Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR | 19 de julho de 2019

Ir para o topo

Topo

Sem Comentários

Análise – Hearthstone: Sussurros dos Deuses Antigos

Análise – Hearthstone: Sussurros dos Deuses Antigos
Cleber Avelar

Review

Hearthstone se reinventa

A Blizzard reinventa o jogo com novas opções e regras, fazendo com que Hearthstone continue sendo o melhor card game digital do mercado.

Há pouco mais de 2 anos a Blizzard lançou seu card game Hearthstone, e como falamos em nosso review, o jogo se tornou um grande sucesso chegando atualmente a incrível marca de 50 milhões de contas.

Mas como todo card game físico ou digital, depois de sucessivas expansões sendo lançadas (no caso de Hearthstone foram 5 no total) o jogo encontrou uma barreira que todos os jogos do gênero encaram:

Como fazer com que novos usuários consigam competir com aqueles que tem todas as cartas disponíveis desde o lançamento, e como balancear o metagame com tantas cartas?

sussurro dos deuses antigos hearthstone (2)

Eis que a Blizzard fez o mesmo que grandes jogos do gênero fazem, colocando as cartas antigas fora da rotação das partidas regulares. Para isso a Blizzard lançou a nova Expansão Sussurros dos Deuses Antigos, com a chegada dos temíveis deuses antigos de Astheroth.

O ano do Kraken começou e com isso 2 das expansões antigas saíram da rotação de cartas dos torneiros.

Modo Standard e Modo Wild

sussurro dos deuses antigos hearthstone (9)Por uma questão de balanceamento das coisas e como maneira de incentivar os novos jogadores a empresa decidiu fazer o seguinte: todo inicio de ano (a contar de agora obviamente) as expansões mais antigas vão para o vault do jogo, e apenas as cartas clássicas e expansões lançadas no ano poderão ser jogadas no modo standard (que é o modo usado por padrão nas competições oficiais realizadas pela Blizzard).

As demais expansões ficam disponíveis no modo Wild apenas onde todas as cartas que você adquiriu ficaram disponíveis para serem usadas. Além disso, pacotes de expansões que saírem da rotação bem como aventuras e suas respectivas cartas só poderão ser acessadas se você fabricar as cartas usando pó arcano e/ou caso você tenha comprado pelo menos uma das alas das aventuras antes delas saírem da rotação.

Mas o que muda com tudo isso?

Primeiramente o jogo fica mais acessível aos jogadores mais novos. Você tem de conseguir uma quantidade muito menor de cartas para poder montar decks mais competitivos.

Segundo que com uma quantidade menor de cartas é mais fácil balancear o jogo. Antes da mudança muitas cartas estavam fazendo com que o jogo ficasse engessado, e criando problemas enormes para o gameplay.

Card Box_Cinematic_hearthstone

Vários decks ficaram poderosos demais gerando situações de OTK (One turn Kill/Morte em um turno), e embora a empresa tenha tentado resolver com vários nerfs e balanceamentos, invariavelmente alguém acabava descobrindo outros métodos igualmente eficientes.

A solução encontrada foi deixar a quantidade de cartas menor e com isso facilitar o trabalho de balanceamento.

whisper of the old gods

Os “Novos” Antigos Deuses

Com a entrada da nova expansão novos arquétipos de decks apareceram.

C´Thun decks: C´thun é uma carta lendária que todos os jogadores ganham ao abrir seu primeiro pacote da nova expansão (durante o lançamento da mesma) que ganha ataque e defesa a medida que minions sejam colocados na mesa.

Esses minions tem um texto especial que diz (adicione X de ataque e X de defesa a C´thun não importando onde ele esteja seja na sua mão no seu deck ou na mesa). Quando ele é posto em campo ele ira causa a quantidade de ataque que ele adquiriu durante a partida a todos os inimigos. É possível buffar C´thun para além de 30 de dano.

sussurro dos deuses antigos hearthstone (3)Outro dos deuses Yogg-Saron, Hope’s End, faz com que quando colocado na mesa ele use a mesma quantidade de magias (aleatoriamente) que você usou durante toda a partida. Isso quer dizer que se você lançou 10 magias ele irá usar a mesma quantidade ao ser usado.

Além de criar novos arquétipos a expansão também gera novas situações e possibilidades de decks e combinações, o que é mais do que bem-vindo a um jogo que estava mostrando sinais de estagnação por conta de algumas cartas simplesmente não verem a luz do dia.

Sussurro dos Deuses Antigos traz Hearthstone de volta aos bons tempos com novas mecânicas, incentivando os novos jogadores a tentarem o jogo sem se sentirem frustados por não terem uma coleção enorme de cartas, e força os veteranos do jogo a criarem novas estratégias.

Resumindo, a Blizzard ouviu algumas queixas da comunidade e atualizou o jogo com novas opções, fazendo com que Hearthstone continue sendo o melhor card game digital do mercado.

Um jogo simples, divertido, acessível para quem quer jogar casualmente, mas que ao mesmo tempo conta com um nível de profundidade para aqueles que desejam jogar competitivamente.

Então pegue suas cartas, monte seu deck, e comece o ano do Kraken.

Avatar

Cleber Avelar

Oldgamer, jogou pong com jesus, famoso também pelo seu selo de qualidade OMFG e pelo bordãos e for old é velho.