Notícias

Impressões de Dragon Quest Builders

Dragon Quest Builders é um RPG sandbox da Square-Enix para PS3, PS4 e PS Vita que mistura Zelda com Minecraft, e a união dessas fórmulas combinou de forma magistral.

Sou apaixonado por RPGs simples, sem muitas planilhas nem tanto grind. Histórias mirabolantes não fazem necessariamente um jogo ser bom. Por isso tenho que confessar que Dragon Quest Builders é o RPG perfeito para mim. Tem tudo que eu sempre quis num RPG:

Dragon Quest Builders conta com um sistema de combate fácil de dominar, em tempo real, como nos Zelda top-view. Não é necessário grindar. O XP vem do aprendizado do jogador, e cada inimigo é menos resistente a um determinado tipo de arma.

Os equipamentos são variados e te ajudam de acordo com a situação. A sua vila é “upável” de maneira agradável e orgânica, porque dá vontade de ver ela bonitona. Os villagers “farmam” itens mais chatos de conseguir, principalmente as comidas que são escassas no primeiro mapa. O sistema de loot é muito inteligente, onde TUDO que você bate se transforma em um item que pode servir para outro propósito (nunca joguei Minecraft, mas agora entendi o sucesso).

Os gráficos são competentes, num estilo que remete aos clássicos da infância dos jogadores mais velhos.

Infelizmente a trama não é das mais mirabolantes. Só está ali como tentativa de justificar o que está acontecendo. Mas isso é aceitável dado o estilo do jogo. Dragon Quest Builders não cai no erro de tentar ser complexo a ponto de se perder em si mesmo.

Dragon Quest Builders.04_220715

Eu achei que encontraria essa proeza do “RPG simples porém ideal” no jogo “3D Dot Game Heroes” de PS3, mas só aqui tudo se encaixa com maestria.

Mas mesmo assim, não vejo tanta positividade em cima dele, o que é uma pena. Aconteceu algo parecido com Kingdoms of Amalur, um jogo bizarro e triste que entretém muito mais do que qualquer pessoa no mundo poderia imaginar. Também acontece o mesmo com a realidade virtual, onde só quem experimentou sabe o quão promissor pode vir a ser.

Espero que, quando Dragon Quest Builders der as caras por aqui, uma grande comunidade se forme em torno dele. E enquanto espero minha versão importada chegar, continuo jogando a demo.

Juno Cecilio
Últimos posts por Juno Cecilio (exibir todos)

Comentários