 de novembro de 2005 foi o lançamento de em um dos consoles mais influentes da indústria. Há 10 anos, a Microsoft embarcava na geração HD com o Xbox 360, o sucessor do Xbox original.

Na época, a Microsoft optou por revelar o novo aparelho de uma maneira diferente, um especial de televisão de 22 minutos na MTV americana. “MTV Presents Xbox: The Next Generation Revealed“, era o nome do programa que foi ao ar na MTV em 12 de Maio de 2005.

O especial (que você pode assistir na íntegra em inglês abaixo), evidenciava as características do console, na época novidades que pareciam impossíveis ou distantes como, “sempre conectado, alta definição, comunidade global” e prometia uma revolução digital nos games.

Passados 10 anos, temos que reconhecer que por mais vago que o termo “revolução digital” parecesse na época, a Microsoft cumpriu a promessa do especial e o Xbox 360 revolucionou a indústria em diversos aspectos.

O Xbox 360 Pro, que incluía controle sem fio e HDD
Xbox 360 Pro, com controle sem fio e HDD de 20 gigas

Passando por simples decisões de hardware como o controle sem fio sendo o padrão do aparelho, a inclusão de um disco rígido (HDD) nos consoles, até mesmo no sistema integrado e parte da experiência do console (até então as dashboards de videogames nada mais era que um menu de opções simplórias, isso quando existiam), e chegando finalmente a Xbox Live, que mudou não somente a forma como jogamos, mas também como temos acesso aos jogos.

Um ano após o lançamento nos EUA, a Microsoft também inovou no Brasil, acreditando no potencial do país ao trazer o Xbox 360 e praticamente iniciando a adormecida (pra não dizer inexistente) indústria de jogos local, que na época, era tomada pela pirataria da geração PlayStation 2.

Nós estávamos na festa de lançamento do console no Brasil e trazemos um vídeo da apresentação, mostrando um pouquinho de como foi o evento. A qualidade é ruim (curiosidade: o vídeo foi filmado com um celular “top” da época, um Nokia N97), mas ainda que a imagem não ajude, serve para preservar a memória dos primeiros passos de como eram as coisas aqui no Brasil, onde a indústria de jogos atual começava a engatinhar, há quase 10 anos atrás.

Volte no tempo com a gente e assista a conferência na íntegra abaixo:

Algumas fotos do evento na época:

Átila Graef

Comentários