Análises

Análise – Xenoblade Chronicles X

9
O melhor RPG do WiiU
Xenoblade Chronicles X é uma experiência diferente do primeiro game da série e mesmo com alguns problemas, traz uma nova dimensão aos títulos de mundo aberto, tanto pelo escopo, quanto pela qualidade.

Xenoblade Chronicles X é a mais nova entrada da aclamada franquia de JRPG da Monolith Soft. O game é publicado pela Nintendo exclusivamente para o WiiU, além disso é o ultimo grande jogo de 2015 e fecha o ano com chave de ouro.

ENREDO

Xenoblade Chronicles X diferente da maioria dos JRPGs, começa bem ligeiro. Você terá uma cutscene, vai criar seu personagem e então estará pronto para explorar o mundo e combater inimigos. Seus objetivos são simples no inicio, mas logo trarão a mesma complexidade dos sistemas que o game oferece.

Diferente de Xenoblade do Wii, o enredo não é um dos focos, pelo menos não nas primeiras 20 horas. Isso porque o game traz uma forte tendencia de RPGs Ocidentais que é a exploração e nisso ele se destaca muito.  Essa “falta de foco no enredo talvez seja  apenas uma impressão por conta do grande espaço entre segmentos de gameplay e cutscenes, e isso não compromete o jogo,  já que a história é boa e interessante.

xenoblade chronicles x (23)

Os personagens e os diálogos estão bons, não comprometendo a experiência, principalmente do publico mais abrangente, aqueles que não tem essa veia de jogar JRPGs. A maior parte das quests não são dubladas com vozes, apenas uma minoria delas. Mas isso não deve incomodar os veteranos do gênero.

Para os mais puristas, infelizmente não temos opções de voice acting em japonês. Mesmo assim o game é muito bem dublado e as vozes estão condizentes com os personagens e suas respectivas características.

xenoblade chronicles x (14)

GAMEPLAY

Ouso dizer que esse é o melhor JRPG que joguei em questão de sistema de combate, já que além de ser uma grande evolução do anterior, nasceu a partir de um dos meus favoritos: Final Fantasy XII.

Plasticamente pode não ser tão agradável como RPGs Ocidentais, mas em termos de complexidade e profundidade ele atropela qualquer um, trazendo muitas opções e variedade ao jogador. Serão horas e horas até masterizar tudo que Xenoblade Chronicles X oferece. As grandes novidades no sistema de combate são o uso de 2 tipos de arma, fogo e melee, além das classes, que falaremos mais para frente.

xenoblade chronicles x (5)

A progressão dos personagens é completa. Você pode customizar praticamente tudo e existem vários espaços para equipamento e muitos tipos de armas. Agora o game vai além dos personagens e temos os deliciosos Skells, ou os robozões. Eu NUNCA joguei um game onde Mechas haviam sido tão bem explorados e aqui eles são essenciais para a progressão, já que além de serem um meio de locomoção, existem inimigos que só podem ser derrotados dentro desses poderosos veículos armados.

Existem muitas classes, mas basicamente elas variam entre Tank, Suporte e DPS, com uma classe inicial, 3 classes com foco em Skills e Arts diferentes e duas variações para evolução dentro dessas classes que seguem caminhos separados. O sistema de evolução é muito completo e oferece profundidade que poucos jogos atuais oferecem. Alguns podem achar muito complexo ou até que o jogo não se aprofunda na explicação deles. No entanto jogadores mais oldschool vão adorar fuçar e aprender a utilizar tudo. De qualquer forma o jogo não é user friendly e vai exigir alguns minutos de “estudo” por parte dos gamers.

xenoblade chronicles x (1)

As quest nesse jogo são dividas em 5 categorias: Básicas, Normais, História, Afinidade e Esquadrão. As básicas são as missões mais simples e as que fomentam a exploração do cenário. Elas estão em maior quantidade e trazem a menor qualidade também, essas quests não são obrigatórias e variam de caçar monstros até pegar algum item para alguém. Elas estão divididas em três categorias dentro do game: Social, Gathering e Bounty.

As normais são versões mais complexas das básicas, elas vem com pedidos mais complexos e história por trás, algumas até são obrigatórias para progressão dentro do game. As missões de afinidade são missões extras para estreitar laços com os personagens que irão te ajudar em combate e fazer parte da história do game, além disso elas premiam os jogadores com Skills e Arts. Missões de Esquadrão, fazem parte do “online” do jogo, mas podem ser curtidas offline também. São missões extras que exigem cooperação entre as divisões da BLADE. As missões de Esquadrão online trazem a possibilidade de jogar em multiplayer online com até 4 amigos ou avulsos. São missões extras e simples, mas algumas são bem legais como por exemplo as de caçar grandes bosses, no melhor estilo Monster Hunter.

xenoblade chronicles x (13)

BLADE é sua profissão dentro do game e basicamente é uma força militar com vários objetivos e separada em 8 divisões. Sem spoilers, essa escolha vai influenciar de alguma forma dentro do game. A parte boa é que você escolhe sua divisão BLADE a hora que quiser, sem limitações.

