Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

vgBR | 20 de abril de 2019

Ir para o topo

Topo

5 Comentários

Análise – Overwatch

Análise – Overwatch
Yukio Yamashita

Review

FPS da Blizzard

Nostalgia cooperativa em um FPS cheio de ação e diversão que nos lembra um Team Fortress melhorado mil vezes!

Overwatch é mais do que apenas um novo FPS competitivo: estamos diante da primeira franquia original da Blizzard em 18 anos. É também uma nova aposta da empresa em terras desconhecidas: o gênero First Person Shooter (ou tiro em primeira pessoa).

Nascido do modo PVP do extinto Project Titan, que seria o novo MMO da Blizzard, Overwatch é basicamente um FPS competitivo, com gráficos mais cartunescos ao estilo do já consagrado Team Fortress 2 da Valve. 

O conceito aqui é bem simples: 2 equipes de 6 jogadores se enfrentam enquanto tentam completar objetivos. Como já dito antes as idéias são familiares em outros jogos do gênero e já foram exploradas em Team Fortress 2, mas as semelhanças acabam aqui.

overwatch (19)

Overwatch tem mais opções de classes e personagens do que outros jogos do gênero, além de muitas diferenças no gameplay.

História

A premissa é simples mas funciona de pano de fundo pra ação. Em tempos de crise global, um grupo de heróis se une numa força-tarefa internacional, para restaurar a paz num mundo devastado pela guerra.

A equipe de Overwatch acabou com a guerra e ajudou a manter a paz nas décadas seguintes, inspirando uma era de exploração, inovação e descoberta. Mas após muitos anos, a influência da Overwatch diminuiu, até que um dia ela não se fez mais necessária.

Agora, os conflitos começaram a aparecer novamente em todo o mundo e novos e antigos heróis foram convocados para restaurar o Overwatch e garantir a paz na Terra.

Gráficos

Se tratando da Blizzard, visualmente sempre podemos esperar o melhor.

Pelo aspecto competitivo multiplayer online sabemos que os gráficos pendem mais pro lado da performance do que visuais complexos. Dito isto, o jogo roda a 60 quadros por segundo em todas as plataformas, sendo muito agradável de se ver.

O desempenho é excelente em todas as versões considerando a qualidade visual que, apesar de não ser o foco, é muito competente. Os efeitos de luzes e sombras assim como os efeitos luminosos de partículas estão muito bem desenhados e e o motor gráfico de Overwatch é muito impressionante.

overwatch (16)

Som

Um belo trabalho realizado, com uma dublagem muito bem preparada no padrão Blizzard de qualidade, com dubladores brasileiros famosos e consagrados.

Overwatch é o primeiro jogo a utilizar o Dolby Atmos, que permitirá ao jogador identificar a origem dos sons ambientes e de movimentação dos personagens, trazendo verticalidade aos efeitos sonoros. Agora será possível escutar os oponentes verticalmente, sabendo de quão alto ou baixo está vindo o som, podendo identificar a movimentação dos personagens que podem subir nos prédios ou voar pelo mapa com suas habilidades.

O som das explosões, tiroteio, cenário, estão muito bem preparados, dando uma ótima imersão ao jogo. Recomendamos um headset 5.1 ou Home Theater, pois esse é um daqueles jogos onde o setup de som faz toda a diferença.

overwatch (4)

O DJ carioca Lúcio é o personagem brasileiro do game

Gameplay

São 21 personagens, cada um com características próprias e habilidades únicas, como Hanzo um guerreiro japonês especialista em arco e flecha , que pode usar suas armas tanto de maneira defensiva com flechas sônicas que permitem que você veja a localização dos adversários dentro de uma área de ação ou flechas que ricocheteiam pelas paredes e acertam múltiplos alvos. Temos  o robô Bastion que pode usar uma metralhadora enquanto anda pelo mapa atrás de inimigos, ou se transforma em uma Turret estacionaria com um campo de força que o protege de uma certa quantidade de ataques inimigos antes de receber dano direto. Além disso cada personagem ainda possui um ataque especial único,  como ao da medic Mercy que é capaz de ressuscitar e curar aliados dentro de um certo raio de ação.

overwatch beta (6)

Além de tudo isso ainda temos a verticalização dos cenários é possível subir em telhados e ficar a espreita de alvos com a Sniper Widowmaker, que usa seu grappling hook para alcançar lugares onde a maioria não seria capaz de chegar , ou Pharah que usa seu jetpack para voar e planar sobre os inimigos.

Overwatch é um jogo extremamente acessível , ainda assim não quer dizer que seja fácil, já que existem muitos personagens com habilidades únicas, mecânicas de movimentação totalmente diferentes entre si, o que torna a curva de aprendizado alta, mas recompensadora , e vale lembrar que é um jogo cooperativo o equilíbrio entre ataque e defesa e team-play é recompensado aqui.

Como o jogo baseia-se em uma equipe formada por 6 jogadores com funções especificas, realmente jogar sozinho em uma partida rápida não oferece muita qualidade no geral. A impressão que se tem ao jogar dessa forma, é que você está em mais num mata-mata qualquer.

overwatch (7)

Jogando com amigos, no entanto, a coisa muda de figura e a verdadeira experiência de se jogar Overwatch é revelada. Esqueça o seu espírito “lobo solitário” Overwatch é um jogo em equipe e você vai ter que trabalhar com seu time pra se dar bem.

Montando uma equipe equilibrada para determinados mapas, a qualidade da partida aumenta de forma absurda e sentimos isso na pele, jogando com grupo fechado de 6 amigos, desempenhando as funções certas e mantendo a comunicação constante.

Overwatch classifica seus personagens em 4 classes:
– Ofensivo
– Defensivo
– Tanque
– Suporte

Estas classes definem como será o seu papel e experiência nas partidas já que as habilidades de cada classe têm seu propósito. Os personagens da classe Ofensivo tem a simples função de dar dano e suas habilidades e habilidade supremas servem para dar o maior número de dano possível, em um único alvo ou em área (o famoso DPS/dano por segundo).

overwatch beta (12)

Já a classe Suporte, tem como função ajudar nas batalhas, utilizando-se de habilidades de cura e/ou proteção para manter o time vivo por mais tempo. O Tanque, assim como o Suporte, uma das classes que não pode faltar na equipe, serve para segurar a equipe inimiga, tomando a frente e levando o maior número de dano que puder e a classe Defensivo são os que se utilizam de ataques de longa distância, habilidades de efeito (congelar, atordoar) e construindo torretas para defesa.

Conexão

Não se pode falar em ótimas experiências em FPS sem antes analisar a conectividade no jogo. No nosso caso, não houve problemas em encontrar partidas, mesmo no “Day One”. A versão testada de Xbox One no entanto, apresentou problemas na criação de grupos de jogo, mas isso pode estar relacionado a alguma instabilidade da Xbox Live, uma vez que as partidas estavam funcionando normalmente.

overwatch beta (11)

Claro que a conexão não é instantânea, ainda mais jogando com equipe fechada, mas a Blizzard deu uma ótima alternativa aos jogadores que ao invés de ficar esperando na tela de matchmaking, podem configurar o jogo para que entre em um mapa onde é possível jogar um TF (Team Fight) contra outros jogadores aguardando uma partida. Não espere ganhar recompensas nesse modo, mas serve de aquecimento até encontrar vaga em uma partida.

Veredito

Nostalgia cooperativa em um FPS cheio de ação e diversão que nos lembra um Team Fortress melhorado mil vezes!

Colaborou com o texto Cléber Avelar