Análises

Análise – The Technomancer

7.5
RPG Cyberpunk
The Technomancer não é um jogo que vai disputar como melhores da geração, mas é uma boa pedida para os amantes do gênero Cyberpunk.

The Technomancer é um game do gênero Action-RPG com temática cyberpunk, desenvolvido pela Spiders e distribuído pela Focus Home Interactive.

O game se passa em uma sociedade futurística onde água determina quem tem poder político-econômico. Nesse lugar mutantes são a escória e vivem em favelas em Marte, e os Technomancers cuidam dos interesses da nobreza.

É ai que você entra no papel de Zach, o Technomancer que acabou de se formar. Você é uma espécie de evolução da raça humana que consegue controlar eletricidade e faz parte de um grupo de soldados treinados e que juram sua lealdade a uma ordem de guerreiros e mestres.

Logo no início Zach antes de se formar descobre que os Technomancers são fruto de mutações, assim como a escória, e se isso se tornar público eles perderão os privilégios e posições.

É nesse cenário caótico e dependente de lealdade que o game começa. O jovem Zach é emocional e cabe você tomar as decisões e as ações do personagem.

No game você pode alterar a aparência de Zach, montar sua build, tomando como prioridade Força, Agilidade, Constituição ou Poder, focando num dos quatro estilos de luta que o game proporciona.

The_Technomancer-04

O jogo não permite no entanto que você mude seu nome ou sua personalidade, pois Zach tem uma história pré-determinada.

De cara posso afirmar que se você curte o gênero, seja RPGs de ação como Dragon Age ou Mass Effect, ou games com a proposta cyberpunk, The Technomancer é um bom jogo. Não chega a ser magnífico e marcante como os dois exemplos, porém um jogo bem feito, bem trabalhado.

O sistema de batalha não é só justo como divertido e tirando poucas frustrações com a dificuldade (o que muitos vão curtir) eu me diverti noventa porcento das batalhas. A esquiva e alternar entre os estilos de luta é algo bem pensado e no geral não existem falhas que não sejam as suas próprias. O jogo não vai te trair se você entender a mecânica do mesmo.

The_Technomancer-09

A progressão de level e equipamentos é algo que é mais lenta do que o normal, o que torna um pouco mais gratificante a evolução. Você não vai pegar duzentas armaduras diferentes na primeira hora de game, e isso é algo positivo.

As escolhas tem relevâncias. Não é um game com duzentos finais, mas com certeza você terá que pensar no que fazer em alguns momentos. Por exemplo: se irá aceitar a provocação do companheiro, se irá matar o inimigo ou poupar sua vida, se vai aceitar o trabalho daquele chefe pilantra, etc. Carisma é algo que conta muito nessas horas e eu senti que as consequências vem a tona em algum momento (sem spoilers).

The_Technomancer-01

Uma ressalva para os gráficos e trilha sonoras. Estamos diante de um jogo bem feito, bonito com bom trabalho na parte artística e os locais são característicos lembrando clássicos como Blade Runner, assim como a trilha sonora, que talvez seja tão marcante quanto os gráficos.

The Technomancer não é um jogo que vai disputar como melhores da geração, mas com certeza é uma boa pedida para os amantes do gênero, aqueles que vivem caçando na biblioteca da Steam ou no shopping algo novo nesse estilo tão bacana que é pouco explorado nos videogames. Se você gosta de RPGs e do estilo cyber-punk, considere The Technomancer como sua próxima compra.

Pedro Kakaz
Últimos posts por Pedro Kakaz (exibir todos)

Comentários