Outra coisa interessante que foi implementada no game é que aqui existe um nível de role-play, que embora em menor escala, tem influência no andamento de quests e na sua ligação com os personagens. Respostas podem aumentar afinidade com sua equipe ou até dar um segmento diferente para quests mais elaboradas.

xenoblade chronicles x (30)

Na exploração Xenoblade Chronicles X leva o jogador pela mão para passear no mundo e faz isso da melhor forma possível, com conteúdo de qualidade e batalhas de escalas nunca antes vistas em nenhum game do gênero. As quests do jogo fomentam a exploração, o trabalho de game design nesse sentido é impressionante, pois não te obriga a realizar as quests básicas, mas faz com que você as complete naturalmente enquanto explora os continentes de Mira.

Outro ponto chave dentro do game é a abundância de locais para fast travel. Incrível que pensaram nisso como nenhuma outra empresa do ramo. É fácil revisitar qualquer lugar que você passou dentro do game, basta encontrá-lo e utilizar o gamepad para realizar sua viagem. Sim o gamepad serve de mapa, mas ele é muito bem utilizado nesse ponto e acaba sendo uma ferramenta muito importante dentre as mecânicas do jogo.

xenoblade chronicles x (11)

Existem tantas coisas em Xenoblade Chronicles X que fica difícil falar sobre tudo sem acabar spoliando os jogadores. A parte mecânica do jogo é impecável e supera o seu anterior em praticamente todos os aspectos. Trocar de armas de fogo para armas melee com um botão, o uso crucial desse sistema em batalha e as arts especificas dessas armas, além outras escolhas de game design que facilitam muito a vida do jogador, fazem desse um dos melhores games já criados na parte mecânica e gameplay.

AUDIOVISUAL

Xenoblade Chronicles X recebe toda maestria dos artistas da Monolith, criando um visual artisticamente majestoso e mais que digno da nova geração de consoles. O game é de muito longe a mais bela dentre as produções first party da Nintendo, pois é incrivelmente variado e artisticamente estupendo. A parte técnica, embora fique longe do que já vimos em consoles e PCs mais poderosos, não deixa a desejar pois o game tem um escopo gigantesco e roda 100% cravado nos 30 FPS, coisa rara dentre Open Worlds fora dos PCs.

Além da arte do jogo ser linda, ela combina perfeitamente com o mundo criado. Os efeitos e texturas foram muito bem trabalhados e toda parte técnica, seja a imensidão das coisas, sejam cenários ou o fauna e flora, completam o belíssimo conjunto da obra. O design e o detalhamento foram feitos para agradar, cumprindo esse objetivo mesmo com a limitação técnica do console. Xenoblade Chronicles X é com certeza um dos jogos mais bonitos já criados e isso é um feito em um hardware tão limitado.

Mas nem tudo são flores. Um dos problemas do jogo é a inconsistência nos modelos de personagens. No geral são bem fracos e a maior parte deles é MUITO feia. As opções de criação do seu personagem são muito limitadas e quase te impedem de criar algo agradável. Em contrapartida todo design do mundo, armas, armaduras e principalmente da vida selvagem, são extremamente bem construídos, a variedade deles também é imensa e você dificilmente vai encontrar jogos com a variedade de seres de Xenoblade Chronicles X.

xenoblade chronicles x (18)

A parte de efeitos sonoros do game são boas, harmonizando perfeitamente com o clima e o visual que ele oferece. Já as músicas, infelizmente variam das excelentes até as insuportáveis. De composições orquestradas até cantadas, mixando vários estilos, acredito que quase ninguém vai ficar 100% feliz com as faixas do jogo. Para agravar o problema, não existe controle de som no game. Essa é uma opção básica que deveria ser padrão em qualquer jogo.

FINALMENTE

Xenoblade Chronicles X é uma experiência diferente do primeiro game da série e também um jogo diferenciado dentro do gênero JRPG. Embora tenha alguns problemas, ele apresenta uma nova dimensão aos títulos de mundo aberto, tanto pelo escopo, quanto pela qualidade.

Com combates em grande escala, um mundo absurdamente gigante e lotado de conteúdo de qualidade, aliado a sistemas cheios de profundidade, Xenoblade Chronicles X é um must buy para quem é fã de RPGs e possui um WiiU.

Danilo Morim
Últimos posts por Danilo Morim (exibir todos)

Comentários