Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR | 21 de julho de 2019

Ir para o topo

Topo

Sem Comentários

Mars 2030: viagem a Marte em Realidade Virtual

Mars 2030: viagem a Marte em Realidade Virtual
Redação
  • Em 7 de abril de 2016
  • https://vgbr.com

Tornando realidade as primeiras etapas da visita a nosso planeta vizinho, Mars 2030, uma experiência de realidade virtual interativa foi apresentada pela primeira vez hoje na GPU Technology Conference, evento realizado pela NVIDIA que acontece em San Jose até 7 de abril.

Criado pela NVIDIA e pela FUSION Media, o Mars 2030 transporta pessoas usando a realidade virtual para o planeta vermelho, onde elas são imersas na simulação e experimentam o mesmo que um dos primeiros astronautas da NASA experimentou ao chegar à Marte. É possível explorar o espaço profundo, viver no real habitat marciano, percorrer a superfície do planeta e se aprofundar na superfície dos leitos de seus antigos lagos.

Durante sua palestra de abertura da GTC, o CEO e cofundador da NVIDIA Jen-Hsun Huang apresentou a experiência para o pioneiro em computação pessoal Steve “Woz” Wozniak por um link de vídeo habilitado pelo Cisco TelePresence. Usando um fone de ouvido com microfone do VR, o apoiador da viagem para Marte destaca, “Meu Deus! Isso será uma experiência incrível para quem realmente quiser viajar para Marte!”.

O projeto Mars 2030 foi desenvolvido usando imagens de satélite cientificamente precisas e dados coletados durante anos de missões para exploração. Ele ostenta um nível de fidelidade gráfica que só pode ser atingido com as tecnologias NVIDIA® VRWorks.

“Uma em um bilhão de pessoas vivas hoje vão visitar Marte, então esse projeto é para o restante”, diz Zvi Greenstein, gerente geral da unidade de negócios GeForce da NVIDIA. “O projeto Mars 2030 está sendo criado como uma experiência de vida real, ao mesmo tempo que visa ter a mais alta fidelidade visual possível no VR hoje, algo que só a tecnologia da NVIDIA pode oferecer.”

mars-2030-logo

A NASA está fornecendo expertise técnica para a FUSION por meio de um Acordo de Leis Espaciais para fazer a primeira experiência do VR na superfície de Marte baseada em conceitos reais operacionais e de hardware que a agência está atualmente estudando. O projeto Mars 2030 incorpora o sombreamento multirresolução da VRWorks que apresenta cada parte de uma imagem para melhor se adequar à densidade dos pixels exigida por um fone de ouvido com microfone. Ele também inclui o VR SLI que pode atribuir várias placas de vídeo a um olho específico para acelerar o processamento de som.

“Como parte de um compromisso da FUSION com a narrativa inovadora, estamos sempre procurando formas únicas de levar nosso público-alvo para lugares interessantes”, comenta Julian Reyes, produtor principal do VR na FUSION. “Estamos muito contentes que as mais recentes tecnologias da NVIDIA, combinadas com o que a NASA planejou para o próximo limite de exploração espacial, nos permitirão superar limites visuais, convencendo os usuários de que eles estão 141 milhões de milhas distantes de suas casas na superfície de Marte.”

MarsScreenshot4-680x383

Os participantes da GTC podem ter a experiência de fazer parte da primeira missão no Mars 2030, uma exploração de um enorme tubo de lava marciano, de 4 a 7 de abril no Centro de Convenções em San Jose.

Com previsão de estar disponível no mercado no outono americano, o Mars 2030 é otimizado para placas de vídeo NVIDIA GeForce e Quadro para proporcionar ao ambiente um nível de autenticidade inigualável.