Análises

Análise-Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4

9
O melhor da série!
Compra certa para os fãs da série ou amantes de games de luta arcade. Com um modo história impecável e lutas épicas o game que vai render muita diversão no multiplayer e no single player.

A Bandai Namco já é famosa pelos títulos de games baseados em animes e mangás. Desde o PS2 que os fãs de Naruto acompanham o lançamento dos jogos, sendo o último deles lançado em 2014 na geração passada.

Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 é o primeiro título da série lançado para nova geração, trazendo junto dele o fim da série original criada pelo autor japonês, Masashi Kishimoto e desenvolvido pela CyberConnect2.

HISTÓRIA

O game traz um modo história, e o que eu vou falar deste modo pode ser considerado spoiler por muitos, então siga por sua conta e risco.

No modo história começamos acompanhando o começo da quarta guerra ninja, mais especificamente o momento em que Naruto, já no modo Kurama entra em batalha contra o Tobi, que logo é revelado como Obito, amigo de infância do Kakashi.

O interessante do modo história é que ele segue não só a história principal mas como os antagonistas e coadjuvantes, aqui temos longas animações que contornam praticamente toda a história mostrada no mangá, do início da quarta guerra ninja até o momento em que Naruto se torna Hokage, tudo isso em torno de 8 horas de duração, contando com os longos diálogos e as batalhas.

Mas não se preocupe, antes de iniciar o capítulo já que agora temos uma estimativa de tempo em que ele durará, um pequeno detalhe mas que é interessante quando temos pouco tempo e queremos aproveitá-lo jogando.

O modo história só não é o melhor modo do game, pois o foco aqui foi claramente o multiplayer.

JOGABILIDADE

A jogabilidade é praticamente a mesma de Naruto Revolution porém com adições que fazem total diferença no multiplayer principalmente.

Podemos fazer tudo aquilo que um Shinobi do mangá é capaz. Taijustsu, Genjustu e todos os Ninjutsu, a gama de personagem é a maior até o momento nos games e é a primeira vez que todos os Kages estão disponíveis, de todas os vilarejos. Podemos jogar também com as formas crianças e adulto dos principais personagens.

A novidade além da extensa gama de personagem é a troca de liderança. Agora não só temos os dois aliados prontos para nos ajudar ao pressionar um botão, como podemos trocar para eles durante a batalha, dando uma dinâmica completamente diferente dos jogos até então. E ainda se carregar as barras corretamente podemos soltar um ataque poderoso combinado entre os três personagens, cada qual com suas próprias animações.

O game está mais balanceado também, o que é um dos pontos fortes do jogo. Fizemos uma luta entre Minato, quarto Hokage da vila oculta da folha, contra Neji criança, e a luta foi balanceada. Claro que cada personagem tem uma especialidade, que é indicada antes de escolhermos eles, o que vai da preferência do jogador, um personagem que luta mais a curta ou longa distância.

O game ainda conta com um modo Aventura, modo este que perde totalmente o carisma se comparado aos games anteriores.

GRÁFICOS

Os gráficos estão belíssimos e é sem dúvida o game baseado em anime mais bonito até hoje. A essência do anime está toda ali, na movimentação, nas expressões exageradas e na fluidez e velocidade que tudo ocorre.

Fora isso temos centenas de milhares de partículas explodindo nos jutsus ou na destruição dos cenários, é de encher os olhos!

O efeito dos elementos parece ter sido aprimorado, tendo em vista que no anime é um ponto importante. O fogo, a água, a terra, o raio e o vento estão todos muito bem polidos e otimizados, e não senti queda de frame em nenhum momento por conta da alta variedade de jutsus sendo usados ao mesmo tempo, o que é de suma importância em um game de luta.

SOM

Jogamos o modo história e a batalha multiplayer dublado em português, e os trabalhos dos dubladores é impecável.

A voz da dubladora Ursula Bezerra transmite emoção e passa todas as características dos personagens, a dublagem não me incomodou em nenhum momento, mesmo assistindo o desenho no idioma original desde criança.

Uma voz que me incomoda um pouco é a da Sakura, que parece destoar dos demais, mas nada muito problemático.

A trilha sonora é vezes a mesma do anime e vezes músicas originais, tornando até difícil a diferenciação, mas todas empolgantes e trazendo um clima próprio.

CONCLUSÃO

Naruto Ultimate Ninja Storm 4 é compra certa para os fãs da série ou amantes de games de luta arcade. Com um modo história impecável e lutas épicas o game que vai render muita diversão no multiplayer e no single player.

Pedro Kakaz

Comentários