Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR | 22 de maio de 2019

Ir para o topo

Topo

Sem Comentários

Testamos a nova Windows Store e Gears of War Ultimate Edition

Testamos a nova Windows Store e Gears of War Ultimate Edition
Cleber Avelar

Dias atrás a Microsoft anunciou a integração entre a plataforma Xbox com a plataforma PC e com isso a empresa pretende integrar ambas as plataformas fazendo com que jogos antes exclusivos do Xbox agora estejam disponíveis para ambos os consumidores.

Para tanto a empresa decidiu tornar todos os jogos restritos a plataforma Windows Store, e para começar o primeiro jogo exclusivo da plataforma é Gears of War Ultimate. Como se trata de um lançamento duplo, tanto da plataforma quanto do jogo, decidi que ao invés de fazer um artigo separado para cada item, irei abordar ambos tendo em vista que um é parte integrante do outro.

A Windows Store

Como parte da estratégia de ampliação da base de jogadores, a ideia da Windows Store é integrar jogadores da Xbox Live e de PC, com o cliente tendo que apenas adquirir o jogo uma única vez, o chamado cross-buy.

windows store

A ideia em si é excelente já que você compra o jogo uma única vez e pode jogá-lo onde quiser. Mas será que na prática é tão bom assim?

Recebemos um código de ativação do jogo Gears of War Ultimate Edition, e assim começamos o processo de utilização da plataforma Windows Store.

Mas o que deveria ser um experiência simples e intuitiva num primeiro momento se mostrou algo um tanto confuso e pouco prático.

Explicando melhor, peguei o código de ativação e abri o aplicativo Store no Windows 10. Loguei na minha conta da Microsoft e segui os procedimentos para ativação, e ao escolher a opção de resgatar o jogo pelo Aplicativo da Windows Store, o programa abre o navegador Edge, e solicita novamente o login e senha da minha conta.

Os problemas começaram ao resgatar o código

Os problemas começaram ao resgatar o código

Refaço o procedimento, e sou levado a página de reedem, insiro o código e após uns 2 minutos de espera, consigo resgatar o código, dentro do navegador recebo um link para fazer o download do jogo, clico no link e sou novamente enviado ao aplicativo Store.

Ao abrir o aplicativo recebo a mensagem de que o jogo não está disponível?!?!?!?! Perdi o código, pensei.

Após alguns minutos e várias tentativas de atualizar a pagina o jogo aparece para compra ?!?!?! Clico em comprar, e o jogo começa a ser baixado automaticamente, sem me perguntar onde eu quero instalar (coisa básica se tratando de jogos de PC, afinal eu posso usar um HD/SSD específico para salvar meus jogos), além disso não é exibida taxa de download nem tempo estimado e as opções de monitoramento do download bem como gerenciamento são quase nulas.

gears of war ultimate w10

58 gigas de download mais 24 gigas de alguma atualização que a loja não especifica

Mas vamos em frente, são 58,6 GIGAS de download, deixo o computador baixando os arquivos e algum tempo depois retorno e vejo que o download foi concluído, clico para iniciar o jogo, e um novo download se inicia, são apenas 35mbs, menos de 10 segundos na minha conexão…

Após os 35mbs restantes, o aplicativo começa a baixar mais 24 GIGAS DE DADOS… Ok daqui a pouco tento outra vez. Finalmente consigo terminar o download e abro o jogo.

Gears of War Ultimate

Gears-of-WarBem caso você não saiba querido leitor , Gears of War Ultimate é um “remaster” de Gears of War, um TPS feito pela Epic em parceria com a Microsoft para o Xbox 360 lançado em 2006 e 2007 para PC, um jogo que mudou e redefiniu muita coisa no gênero de TPS, com sistema de cover, active reload e outras coisas que são comuns nos dias de hoje em jogos do gênero.

Gears of War é um dos jogos favoritos no Xbox 360, e devido ao grande sucesso de critica e público recebeu mais 3 jogos no console (PC gamers puderam jogar o primeiro apenas).

Mas vamos deixar a aula de história de lado e vamos ao que interessa. Como ficou essa conversão de Gears of War Ultimate Edition no Windows Store afinal? 

gears of war ultimate (2)

Primeiramente o jogo não roda em tela cheia real. Ele roda apenas em modo janela tela cheia, já que os jogos da Windows Store se comportam como aplicativos da loja, o que em termos práticos limita bastante as opções de quem joga no PC. Isso significa que jogos da Windows Store até o momento não possuem suporte a MODS, aplicativos de monitoramento como Afterburner não funcionam nos jogos, nem aplicativos de macros para teclados e/ou mouses bem como não há a opção de escolher o idioma do jogo o que acaba obrigado o jogador a baixar quantidades enormes de dados que no fim das contas não tem utilidade alguma.

Além disso o jogo não é atualizado automaticamente, quando há atualização você deve sair do jogo, abrir o aplicativo da Store e solicitar a atualização manualmente.

Mas vamos em frente. Mesmo com todas a limitações Gears of War é um jogo excelente e apesar dessa primeira impressão “ruim” o jogo não pode ter piorado! Ou será que pode?

Começo o jogo e após a cutscene inicial (que estava sofrendo de stuttering) me deparo com essa situação acima. Reinicio o jogo mais algumas vezes, tento de tudo e após muitas tentativas e ajustes conseguindo fazer o jogo rodar, mas o port é ruim e mal otimizado texturas carregando na sua frente, IA dos aliados bugada (tive de refazer a parte da Berserker uma dúzias de vezes porque o DOM ficou preso em uma parede ao invés de me seguir), NPCs que deveria abrir portas ficavam correndo contra paredes/cadeiras/barreiras e eu tinha de reiniciar o checkpoint.

gears of war ultimate w10 (2)

Problemas de carregamento de texturas estão ainda mais frequentes nessa versão

Em resumo no atual estado em que se encontram tanto a Windows Store quanto Gears of War Ultimate não são recomendados. Entendemos que o serviço está apenas começando mas com opções melhores no mercado não é há como ignorar os graves defeitos.

No entanto a Microsoft diz estar cientes nos problemas e está trabalhando para arrumá-los, e como o lançamento de Killer Instinct Season 3 para PC está próximo esperamos que os problemas sejam resolvidos até lá, afinal o Xbox possui excelentes jogos e quanto mais pessoas puderem aproveitar a experiência melhor.

Para mais novidades sobre a Windows Store e um review completo de Killer Instinct Season 3, continue ligado aqui no vgBR.com.

 

Avatar

Cleber Avelar

Oldgamer, jogou pong com jesus, famoso também pelo seu selo de qualidade OMFG e pelo bordãos e for old é velho.